Autor Tópico: Viagem a velocidade da Luz! Será possível um dia?  (Lida 1561 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Viagem a velocidade da Luz! Será possível um dia?
« Online: 27 de Dezembro de 2007, 18:50:02 »
Olá pessoal,

Eu tenho um coletanea das revistas Super Interessantes e como é de se esperar lá se trata de tudo um pouco. Um dos assuntos que me chamou a atenção foi o que aconteceria numa hipotética viagem em uma nave espacial a velocidade próxima da luz. Tinha o trivial diltação do tempo, contração espacial da nave, mudança de cor das estrelas, aumento da massa da nave, etc. Mas aí eu pensei numa coisa que a revista não disse, eu acredito que ao nos aproximarmos da velocidade da luz o efeito doppler sobre a radiação cósmica de fundo faria com que nossa viagem se tornasse impossível, pois essa radiação quando estamos em repouso é duma frequência super baixa, mas imagine a medida que vamos nos aproximando da velocidade da luz. O efeito doppler(Suponho eu) irá fazer com que esses comprimentos fiquem bem menores atingindo a faixa talvez da radiação gama. "Fritando" na prática a nave espacial, a não ser que ela tenha algum tipo de escudo ou barreira como um escudo de plasma ou coisa parecida para absorver as radiações. Se eu estiver errado em minhas conclusões me desculpem. Mas os colegas acham possível que conseguiremos atingir velocidades próximas a da luz?

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
Re: Viagem a velocidade da Luz! Será possível um dia?
« Resposta #1 Online: 27 de Dezembro de 2007, 21:32:21 »
Não.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #2 Online: 28 de Dezembro de 2007, 01:31:08 »
Não.

Que simples. :D

Eu não me arriscaria a dizer que sim, nem que não. O filme "Contato" do saudoso Carl Sagan falava um pouco sobre isso.

Enfim, acho que de imediato, ficaremos no campo das especulações.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #3 Online: 28 de Dezembro de 2007, 01:47:30 »
Não.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Delerue

• Nível 01
  • *
  • O homem sem religião é como o peixe sem bicicleta
« Resposta #4 Online: 28 de Dezembro de 2007, 04:57:17 »
Arquimedes, no livro Cosmos do Sagan, há um trecho que fala sobre algumas naves teóricas que poderiam viajar a velocidades astronômicas (literalmente!), e uma das idéias era criar um 'bocão' para absorver hidrogênio e usar como combustível em fusão nuclear. Vou ver se arrumo esse trecho novamente pra colar aqui. Então, o que parece é que a quantidade de matéria no Universo é tão pouca que não faria a nave fritar. Com relação às radiações, não sei te dizer, mas não lembro de ter lido nada a respeito.

Mas a questão de viajar na velocidade da luz é problemática porque, ao menos segundo Einstein, exigiria uma energia infinita para mover objetos com massa. É por isso que quem chega na velocidade da luz, os fótons, não possui massa.

A propósito, existe uma animação em formato de desenho/documentário MUITO interessante que explica bem a Teoria da Relatividade. Segue o link: http://www.onestick.com/relativity/ara.swf
O maior equívoco de uma idéia que pretende ser respeitada é encaixar a coerência no argumento, e não o argumento na coerência.
-------------------------------
Procurando por textos inéditos sobre ceticismo, ciência e filosofia? Acesse http://www.ceticismo.org/

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #5 Online: 28 de Dezembro de 2007, 07:37:13 »
* Alenônimo cai de pára-quedas no tópico:
Que fácil. Perguntem pra Luz se podem pegar uma carona com ela e pronto.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2007, 08:08:14 »
Olá pessoal,

Eu tenho um coletanea das revistas Super Interessantes e como é de se esperar lá se trata de tudo um pouco. Um dos assuntos que me chamou a atenção foi o que aconteceria numa hipotética viagem em uma nave espacial a velocidade próxima da luz. (...)Mas os colegas acham possível que conseguiremos atingir velocidades próximas a da luz?

1- Superinteressante é a revista 'Caras' das ciências :)
2- Uma partícula talvez, mas você não. Pelo menos não será 'você' que chegará do outro lado. Agora, velocidades 'próximas' à da luz, provavelmente sim, num futuro distante.

Obs: 'velocidades próximas à da luz', próximas comparando com velocidades corriqueiras. 50 Mil metros por segundo já não tá bom ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #7 Online: 28 de Dezembro de 2007, 09:24:31 »
Mas os colegas acham possível que conseguiremos atingir velocidades próximas a da luz?

Próximas? Sim, acho que é perfeitamente possível. Só não sei se é prático.

Quanto a usar buracos de vermes ou outros expedientes para cobrir vastas distâncias... bem, eu gostaria que sim, mas me confesso meio cético em relação a isso. Se conseguirmos obter uma quantização da gravidade teremos condições melhores de responder à essa pergunta. Até lá, só especulando.

Luz

• Visitante
« Resposta #8 Online: 28 de Dezembro de 2007, 09:57:58 »
* Alenônimo cai de pára-quedas no tópico:
Que fácil. Perguntem pra Luz se podem pegar uma carona com ela e pronto.

Impossível! Pegando carona comigo, você diminuirá enquanto seu peso aumenta e seu envelhecimento desacelera. Vai se transformar em energia.  :P

(eu acho)  :hihi:

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Dezembro de 2007, 12:27:12 »
Mas a questão de viajar na velocidade da luz é problemática porque, ao menos segundo Einstein, exigiria uma energia infinita para mover objetos com massa. É por isso que quem chega na velocidade da luz, os fótons, não possui massa.

Fóton tem massa sim, não de repouso, mas tem massa! A definição de massa na física é que confunde.
E=MC^2 cria um paradoxo bem chato, pesquise e saberá o que eu estou dizendo! :ok:

Um problemão seria a potencialização da energia cinética que se somaria à massa da nave e com isso a inércia seria maior também exigindo mais potência para aceleração, logo mais combustivel, até tudo ficar infinitamente massivo demais e gerando gravidade em doses cavalares atraindo tudo ao redor e terminando num corpo super denso e enrgético nada parecido com o original....assim eu entendi, portanto não estou afirmando! Estou aguardando correções :wink:

beijos

Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #10 Online: 28 de Dezembro de 2007, 12:58:54 »
É mais ou menos isso, Lara.

Corpos com massa de repouso diferente de zero não podem jamais atingir a velocidade da luz. Quanto mais se aproximam desse limite, mais a massa deles aumenta e mais difícil é aumentar sua energia cinética.

Corpos com massa de repouso igual a zero não têm escolha senão se mover à velocidade da luz. Não podem ter outra velocidade que não essa.

... eu acho que você vai adorar estudar Física na faculdade. Só por favor, não deixe esse entusiasmo todo ser afogado pela realidade acadêmica, que é bem dura. Se precisar de ajuda (ou ombro, ou ouvidos), estamos aí :ok:

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Dezembro de 2007, 12:31:34 »
Só três coisas.

Fóton não tem massa. Ele possui energia e momento, mas sua massa é nula.

Atualmente o conceito de massa em relatividade restrita é de um escalar, ou seja, de um invariante relativístico. Conceitos de "massa de repouso" e "massa relativística" não são mais usados (entre outras coisas, porque leva a inconsistências), a não ser em livros de divulgação científica e alguns introdutórios sobre relatividade. O que varia é a energia e o momento do corpo, mas a massa é sempre a mesma.

Um corpo se movendo a alta velocidade em relação a outro referencial não vai "gerar gravidade". A atração gravitacional que ele exerce é a mesma.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 29 de Dezembro de 2007, 13:15:18 »
Mas os colegas acham possível que conseguiremos atingir velocidades próximas a da luz?

Próximas? Sim, acho que é perfeitamente possível. Só não sei se é prático.

Quanto a usar buracos de vermes ou outros expedientes para cobrir vastas distâncias... bem, eu gostaria que sim, mas me confesso meio cético em relação a isso. Se conseguirmos obter uma quantização da gravidade teremos condições melhores de responder à essa pergunta. Até lá, só especulando.
No campo das especulações, existe a possibilidade, dentro da Relatividade Geral, de usar a métrica de Alcubierre para criar "dobras espaciais" e viajar acima da velocidade da luz. Ao mesmo tempo, a nave não seria afetada pelos efeitos da dilatação temporal.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #13 Online: 02 de Janeiro de 2008, 11:13:35 »
Só três coisas.

Só uma resposta=>E=M.C2.... :wink:

Atualmente o conceito de massa em relatividade restrita é de um escalar, ou seja, de um invariante relativístico. Conceitos de "massa de repouso" e "massa relativística" não são mais usados (entre outras coisas, porque leva a inconsistências), a não ser em livros de divulgação científica e alguns introdutórios sobre relatividade. O que varia é a energia e o momento do corpo, mas a massa é sempre a mesma.

É um direito seu aceitar esta conclusão, eu mesma já li o mesmo, mas não é a palavra final, portanto é direito meu concluir diferente, afinal a luz sofre efeito da gravidade, ou não? :hein:

Um corpo se movendo a alta velocidade em relação a outro referencial não vai "gerar gravidade". A atração gravitacional que ele exerce é a mesma.

Até que se chegue a outra conclusão a massa tem ligação direta com a gravidade, logo um corpo super massivo.... :ok:

beijos

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 02 de Janeiro de 2008, 11:21:38 »
Só três coisas.

Acho que estás a equivocar-se confundindo uma definição de estado de comportamento. Só por causa dessa fórmula não quer dizer que eu possa te chamar de energia (se bem que essa foto... ops, esaqueça...).

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 02 de Janeiro de 2008, 12:08:41 »
Só três coisas.

Não, você está errada. Essa expressão diz respeito apenas ao corpo em repouso. A expressão completa é:

E^2=m^2.c^4 + p^2.c^2

Para a luz, como m=0, então a expressão para a energia é E=p.c, e não E=m.c^2

Ou seja, a luz carrega momento e energia, mas não massa.

É um direito seu aceitar esta conclusão, eu mesma já li o mesmo, mas não é a palavra final, portanto é direito meu concluir diferente, afinal a luz sofre efeito da gravidade, ou não? :hein:
Não é "minha conclusão", mas a interpretação mais aceita da relatividade que exclui a noção de massa variável com velocidade por apresentar problemas. Aliás, o próprio Einstein discordava veementemente dessa noção de massa variável.

E a luz sofre efeito da gravidade porque na Relatividade Geral a gravidade atua sobre a energia, e não somente sobre massa.

Até que se chegue a outra conclusão a massa tem ligação direta com a gravidade, logo um corpo super massivo.... :ok:
Não existe outra conclusão. O campo gravitacional gerado por ela é sempre o mesmo  e só depende de sua "massa de repouso".

Além disso, como falei, um corpo não se torna mais "massivo" quando aumenta a velocidade. Apenas sua energia e seu momento aumentam.

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Janeiro de 2008, 12:09:15 »
Citação de: Fernado
Acho que estás a equivocar-se confundindo uma definição de estado de comportamento. Só por causa dessa fórmula não quer dizer que eu possa te chamar de energia (se bem que essa foto... ops, esaqueça...).

Não duvido, vou aguardar os físicos de plantão para um melhor esclarecimento......vou trocar minha foto, coisa mais sem "energia" impossível..rsrs :hihi:

beijos

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #17 Online: 02 de Janeiro de 2008, 12:34:51 »
Citação de: Lara

Citação de: Angelo Melo
Não, você está errada. Essa expressão diz respeito apenas ao corpo em repouso. A expressão completa é:

E^2=m^2.c^4 + p^2.c^2

Nunca afirmei estar certa e mesmo a luz não tendo massa de repouso ela se comporta também como particula e com isso alguma massa(pesquise sobre neutrinos), este assunto é muito tecnico e está superando em muuito meu conhecimento.

Não é "minha conclusão", mas a interpretação mais aceita da relatividade que exclui a noção de massa variável com velocidade por apresentar problemas. Aliás, o próprio Einstein discordava veementemente dessa noção de massa variável.

Eu não falei que é a sua conclusão, mas seu direito em aceitar a conclusão mais aceita!...Eintein discordava daquilo que julgava atrapalhar o funcionamento de um universo perfeito, opinião dele, o que mais falar?...lembre-se que ele nunca aceitou o principio da incerteza que hoje é muito bem vindo na física quântica!

E a luz sofre efeito da gravidade porque na Relatividade Geral a gravidade atua sobre a energia, e não somente sobre massa.

A gravidade é um assunto complicado ou você saberia dizer se ela é força ou distorção do espaço tempo?

Não existe outra conclusão. O campo gravitacional gerado por ela é sempre o mesmo  e só depende de sua "massa de repouso".
Além disso, como falei, um corpo não se torna mais "massivo" quando aumenta a velocidade. Apenas sua energia e seu momento aumentam.

Baseado no quê esta sua afirmação?....Se não há a soma da energia com a massa por que meu corpo sofre com as acelerações que meu pai faz com o carro dele?

beijos

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #18 Online: 02 de Janeiro de 2008, 12:54:32 »
Vamos deixar uma coisa bem clara: a massa do fóton é ZERO. Também não é correto falar de "massa de repouso", embora muita
gente (inclusive físicos) usem esse conceito. A relação de Einstein é uma relação de equivalência, não de identidade
(ex.: um carro tem uma relação de identidade com uma certa quantidade de aço e plástico, e uma relação de equivalência com
uma certa quantia de dinheiro).

Esse é um equívoco comum. Mesmo entre físicos. A fórmula correta deveria ser E_0 = M C^2, ou \Delta E = \Delta M C^2.
O índice zero na primeira fórmula deixa claro que se trata de uma energia de repouso. Os deltas da segunda
se referem a uma diferença de energia que é equivalente a uma diferença de massa, como no caso de decaimentos de núcleos atômicos.

E^2=m^2.c^4 + p^2.c^2

Nunca afirmei estar certa e mesmo a luz não tendo massa de repouso ela se comporta também como particula e com isso alguma massa(pesquise sobre neutrinos), este assunto é muito tecnico e está superando em muuito meu conhecimento.

O fato de uma entidade física se comportar como partícula não tem nada a ver com ela ter massa ou não. Até recentemente
os neutrinos eram tratados como partículas sem massa.

Eu não falei que é a sua conclusão, mas seu direito em aceitar a conclusão mais aceita!...Eintein discordava daquilo que julgava atrapalhar o funcionamento de um universo perfeito, opinião dele, o que mais falar?...lembre-se que ele nunca aceitou o principio da incerteza que hoje é muito bem vindo na física quântica!

Associar uma massa ao fóton cria confusões, Lara. Por exemplo, no âmbito da Relatividade Geral, isso implicaria uma massa que
depende da direção do movimento do fóton!

A gravidade é um assunto complicado ou você saberia dizer se ela é força ou distorção do espaço tempo?

Ela surge devido a uma curvatura do espaço-tempo. Isso de acordo com a Teoria da Relatividade, que já foi testada
intensivamente por mais de 90 anos e que concorda com os experimentos com altíssima precisão.

Baseado no quê esta sua afirmação?....Se não há a soma da energia com a massa por que meu corpo sofre com as acelerações que meu pai faz com o carro dele?

beijos

Você parece confundir energia como momentum. Se você estiver parada na calçada e passar um carro em alta velocidade na rua,
no referencial do motorista você vai ter uma certa energia cinética, enquanto no seu ela será zero.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 02 de Janeiro de 2008, 12:57:52 »
Ah, faltou esclarecer uma coisa: quando dizemos que a massa é uma constante, estamos nos referindo à massa das partículas elementares. A massa de um próton, por exemplo contém uma contribuição importante da energia de ligação dos quarks. É por isso
também que a massa dos núcleos não é simplesmente a soma das massas dos prótons e nêutrons que o compõe.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #20 Online: 02 de Janeiro de 2008, 13:26:59 »
Eu entendo Dr. Manhattan, sou uma principiante na física e com muito desejo de aprender.
Meu pai é o responsavel por isto, afinal não são poucas as horas em que passamos com conversas sobre o universo e suas leis. Triste é que sua especialidade sejam empresas, porque concluo que ele seria uma revolução na ciência!
O que mais sou grata a meu papai foi ele ter nos ensinado(eu e a meus irmãos) a não termos medo de errar e entendermos aquilo que aprendemos, não nos fixando a idéias préconcebidas mas sempre buscando novas informações para uma conclusão mais apurada.
Fazer confusão no mundo da física não é priviléfio somente meu(ufa!), mas como falei acima, procuro entender o que aprendo então fico fazendo exercicios de vizualização e "olhando" o que acontece no mundo tão pequenino como são os das particulas elementares. Isto não sai muito perfeito nos 100% das vezes, mas começa a melhorar com o tempo, assim espero!...rsrs
Interessante você citar que a gravidade é uma distorção e não uma força, o fato de ter sido verificado velocidade finita em seu efeito me confunde muito a cabeça, afinal como poderá discorrer de tempo num efeito de distorção? A causa seria a cinética?
Eu conclui(errado, pra variar!) que a descoberta de massa nas particlulas denominadas neutrinos éra o que faltava pra perceber que à massa em tudo, afinal, se não estou enganada estas viajam a velocidade da luz, ou não?

Bom, acho que já estou chata demais....

beijos

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 02 de Janeiro de 2008, 13:29:20 »

Só que nesse caso, a opinião dele é a mais correta segundo a interpretação moderna.

O conceito de massa variável com a velocidade é um conceito anterior a relatividade, pertencente a teorias que sustentavam que o corpo sofre mudanças estruturais quando sua velocidade cresce. Tais teorias foram completamente abandonadas com o advento da relatividade, com exceção desse conceito singular de massa. Portanto, ele não é um conceito natural da relatividade e leva a problemas, como o surgimento de uma massa transversal e outra longitudinal.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 02 de Janeiro de 2008, 13:41:41 »

E^2=m^2.c^4 + p^2.c^2

O fato de uma entidade física se comportar como partícula não tem nada a ver com ela ter massa ou não. Até recentemente
os neutrinos eram tratados como partículas sem massa.
Como já dito pelo Dr. Manhattan, uma coisa não tem nada a ver com outra. Neutrinos são partículas que poderiam ter massa nula ou muito pequena. As evidências experimentais mais recentes confirmaram o último. E isso se refere a massa da partícula em seu próprio referencial, não a algum efeito relativístico.

Ela surge devido a uma curvatura do espaço-tempo. Isso de acordo com a Teoria da Relatividade, que já foi testada
intensivamente por mais de 90 anos e que concorda com os experimentos com altíssima precisão.
Sem contar o fato de que se você atribuir uma massa ao fóton e calcular o seu desvio devido a uma força gravitacional, segundo a lei de Newton, você chega a um resultado que é metade do previsto pela relatividade e do que é obtido pelos experimentos.

beijos

Você parece confundir energia como momentum. Se você estiver parada na calçada e passar um carro em alta velocidade na rua,
no referencial do motorista você vai ter uma certa energia cinética, enquanto no seu ela será zero.
Você está confundindo as coisas, Lara. Seu corpo sofre com as acelerações devido a sua inércia, a tendência em manter a velocidade contante enquanto o carro do seu pai muda de velocidade. Isso não tem nada a ver com uma suposta "soma de energia com massa".

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #23 Online: 02 de Janeiro de 2008, 13:42:35 »
O conceito de massa variável com a velocidade é um conceito anterior a relatividade

Se nenhuma força for aplicada a um objeto ele tende a permanecer no mesmo estado, com uma aplicação de força como a gravidade, por exemplo, ele potencializa. O sol tem muita força gravitacional potencializada na massa da sua periferia e mesmo que dure bilhões de anos a sua reação de fusão a potencia não se perderá e entrará em ação tão logo as forças de repulsão do nucleo sejam menores.
Temos massa potencializada e com isso energia para uma transformação naquilo que chamamos de sol!
Acho que meu erro então está neste raciocinio.....Eu conclui que a potencialização da cinética se soma a massa aumentando a inércia e....o resto vocês já conhecem!

beijos

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 02 de Janeiro de 2008, 13:43:25 »
Eu entendo Dr. Manhattan, sou uma principiante na física e com muito desejo de aprender.
Meu pai é o responsavel por isto, afinal não são poucas as horas em que passamos com conversas sobre o universo e suas leis. Triste é que sua especialidade sejam empresas, porque concluo que ele seria uma revolução na ciência!
O que mais sou grata a meu papai foi ele ter nos ensinado(eu e a meus irmãos) a não termos medo de errar e entendermos aquilo que aprendemos, não nos fixando a idéias préconcebidas mas sempre buscando novas informações para uma conclusão mais apurada.
Fazer confusão no mundo da física não é priviléfio somente meu(ufa!), mas como falei acima, procuro entender o que aprendo então fico fazendo exercicios de vizualização e "olhando" o que acontece no mundo tão pequenino como são os das particulas elementares. Isto não sai muito perfeito nos 100% das vezes, mas começa a melhorar com o tempo, assim espero!...rsrs
Interessante você citar que a gravidade é uma distorção e não uma força, o fato de ter sido verificado velocidade finita em seu efeito me confunde muito a cabeça, afinal como poderá discorrer de tempo num efeito de distorção? A causa seria a cinética?
Eu conclui(errado, pra variar!) que a descoberta de massa nas particlulas denominadas neutrinos éra o que faltava pra perceber que à massa em tudo, afinal, se não estou enganada estas viajam a velocidade da luz, ou não?

Bom, acho que já estou chata demais....

beijos

Não se preocupe. Pessoalmente, valorizo mais as pessoas que não se satisfazem com qualquer resposta. E pra ser honesto,
a Relatividade Geral ainda causa confusões na minha cabeça!

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!