Autor Tópico: Atentado no Paquistão mata ex-premiê Benazir Bhutto  (Lida 2738 vezes)

Skorpios

• Visitante
Atentado no Paquistão mata ex-premiê Benazir Bhutto
« Online: 27 de Dezembro de 2007, 13:57:11 »
Atentado no Paquistão mata ex-premiê Benazir Bhutto

A líder da oposição e ex-primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto foi assassinada nesta quinta-feira em um atentado durante um comício em Rawalpindi.

Um homem-bomba detonou seus explosivos quando Bhutto se afastava da multidão, concentrada em um parque. Testemunhas dizem ainda que ouviram três tiros antes da explosão.

Integrantes do partido da ex-primeira-ministra, o Partido do Povo do Paquistão (PPP), e médicos do hospital para onde Bhutto foi levada após o atentado confirmaram que ela morreu vítima dos ferimentos.

Outras 15 pessoas também foram mortas pela explosão. O ataque foi o segundo atentado contra a ex-primeira-ministra desde que ela voltou para o Paquistão após um auto-exílio.

Explosão durante comício deixou pelo menos outros 15 mortos

Em outubro, mais de 120 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas durante um desfile de Bhutto pelas ruas de Karachi, em um evento organizado para comemorar a volta da ex-primeira-ministra ao país.

Mais cedo nesta quinta-feira, homens armados abriram fogo em um outro comício, no subúrbio de Rawalpindi, realizado por partidários de outro líder da oposição, o ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif. Pelo menos quatro pessoas foram mortas pelos disparos.

Sharif, que não estava presente no ato público, culpou partidários do presidente Pervez Musharraf pelo incidente em seu comício.

Os dois ex-primeiros-ministros paquistaneses que estavam exilados - Benazir Bhutto e Sharif - retornaram ao Paquistão para concorrer às eleições parlamentares de 8 de janeiro.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Atentado no Paquistão mata ex-premiê Benazir Bhutto
« Resposta #1 Online: 27 de Dezembro de 2007, 16:20:44 »
PQP! por essa eu não esperava. a coisa está feia pro musharraf...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Dezembro de 2007, 17:04:31 »
É rapaz, a coisa tá feia mesmo.
Até quem nunca morreu está morrendo.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2007, 20:23:25 »
Triste notícia para a democracia. E como relacionar a religião a esse atentado?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2007, 20:35:39 »
Não sabemos se houve uma relação.  Mas o Paquistão costuma ser um tanto turbulento, inclusive por motivos religiosos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #5 Online: 27 de Dezembro de 2007, 20:44:53 »
A pergunta correta seria: Como não relacionar a religião ao atentado?

Esse caos que mistura religião violência é que prejudica a sua imagem. Difícil não ficar com esse sentimento, uma revolta contra essa fé cega e sem limites.  :sleepy:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 27 de Dezembro de 2007, 20:50:14 »
Da nossa ótica, sim.  Porém em muitos países, principalmente na Ásia, há um sentimento forte de que é necessário que Estado e Igreja estejam unidos para que não haja instabilidade.  Não entendo muito bem por que, mas sei que existe.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #7 Online: 28 de Dezembro de 2007, 01:37:55 »
Ouvi falar que ela fora expulsa por ter indícios de corrupção, isso é verdade mesmo, ou idiotices políticas?

E sim, é uma pena, a mulher parecia ser do bem. :(
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #8 Online: 28 de Dezembro de 2007, 09:39:41 »
Lamento por ela. Parecia uma boa pessoa e uma boa política, em que pese acusações de corrupção contra ela e o marido. E lamento mais ainda pela situação volátil daquela área, com armas nucleares e tudo mais.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Dezembro de 2007, 11:10:07 »
Para quem quiser aprofundar mais no assunto acho que este resumo é bem bom.  :ok:

Paquistão: Atentado em Rawalpindi
Benazir assassinada em comício

Um bombista suicida matou ontem a líder da oposição paquistanesa Benazir Bhutto, de 54 anos, à saída de um comício em Rawalpindi, lançando uma negra incerteza sobre o país e a região. O atentado mereceu reacções violentas dos apoiantes do Partido do Povo do Paquistão (PPP), põe em risco as eleições legislativas de 8 de Janeiro e deixa o Mundo em choque com mais um acto bárbaro de terrorismo. 

“Ponho a minha vida em risco e venho aqui por sentir que o país está em perigo”, afirmou Bhutto durante o que seria o seu último acto político.

“Foi martirizada”, comentou Rehman Malik, do PPP. “O homem disparou primeiro sobre o veículo de Bhutto e depois fez-se explodir”, revelou uma fonte policial, acrescentando que a bomba do suicida matou pelo menos 20 pessoas. No hospital geral de Rawalpindi, onde Bhutto ainda foi assistida, os seus apoiantes partiram vidros e gritaram acusações ao presidente Pervez Musharraf. Na província de Sindh, sobretudo na capital, Carachi, de onde era natural a líder assassinada, apoiantes seus queimaram pneus e vandalizaram edifícios. Em Peshawar, no outro extremo do país, a polícia usou gás lacrimogéneo para dispersar uma manifestação contra o presidente e em Jacobabad, cidade do primeiro-ministro interino, Mohammedmian Soomro, edifícios público foram incendiados. Pelo menos 14 pessoas foram mortas a tiro durante os tumultos.

Musharraf, que durante seis semanas, até 15 de Dezembro, impôs um polémico estado de emergência, pode voltar a essa medida para controlar a onda de contestação e preservar a segurança do arsenal nuclear do país. O adiamento das eleições é igualmente esperado. Ontem o presidente apelou à calma, para “fazer fracassar as intenções diabólicas dos terroristas” e convocou uma reunião de emergência para avaliar as medidas a adoptar. A Polícia e Exército foram entretanto colocados em estado de alerta.

Horas antes do atentado, pelo menos quatro pessoas foram mortas num comício do também ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif. Adversário político de Bhutto, Sharif prometeu manter viva a sua luta. O seu partido vai boicotar as eleições, anunciou, instando Musharraf a demitir-se.

Recorde-se que Bhutto escapou a um atentado em 19 de Outubro, em Carachi, horas após o regresso do exílio. Nessa altura, como agora, muitos apontaram o dedo a homens da espionagem, mas Musharraf disse que teria firmado um acordo de partilha de poder. Esse acordo, à luz do qual Bhutto e outros antigos responsáveis políticos (como Sharif) com processos pendentes em tribunal foram amnistiados, foi entretanto rompido pela líder do PPP.

Benazir Bhutto nasceu em Carachi (1953), estudou em Oxford e Harvard e seguiu os passos do pai, Zulficar Ali Bhutto, acedendo à liderança do governo. Após a deposição e execução do pai por ordem do general Zia ul-Haq (1979) passou cinco anos detida e partiu para o exílio (1984). No regresso tornou-se a primeira mulher eleita para a chefia do governo num país islâmico (1988). Dois anos depois foi deposta por corrupção. Reeleita em 1993, é deposta pelos mesmos motivos em 1996. Exila-se em 1999 após o golpe militar de Pervez Musharraf. Regressou em Outubro, para salvar o país dos radicais, afirmou. Um primeiro atentado falhou, mas ontem os seus inimigos silenciaram-na.

UMA DEMOCRACIA FRÁGIL

1979

A seguir à invasão do Afeganistão, os EUA colocam no Paquistão, país vizinho, mecanismos de apoio à resistência 'mujahedin' na luta contra os soviéticos, na qual se integrou Osama bin Laden.

1985

O Congresso dos EUA aprova a Emenda Pressler, permitindo sanções ao Paquistão para forçar a paragem do seu programa nuclear militar. A administração de Ronald Reagan não consegue impôr as sanções.

1987

O Paquistão contrói a bomba nuclear mas não faz testes.

1988

A morte do ditador militar general Zia ul-Haq num acidente aéreo permite a regresso ao poder civil após 11 anos. Benazir Bhutto torna-se a primeira líder de governo eleita num país islâmico.

1990

O presidente George Bush (sénior) aplica sanções económicas por causa do programa nuclear.

1998

O Paquistão realiza um teste nuclear depois de a Índia fazer testes semelhantes. O presidente Bill Clinton impõe novas sanções.

1999

O general Pervez Musharraf toma o poder num golpe militar em sangue

2001

Após o 11 de Setembro, George W. Bush ameaça arrasar o Paquisão se Musharraf não apoiar a invasão norte-americana do Afeganistão.

2003

Musharraf desloca tropas paquistanesas para áreas tribais a fim de combater os fundamentalistas.

2007

As reopas ao longo da fronteira afegã são aumentadas para 90 mil

JULHO

Tropas especiais invadem a Mesquita Vermelha, em Islamabad, para esmagar um grupo fundamentalista. Nos quatro meses seguintes 800 pessoas morrem em violência radical.

OUTUBRO

Bhutto regressa ao Paquistão após oito anos de exílio. Um dia depois, em Carachi, a sua caravana é atacada por suicidas e cerca de 150 pessoas morrem.

NOVEMBRO

A sombra da guerra civil ameaça o Paquistão. Musharraf declara o estado de emergência.

DEZEMBRO

Um suicida ataca Bhuto a tiro em Rawalpindi, fazendo-se explodir de seguida e matando pelo menos 20 pessoas.

SOLTAS

REGRESSO DO MARIDO

O marido de Benazir Bhutto, Azif Zardari, chegou na noite de ontem a Islamabad para acompanhar o funeral da ex-primeira-ministra. Benazir será sepultada em Larkana, sul do país.

SEM MEDO

A antiga 1.ª ministra paquistanesa tinha afirmado há dois meses – numa crónica no diário francês ‘Le Figaro’ intitulada ‘Os assassinos não ganharão’ – que “já não tinha idade para se deixar intimidar por suicidas”, referindo-se ao atentado contra a sua vida no dia em que regressou ao Paquistão.

LUTO NACIONAL

O presidente paquistanês, Pervez Musharraf, decretou três dias de luto nacional pela morte de Benazir Bhutto. O chefe de Estado expressou ainda determinação e “pediu a cooperação de toda a nação para eliminar os terroristas e extirpar as suas raízes”.

PRINCIPAIS ATENTADOS NA REGIÃO

A morte de Benazir Bhutto veio confirmar a tradição de atentados contra políticos em países do sub-continente indiano. Nos últimos 25 anos foram assassinados figuras como Indira Gandhi, a primeira-ministra indiana morta em 1984 pelos guarda-costas, o seu filho, o ex--primeiro-ministro Rajiv Gandhi, morto em 1991 por guerrilheiros tamil; Ranasinghe Premadasa, presidente do Sri Lanka, assassinado, em 1993 também pelo tamil; Lionel Dissanayake, líder da oposição do Sri Lanka e candidato presidencial que foi morto pelos tamil em 1994; ou ainda Chandrika Kumaratunga, a presidente do Sri Lanka foi gravemente ferida pelos tamil em 1999.

SAIBA MAIS

- 1947 é o ano da formação do Paquistão, país de maioria muçulmana, a partir da divisão do império britânico na Índia, de esmagadora maioria hindu.

- 6 é o lugar ocupado pelo Paquistão na lista dos países mais populosos do Mundo. Com quase 162 milhões de habitantes, é apenas superado pela China, Índia, EUA, Indonésia e Brasil.

FIMD E UMA DINASTIA

O assassínio de Benazir Bhutto consuma o fim de uma dinastia política marcada pela tragédia. O pai, Zulficar Ali Bhutto, foi executado em 1979 e os irmãos, Shahnawaz e Murtaza, foram assassinados, em 1985 e 1996.

NUCLEAR

O Paquistão é uma potência nuclear desde 1987. A rivalidade com a vizinha Índia, igualmente dotada de arsenal nuclear, fez temer o pior nos anos 90, quando os países exibiram as suas capacidades de forma ameaçadora em testes de bombas e mísseis.

REACÇÕES

GEORGE W. BUSH, PRESIDENTE DOS EUA

"O assassinato de Bhutto foi um acto cobarde. Os terroristas não matarão a democracia no Paquistão"

DURÃO BARROSO, PRESIDENTE DA CE

"Tratou-se de um ataque contra a democracia. Tratou-se de um ataque contra o Paquistão"

MANMOHAN SING, 1.º MINISTRO INDIANO

"A sua morte recorda-nos que a região enfrenta actos cobardes de terrorismo que temos de derrotar"

VLADIMIR PUTIN, PRESIDENTE RUSSO

"Mais um bárbaro acto de terrorismo que desafia toda a comunidade internacional "

BAN KI-MOON, SEC-GERAL DA ONU

"Tratou-se de um crime hediondo e um assalto à estabilidade do Paquistão" 
                                                                                                                                       F.J. Gonçalves vom agências
fonte: http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=271465&idselect=91&idCanal=91&p=200

Será mesmo que ela era um fantoche nas mãos dos EUA?? Ou precisava deles para reconstruir o Paquistão na democracia??  :?

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Dezembro de 2007, 11:11:40 »
Lamento por ela. Parecia uma boa pessoa e uma boa política, em que pese acusações de corrupção contra ela e o marido. E lamento mais ainda pela situação volátil daquela área, com armas nucleares e tudo mais.

boa pessoa nada. além das acusações de corrupção, desde que ela voltou do exílio estava cheia de acordinhos pra dividir o poder com o musharraf. se político brasileiro não presta, paquistanês então nem se fala.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Dezembro de 2007, 12:08:45 »
Putz, é só "armação"...  :lol:
Odeio política...  :?

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #12 Online: 28 de Dezembro de 2007, 12:50:12 »

boa pessoa nada. além das acusações de corrupção, desde que ela voltou do exílio estava cheia de acordinhos pra dividir o poder com o musharraf. se político brasileiro não presta, paquistanês então nem se fala.

Não sendo paquistanês e não tendo acompanhado a situação de perto, não tenho como opinar sobre a factualidade das acusações de corrupção. O que eu sei é que é prática comum naquele país abrir a sucessão à bala e à bomba. E não posso deixar de lamentar por isso.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Dezembro de 2007, 12:56:28 »
A questão não é se ela era boa gente ou não, poxa. É uma pessoa que foi assassinada por radicais com motivos políticos. Horrível, horrível.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 28 de Dezembro de 2007, 13:29:04 »
A questão não é se ela era boa gente ou não, poxa. É uma pessoa que foi assassinada por radicais com motivos políticos. Horrível, horrível.

sim, de acordo. por lamentável que seja o episódio, ela também não deve ser martirizada. não por nós, pelo menos.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #15 Online: 28 de Dezembro de 2007, 13:49:32 »
Pois é, não sei se ela era "santinha" na política; muito provavelmente, não. Mas, sem querer relativizar a questão, acredito mesmo que ela era a pessoa mais indicada para governar seu país.

E eu aposto que foi o Musharraf...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Dezembro de 2007, 14:01:28 »

Acho que não. Não sei até que ponto ele seria tão maluco e, de certa forma, iria contra uma ou outra demonstração recente de relativa receptividade com a Benazir. Eu acho mais provável que a culpa seja de um ou outro radical de fora do governo, mas nunca se sabe...

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #17 Online: 28 de Dezembro de 2007, 19:54:56 »
Mas qual é mesmo a pendenga? Os radicais paquistaneses querem formar um estado teocrático ao estilo iraniano?
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #18 Online: 28 de Dezembro de 2007, 21:02:26 »

sim, de acordo. por lamentável que seja o episódio, ela também não deve ser martirizada. não por nós, pelo menos.
Esse é o ponto, e quem mais sai ferido no episódio é a democracia.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #19 Online: 29 de Dezembro de 2007, 16:16:30 »
Acho que não. Não sei até que ponto ele seria tão maluco e, de certa forma, iria contra uma ou outra demonstração recente de relativa receptividade com a Benazir. Eu acho mais provável que a culpa seja de um ou outro radical de fora do governo, mas nunca se sabe...

Bom, eu não sei, depende muito do que o Musharraf quer, se quer ficar bem com os EUA com certeza que ele não faria isso, já que as eleições só iriam acontecer por pressão americana. Mas se o objetivo dele fosse declarar um novo estado de emergência e virar ditador de novo, essa é a desculpa perfeita.

Mas pessoalmente eu não sei se foram radicais mesmo, pode ter sido pessoas de alguns setores do exército, talvez sem seguir ordens diretas do presidente, já que muita gente estaria descontente com o fim do regime Musharraf. Eu estava pensando em algo parecido com o atentado do Riocentro mesmo.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 29 de Dezembro de 2007, 18:06:28 »
Tá, mas foi um ataque suicida. Isso é típico de gente radical, que coloca uma idéia na frente da sua própria vida. O rapaz que morreu no Riocentro não planejava isso, não sei até que ponto um simples descontente com o fim do regime Musharraf teria capacidade de se matar numa atitute que, pensando racionalmente, só piora as coisas para ele.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 29 de Dezembro de 2007, 18:47:07 »
Tá, mas foi um ataque suicida. Isso é típico de gente radical, que coloca uma idéia na frente da sua própria vida. O rapaz que morreu no Riocentro não planejava isso, não sei até que ponto um simples descontente com o fim do regime Musharraf teria capacidade de se matar numa atitute que, pensando racionalmente, só piora as coisas para ele.

radical aqui é uma coisa, no paquistão é outra. no segundo grau, os paquistaneses têm como matéria optativa "Atentado Suicida I" e aprendem a fazer C4 nas aulas de química. instrumentos de cidadania, justificam os pedagogos.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #22 Online: 29 de Dezembro de 2007, 19:01:32 »

Ah, mas não é difícil um cara se matar por um político, nacionalismo e ideologia política não é algo muito diferente de radicalismo religioso não. E sem considerar que esses grupos do governo poderiam muito bem  se aliar à grupos radicais islâmicos, pelo menos para recrutar o assassino.

Quanto à favorecer o Musharraf, bom, falei sobre isso no meu post anterior, se ele acreditar que os EUA não vão fazer nada contra ele (o que para isso basta ele continuar dando suporte às tropas no afeganistão), ele pode muito bem redeclarar estado de emergência e ficar mais um tempo de ditador, ele já fez isso por muito menos. Não acho que haverão grandes sanções econômicas ou algo do tipo, o Paquistão é crucial geopoliticamente na guerra do terror.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #23 Online: 29 de Dezembro de 2007, 20:53:29 »
radical aqui é uma coisa, no paquistão é outra. no segundo grau, os paquistaneses têm como matéria optativa "Atentado Suicida I" e aprendem a fazer C4 nas aulas de química. instrumentos de cidadania, justificam os pedagogos.

Fontes?
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 29 de Dezembro de 2007, 21:14:25 »
E um balaio de gato desses, como o Paquistão, pode ter bombas atômicas, com as bençãos dos EUA e aliados.

Já o Irã e a Coréia do Norte, não.

Muito engraçado.
Quero ver na hora que o poder por lá cair nas mãos de um louco desses que odeia os yankees.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!