Autor Tópico: Objetivismo  (Lida 1798 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Objetivismo
« Online: 28 de Dezembro de 2007, 01:10:53 »
Encontrei uma curiosa (mas instrutiva) referência a essa controversa filosofia de Ayn Rand aqui:

http://goodcomics.comicbookresources.com/2007/06/28/365-reasons-to-love-comics-179/

Quase não ouço falar de Ayn Rand ou de Objetivismo aqui no Brasil.  Por que será?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Re: Objetivismo
« Resposta #1 Online: 28 de Dezembro de 2007, 13:55:32 »
O Rodrigo Constantino escreveu um livro sobre a obra dela.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 28 de Dezembro de 2007, 14:15:12 »
olha, se a ayn rand é relativamente marginalizada nos eua, que se dirá daqui.
aliás, um periódico randiano é a revista reason (http://www.reason.com/). mesmo não se sendo libertário dá pra achar bastante coisa interessante nessa reason.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #3 Online: 28 de Dezembro de 2007, 21:50:08 »
Já li muita coisa, sendo inclusive em português, sobre Ayn Rand. Bem interessante.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #4 Online: 29 de Dezembro de 2007, 16:31:32 »
Queria ler "Quem é John Galt?".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 29 de Dezembro de 2007, 16:36:10 »
Essa é uma frase importante da obra mais conhecida de Ayn Rand ("Atlas Shrugged").  Há um livro com esse nome?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Dezembro de 2007, 16:36:52 »
dela tem um conto disponível online, 'anthem', trata de uma distopia coletivista. a única coisa do tipo que já vi.
http://www.gutenberg.org/etext/1249

há sim, dantas, o mais famoso dela. o título em português é o que o rhyan citou, 'quem é john galt', que, dizem, pode ganhar uma versão cinematográfica.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 29 de Dezembro de 2007, 16:56:38 »
Ah, agora entendi.  É o nome da tradução para o português, ISBN 852080248-6

Aparentemente essa edição de 1999 está esgotada.  É relativamente fácil conseguir alguma das edições em inglês.  Uma delas está bem em conta na Cultura, embora pelo visto seja um resumo, o que não recomendo - não se pode fazer justiça a um livro de 1200 páginas em 84 a não ser que seja um livro muito fraco.

Os reviews da Amazon sugerem que The Fountainhead (que é mais fácil de conseguir em português) pode ser um substituto razoável na falta de Atlas Shrugged.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Dezembro de 2007, 18:48:53 »
olha, eu não duvido que dê pra achar atlas shrugged no emule. tenho quase certeza que dá, aliás.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #9 Online: 29 de Dezembro de 2007, 19:23:49 »
Ah, agora entendi.  É o nome da tradução para o português, ISBN 852080248-6

Aparentemente essa edição de 1999 está esgotada.  É relativamente fácil conseguir alguma das edições em inglês.  Uma delas está bem em conta na Cultura, embora pelo visto seja um resumo, o que não recomendo - não se pode fazer justiça a um livro de 1200 páginas em 84 a não ser que seja um livro muito fraco.

Os reviews da Amazon sugerem que The Fountainhead (que é mais fácil de conseguir em português) pode ser um substituto razoável na falta de Atlas Shrugged.

A cerca de um ano alguns livros foram doados (creio que pela Petrobrás) para todas as bibliotecas públicas do país.

Essa foi uma das obras doadas.

Provavelmente será fácil encontrá-la em bibliotecas públicas.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Dezembro de 2007, 19:45:15 »

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #11 Online: 29 de Dezembro de 2007, 19:48:13 »
 :hihi: Eu li esse livro e sou cliente fiel da biblioteca pública.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 29 de Dezembro de 2007, 19:48:54 »
o que achou?

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #13 Online: 29 de Dezembro de 2007, 19:52:59 »
 :) De longe um dos melhores que li.

:) São muito interessantes os pensamentos e escolhas do personagem, a maneira que ele encara a vida e a realidade principalmente chamam bastante a atenção.

:) Eu ao menos recomendo muito.

PS: no grupo de livros doado também tem os dois volumes do livro "Quem Matou John Galt", da mesma autora.  :) 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!