Autor Tópico: Pilhas recarregáveis  (Lida 1039 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Pilhas recarregáveis
« Online: 29 de Dezembro de 2007, 13:22:44 »
Por que devemos (devemos?) descarregar completamente pilhas recarregáveis antes de recarregar?

Me parece que alguns tipos de baterias tem memórias reais, que presumem que quando é recarregada, é porque estava completamente vazia, mais ou menos como alguns tipos de cartucho de tinta de impressora, o que acaba fazendo com ue eles (ou as baterias) informem aos aparelhos estarem vazios antes de estar de fato.

Mas nas pilhas do tipo "palito", aa, aaa, etc... me parece que não tem nenhum tipo de memória "eletrônica", algum tipo de mecanismo que faça isso "de própósito".

Isso é válido de qualquer forma por algum tipo de "fenômeno" dessas pilhas recarregáveis, ou é um tipo de mito?

Qual seria a causa disso? Procurando brevemente ouvi dizer inclusive que isso é essencial "nas primeiras vezes", o que deixa a coisa toda ainda mais suspeita...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Pilhas recarregáveis
« Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2007, 13:30:29 »
O tamanho ou forma da pilha ou bateria não tem importância, Danniel.  O que faz alguma diferença é a natureza química da mesma - baterias de Níquel-Cádmio tem mais efeito memória do que as de Níquel-Hidreto, que tem mais do que as de Lítio Iônico.

Já viu isto? http://www.dansdata.com/gz011.htm
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #2 Online: 29 de Dezembro de 2007, 13:35:33 »
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/baterias/

Isso de viciar acontece mais com baterias de Níquel-Cadmio, que são justamente as AA e AAAs recarregáveis.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 29 de Dezembro de 2007, 15:35:47 »
Já foram.  Hoje é até mais fácil achar AAs e AAAs de NiMH do que de NiCd.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Dezembro de 2007, 17:59:14 »
Ah, existe mesmo um "efeito memória" então?.... eu imaginava que pudesse ser só um tipo de confusão que alguém fez por alguém não saber que alguns tipos de baterias terem (acho), como os cartuchos, alguma memória eletrônica (suponho que com o propósito de não danificar o aparelho, mas não sei), enquanto outras são puramente "químicas", e talvez não tivessem o mesmo tipo de problema.

Já tinha ouvido falar cada coisa de pilha... de deixar pilhas normais no congelador para recarregar... e outras coisas que não parecem ter sentido nenhum...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 29 de Dezembro de 2007, 18:28:11 »
Que contrário?

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #7 Online: 29 de Dezembro de 2007, 21:27:09 »
Ah, existe mesmo um "efeito memória" então?.... eu imaginava que pudesse ser só um tipo de confusão que alguém fez por alguém não saber que alguns tipos de baterias terem (acho), como os cartuchos, alguma memória eletrônica (suponho que com o propósito de não danificar o aparelho, mas não sei), enquanto outras são puramente "químicas", e talvez não tivessem o mesmo tipo de problema.

Já tinha ouvido falar cada coisa de pilha... de deixar pilhas normais no congelador para recarregar... e outras coisas que não parecem ter sentido nenhum...

Com certeza, não tem. O que eu sei, é que tem aquela porra de viciar a bateria ou pilha, que seja. Por exemplo, o celular da minha mãe esta com a bateria viciada, bosta. Toda vez que ela fala uma ligação, tem que recarregar. :sei:
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

rizk

• Visitante
« Resposta #8 Online: 30 de Dezembro de 2007, 00:14:48 »
Sempre achei que "viciar" bateria era um mito.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 30 de Dezembro de 2007, 00:17:23 »
Não, não é.  As baterias de Níquel-cádmio realmente tem um efeito memória.  E as de Hidreto e Lítio tem um número limitado de recargas - algo da ordem de mil.

Ah, esqueci de dizer, Buckaroo: pelo que sei pede-se que as primeiras cargas de uma bateria sejam mais prolongadas porque quando são vendidas elas não tem os terminais completamente formados.  O processo de carga ajuda a firmá-los e as prepara para o uso normal.

Quanto ao motivo por que são vendidas assim, creio que é para melhorar sua durabilidade nas prateleiras.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #10 Online: 30 de Dezembro de 2007, 00:54:59 »
Sempre achei que "viciar" bateria era um mito.

Raphael também é cultura. :yahoo: :D
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 30 de Dezembro de 2007, 21:25:02 »
Que contrário?

No texto que passou, diz que descarregar completamente na verdade diminui a vida útil. É simplesmente usar "normalmente", como qualquer uso que reduz a vida útil, e poderia em vez disso ser recarregada antes de descarregar completamente, poupando da descarga inútil e da perda de vida útil instrínseca.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 30 de Dezembro de 2007, 21:35:12 »
No texto que passou, diz que descarregar completamente na verdade diminui a vida útil.

Sim, mas isso no caso específico em que se descarrega uma bateria de uma vez só (em vez de cada pilha isoladamente), porque as pilhas que retém carga por mais tempo tentam recarregar as que já estão esgotadas.

É simplesmente usar "normalmente", como qualquer uso que reduz a vida útil, e poderia em vez disso ser recarregada antes de descarregar completamente, poupando da descarga inútil e da perda de vida útil instrínseca.

Isso é basicamente verdade para as pilhas de Lítio Iônico, mas não para as de hidreto.  É particularmente falso para as de Níquel-Cádmio.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 31 de Dezembro de 2007, 16:18:16 »
Que contrário?

No texto que passou, diz que descarregar completamente na verdade diminui a vida útil. É simplesmente usar "normalmente", como qualquer uso que reduz a vida útil, e poderia em vez disso ser recarregada antes de descarregar completamente, poupando da descarga inútil e da perda de vida útil instrínseca.

O que não deve-se fazer é guardar a bateria descarregada. Isto sim, compromete a sua vida útil. Sempre guarde as baterias com elas plenamente carregadas.

Existe um forma, pouco ortodoxa, de "zerar" o efeito memória... na época dos primeiros Motorola "tijolão"  (PT-950) reativei muitas baterias com baixíssimo índice de fracasso. Usava uma fonte de alimentação externa, com 12 Volts e 15 amperes, e invertia a polaridade por alguns segundos (30s), depois "corrigia" a polaridade... uma recarga lenta (24H) e estava reativada a bateria. Teve uma que chegou a durar mais 1 ano e meio.   :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!