Autor Tópico: Imagem obscena em Die Nibelungen?  (Lida 1965 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Imagem obscena em Die Nibelungen?
« Online: 02 de Janeiro de 2008, 14:26:53 »
{{este tópico trata de temas obscuros underground}}
{{...outros nem tanto}}

Esses dias enquanto assistia a duologia do Fritz Lang Die Nibelungen (Os Nibelungos) tem uma cena em que no decorrer dos movimentos de Alberich enquantoi ele morre ele acaba fazendo aquele gesto obsceno como dedo médio que a gente usa para mandar alguém tomar no ("Fiiigaaaaaroooo!"). Foi algo bem engraçado, até porque a cena é para ser dramática, e que retornei para capturar a imagem:

A partir disso fiquei interessado se o diretor tinha conhecimento na época (1924) do gesto e se tivessem, teriam percebido? Como não achei ninguém comentando sobre o ocorrido no filme eu sou a única pessoa aparentemente que  percebeu (oohh). Na Wikipédia tem um pouco da história do gesto obsceno:

The origin of this gesture is speculative, but is quite possibly thousands of years old. It is identified as the digitus impudicus ("impudent finger") in Ancient Roman writings[1] and reference is made to using the finger in the Ancient Greek comedy The Clouds by Aristophanes. It was defined there as a gesture intended to insult another. The widespread usage of the finger in many cultures is likely due to the geographical influence of the Roman Empire and Greco-Roman civilization.

(...)

Another possible origin is the phallic imagery of the raised middle finger (the middle finger being the longest finger on the human hand), similar to the Italian version of the bent elbow insult. Also, there is a variation of the finger where it can be done by performing The Fangul, by sticking out the finger during the throwing motion.

Até escrevi na discussão do artigo do gesto para ver se alguém descobre algo para poder colocar no artigo.

O que vocês acham? Alguém tem mais conhecimento acerca disso?

rizk

• Visitante
Re: Imagem obscena em Die Nibelungen?
« Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2008, 03:45:56 »
É muito confuso, na verdade. Disseram-me que NO COMEÇO em Roma e tal era um gesto de afastar coisas ruins (funcionando como uma figa, ou bater na madeira).

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2008, 13:08:19 »
Uma vez eu li (faz tempo) que este gesto tem origem no Egito antigo e que dada a sua semelhança com a genitália masculina, era uma forma de expor a virilidade.

Enfim... egípcio ou romano, o gesto é bastante antigo.  :ok:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2008, 13:18:52 »
Existe um outro gesto, creio que mais atual do que o "fuck off", e que parece que existe alguma conotação sexual escondida....

Alguém sabe o significado disto??? Tenho visto muitas fotos assim.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2008, 16:44:55 »
Não é V de Vitória?  :|

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2008, 18:12:06 »
Dêem uma olhada neste website: http://www.ooze.com/finger/html/foriegn.html

Será que este é o mesmo V da japinha na foto do Spitfire?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2008, 18:16:52 »
Não é V de Vitória?  :|

Não... não... existe um outro significado para este gesto (além do V de vitória).  :wink:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Janeiro de 2008, 18:21:51 »

Pelo que vejo, isto teve início na cultura oriental (e já se alastrou mundo afora)... é um significado atual para este antigo gesto. Queria saber o seu significado... li no site indicado e achei que não se encaixa no caso.... se bem que posso estar errado, sei lá.  :ok:

Este V esta sempre junto a face, lateralmente disposto.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Janeiro de 2008, 18:41:55 »
Dei uma pesquisada na Wikipedia e lá diz que o V dos japoneses quer dizer simplesmente "paz" e é uma pose muito popular entre japoneses jovens em fotografias. E o sinal não teve início no Japão e se difundiu para o resto do mundo, pelo contrário: se popularizou por lá graças a uma atleta ocidental, Janet Lynn, que nas Olimpíadas de Inverno em Sapporo, em 1972, após cair em uma competição de patinação se levantou e continuou a competição sorrindo, mostrando grande simpatia. Isso fez com que ela, que era uma militante pacifista, se tornasse uma celebridade muito popular no país, e como a moça costumava posar para as fotos fazendo o sinal hippie de paz e amor os japoneses logo copiaram o gesto. Além disso era comum que eles falassem "piisu" na hora de tirar fotos, o que é um óbvio garaigo para a palavra americana "peace".

http://en.wikipedia.org/wiki/V_sign#Asia_and_the_V_sign_in_Photographs

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Janeiro de 2008, 20:40:04 »
[u'ilaj] (pô... nick mais complicado, só fazendo control C  :hihi:), olha só... o gesto é diferente, consiste em fazer o sinal do V com os dedos e tocar a ponta deles no maxilar.  :wink:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Janeiro de 2008, 21:20:23 »
Acho que mesmo assim o significado deve ser o mesmo, em algum momento deve ter surgido o meme de fazer o V colocando os dedos no rosto. Mas por que você acha que esse é um gesto obceno com alguma conotação sexual escondida? A menina na foto me parece tão comportada...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Janeiro de 2008, 21:29:23 »

Pela cara do sujeito, não é mesmo.....parece a versão homem-bomba do popular dedo anular dos motoristas de SP.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Janeiro de 2008, 23:45:33 »
Acho que mesmo assim o significado deve ser o mesmo, em algum momento deve ter surgido o meme de fazer o V colocando os dedos no rosto. Mas por que você acha que esse é um gesto obceno com alguma conotação sexual escondida? A menina na foto me parece tão comportada...

Queres detalhes???? Tens certeza?  :vergonha: :hihi:

Bom... tenho visto que este gesto é rotineiramente repetido em galerias de "selfshot" (benditas câmaras de celulares)... entendeu agora?  :hihi:

Queria saber o significado dele.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #13 Online: 27 de Janeiro de 2008, 00:51:52 »
Wikipedia, te amo: http://en.wikipedia.org/wiki/V_sign#The_V_sign_as_an_insult.

Resumindo, quer dizer a mesma coisa que o cumprimento de um dedo: vá se foder. É restrito aos países de língua inglesa. A Wiki não deixa clara a origem, mas talvez seja uma referência a sexo oral na mulher (o que não era visto com muito bons olhos antigamente). Ainda há um gesto, com esse significado, em que se faz o V à frente da boca e mostra a língua.

Na maioria dos lugares, com a palma virada a quem fez o gesto, é insulto. Ao ouvinte, é paz. Acho que só na cabessa [sic] do Bush é ao contrário (ele fez essa caca na Austrália).

Outro site: http://www.pervertpappu.com/blog/log/the-v-sign-as-an-insult
Diz que é por causa de Inglaterra vs. França, os ingleses tinham arqueiros bons, então quando os franceses capturavam um arqueiro, cortavam o dedo do meio (aí não conseguia disparar flecha). Quando ganharam, subiram num monte e mostraram o V pra dizer "ganhei, ainda tenho os 2 dedos" O.o
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2008, 00:55:17 por Eremita »
Latebra optima insania est.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 17:17:44 »
Hoje "descobri" (na verdade já suspeitava, só não tinha ainda nenhuma confirmação) que quando a moçoila coloca o dedo mindinho (em riste) junto a boca, significa que ela gosta de fazer sexo oral.  :vergonha: :hihi:

Se fosse seguir uma lógica (que pode não haver) o sinal de V, pode significar um comportamento bissexual (ou apenas homossexual, não sei... algo como representando uma (|), se é que me entendem...  :hihi: ).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!