Autor Tópico: Reprise do programa sobre ecossocioeconomia, com Aignacy Sachs - Globo News  (Lida 792 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Comecou agora. Já assisti da outra vez. Já fica o tópico para a discussão do tema, para quem estiver interessado ( |( ).

Ecossocioeconomia? O que é isso, coleguinha?

Por Luciano Martins Costa em 27/3/2007

A imprensa representa a opinião pública? Essa questão, por trás da qual se sustentam outras controvérsias relevantes sobre o futuro da mídia, como a questão da propriedade dos meios, a definição de interesse público e até mesmo o sistema de negócios envolvendo anúncios e comunicação, brotou na semana passada durante encontro do economista Ignacy Sachs com jornalistas na sede do Instituto Ethos, em São Paulo. Ele falava sobre as chances de o Brasil assumir de fato um papel relevante em um novo ciclo da economia mundial e se referiu rapidamente ao tema: "A imprensa afirma que é a opinião pública, mas não é", disse.

Ignacy Sachs, chamado ecossocioeconomista por sua tese de que o desenvolvimento só pode ser considerado como tal se juntar ao sucesso econômico o aumento igualitário do bem-estar social e a preservação ambiental, esteve novamente em São Paulo – uma de suas principais bases de trabalho – na sexta-feira (23/3). Veio discutir a visão de desenvolvimento descrita em seu último livro, Rumo à Ecossocioeconomia, na qual se insere o projeto de ampliação global da produção de etanol.

Nascido há quase 80 anos na Polônia, naturalizado francês, Sachs cresceu no Brasil, tornou-se adulto na Índia e lançou há três décadas alguns dos fundamentos do debate contemporâneo sobre a convergência entre economia, ambientalismo e problemas sociais. Suas idéias são hoje mais claramente compreendidas, no cenário das mudanças climáticas e da crise social e política na qual o mundo parece atolado.

Nada a ver

A afirmação, feita de passagem entre as questões referentes ao tema central do seu trabalho, remete a uma característica que se observa nos debates públicos sobre sustentabilidade – afinal, o grande guarda-chuva temático sob o qual se abrigam as questões socioambientais, econômicas, políticas e de gestão: o flagrante conservadorismo da grande imprensa diante desse assunto.

A matriz da mídia nacional começou a atentar para a questão do estado do mundo há pouquíssimo tempo – especialmente se considerarmos que a chamada imprensa alternativa, feita de iniciativas isoladas de militantes ambientalistas, já discutia o problema nos anos 1980, e que alguns sites temáticos, como a revista digital Envolverde, a agência Repórter Social e outras, têm mais de dez anos.

Até muito recentemente, a chamada grande imprensa apenas se limitava a publicar artigos de jornalistas de boa reputação interessados em discutir a biodiversidade, e muito recentemente foram criadas as seções semanais e os cadernos eventuais dedicados a "meio ambiente e responsabilidade social".

Salvo por uma ou outra entrevista – destaque-se o espaço de oito perguntas concedido a Ignacy Sachs na quarta-feira (14/3) pelo Estado de S.Paulo e outras referências esparsas – o tema ainda não emplacou nas grandes redações. Em geral, os editores ainda não se mostram familiarizados com a terminologia relacionada a essa questão transcendental. Recentemente, identificado na platéia de um evento sobre políticas sociais, o editor-executivo de um importante diário confessou se sentir como "um peixe fora d’água" naquele ambiente.

Idéias subversivas

Ora, trata-se da questão mais relevante que poderia freqüentar hoje as páginas dos jornais. Muito além dos jogos de cena que marcam, por exemplo, a formação do novo ministério do governo Lula, sobrepõe-se entre os interesses nacionais a oportunidade criada pela necessidade planetária de uma nova matriz de combustíveis e a posição extremamente privilegiada que tem o Brasil nessa questão.

Além disso, é agora, quando estão sendo compostas as regras de um grande concerto mundial que tem como plataforma nosso Proálcool, que o Brasil precisa definir que modelo irá adotar para assumir a responsabilidade de suprir as bombas de combustíveis mundo afora.

Ignacy Sachs questiona, por exemplo, se vamos continuar transferindo gente para as bordas dos canaviais, oferecendo como alternativa à miséria nas cidades o emprego precário em condições desumanas no corte da cana queimada. Ou se vamos aproveitar para oferecer à nação um modelo de agrovilas junto aos latifúndios dos canaviais, criando sistemas integrados e sustentáveis que preservem a produção de alimentos junto às fontes de combustíveis.

Se apenas se dedicasse a esse desafio da nossa história, a grande imprensa teria diante de si tarefas para a reinvenção de seus cadernos de economia e negócios. Aliás, ecossocioeconomia é a forma correta de identificar essa temática. Mas parece que ainda tratamos os pensadores de vanguarda como portadores de idéias perigosas e subversivas. Perigosas para quem, afinal?

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=426IMQ002
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
Re: Reprise do programa sobre ecossocioeconomia, com Aignacy Sachs - Globo News
« Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2007, 21:34:45 »
para quem estiver interessado ( |( ).

:histeria:

Adriano, assim todos vão achar que você está por ser perseguido. :D

E eu não vou ver o programa, não tenho GN. :(
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Dezembro de 2007, 21:46:19 »
O vídeo deste programa estará disponível no site a partir de 31/12:

http://globonews.globo.com/Jornalismo/Gnews/0,,3291,00.html
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2007, 21:48:55 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #3 Online: 29 de Dezembro de 2007, 21:50:56 »
O vídeo deste programa estará disponível no site a partir de 31/12:

http://globonews.globo.com/Jornalismo/Gnews/0,,3291,00.html

Vou copiar o link, pretendo, após começar a trabalhar, pagar uma banda larga, tá foda pro meu lado. :(

Vou entrar no mundo capitalizado, consumista, despresível da banda larga. :D
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 29 de Dezembro de 2007, 21:51:06 »
para quem estiver interessado ( |( ).

:histeria:

Adriano, assim todos vão achar que você está por ser perseguido. :D
O que não quero é ser perseguido. Por isso mesmo coloquei esse aviso. Se não tem interesse no tema, então não participem. Se tem algo para dizer sobre mim, então que me mandem uma MP. Simples assim, vou ficar bem melhor. Gosto daqui para me distrair, agoro esses temas que posto.  :)

E eu não vou ver o programa, não tenho GN. :(

Logo sai on line. Eu gostei muito. E tem a reportagem que postei. Fala muito do que é dito no programa.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #5 Online: 29 de Dezembro de 2007, 21:51:56 »
:ok:

:borboleta:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!