Autor Tópico: Se você tivesse uma verruga horrenda na cara, as pessoas te olhariam estranho?  (Lida 1078 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Um dado interessante que eu ouvi recentemente em um podcast, acho - infelizmente não consigo me lembrar nem qual era o resto do assunto, nem mais nada.

Fizeram um experimento no qual uma pessoa iria entrevistar outras, ao mesmo tempo em que usava uma verruga ou cicatriz falsa, para depois então relatar como se sentia com os olhares, como as pessoas entrevistadas olhariam diferente. A entrevista era gravada mais ou menos por trás dos ombros do entrevistador, de forma que depois ele até podia apontar e dizer como a pessoa estava olhando diferentemente em cada momento específico.

Mas o que ocorreu na verdade é que antes da entrevista essa cicatriz ou verruga artificial era removida sem que o entrevistador percebesse. Ele fazia a entrevista achando que tinha a verruga. E assim, ele afirmava com toda certeza que a outra pessoa olhava para ele de forma diferente, com repugnância e etc.

Alguém sabe mais a respeito? Eu achei muito interessante, e acho bastante importante para essas coisas de racismo e de ficar se martelando o tempo todo que praticamente-todo-mundo-é-racista-no-armário-menos-nós-claro.

Nigh†mare

• Visitante
Re: Se você tivesse uma verruga horrenda na cara, as pessoas te olhariam estranho?
« Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2008, 21:51:59 »
Como não perceber que a cicatriz/verruga foi removida?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Se você tivesse uma verruga horrenda na cara, as pessoas te olhariam estranho?
« Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2008, 22:54:04 »
Bem, prestidigitação e falta de espelhos, eu imagino. Se eu quisesse fazer algo do tipo ainda recomendaria que a pessoa não mexesse para que não caísse.

Mas eu nem lembro bem o que era, por isso essa "margem de erro" entre verruga e cicatriz, se é que isso conta. Mas não acho que era algo muito diferente.

Tinha que dar um jeito de organizar os podcasts que eu baixo para viabilizar encontrar esse tipo de coisa depois :(

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2008, 09:02:25 »
Eu ficaria muito mais preocupado se tivesse uma verruga em outra cabeça

Suyndara

• Visitante
« Resposta #4 Online: 03 de Janeiro de 2008, 10:52:19 »
Claro que olhariam  :P

Por isso as pessoas retiram as verrugas, são feias.

Marcon

• Visitante
« Resposta #5 Online: 03 de Janeiro de 2008, 11:43:55 »
complexo de inferioridade

Suyndara

• Visitante
« Resposta #6 Online: 03 de Janeiro de 2008, 11:49:22 »
O problema não é a verruga ser sua, parece que a questão é se as outras pessoas olhariam estranho...

E é claro que olhariam, se é algo feio ou inusitado todos olham :)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Re: Se você tivesse uma verruga horrenda na cara, as pessoas te olhariam estranh
« Resposta #7 Online: 03 de Janeiro de 2008, 12:19:55 »
Mas não havia nada, o rapaz apenas imaginava que as pessoas estavam olhando para ele de maneira negativa.  :|

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re: Se você tivesse uma verruga horrenda na cara, as pessoas te olhariam estranh
« Resposta #8 Online: 03 de Janeiro de 2008, 13:06:02 »
Também não entendi.... E não vi racismo na situação.  :?

Luz

• Visitante
« Resposta #9 Online: 03 de Janeiro de 2008, 13:32:51 »
Também não entendi.... E não vi racismo na situação.  :?

Não é difícil colocar uma verruga e deixar que a pessoa veja para criar a sensação de aversão e depois, num retoque, por exemplo, retirá-la, sem que a pessoa perceba - se esse era o plano: fazer a pessoa pensar que estava testando a reação dos entrevistados, quando na verdade, ela estava sendo testada.

Entendi a relação com o racismo da seguinte maneira: se um negro parte do pressuposto que as pessoas são racistas, vai acabar enxergando racismo onde ele não existe. Foi o que aconteceu no suposto teste, por partir do pressuposto que estava com uma verruga que causa aversão, a pessoa acabou vendo uma aversão que não existia.

Ou talvez, por partir desse pressuposto, a pessoa tenha adotado instintivamente uma postura defensiva, influenciando, também instintivamente, a reação das outras pessoas - por expressões faciais, corporais ou sei lá, um aumento da adrenalina. Há coisas que a gente percebe no ar, mas não sabe explicar - talvez o cheiro seja a resposta, instintivamente falando.  :?

Luz

• Visitante
« Resposta #11 Online: 03 de Janeiro de 2008, 14:10:33 »
Isso aí.

Mas é claro que eu também não sugiro que racismo não exista, só na cabeça das vítimas ou algo assim, é bom dizer...  :umm:

Verdade, eu também não - é bom concordar... :umm: mas talvez, TALVEZ... bom... o teste sugere que muito do que é visto possa estar apenas (ou mais) nos olhos de quem vê.

E bem, isso pode ser estendido para toda suposta "mania de perseguição". A sisma potencializa o complexo.  ::)

Suyndara

• Visitante
« Resposta #12 Online: 04 de Janeiro de 2008, 09:51:24 »
Aí é que está...

Tem muita gente que acaba vendo preconceito onde não existe  ::)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 04 de Janeiro de 2008, 11:40:18 »
Ah, isso certamente acontece.  Não existe toda uma discussão sobre se é ofensivo chamar os negros norte-americanos de "negros", por exemplo (sério)?

A história prévia conta para a construir a ofensa pelo menos tanto quanto a comunicação presente.

E a percepção humana é seletiva.  MUITO seletiva.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 04 de Janeiro de 2008, 15:04:32 »
Isso aí.

Mas é claro que eu também não sugiro que racismo não exista, só na cabeça das vítimas ou algo assim, é bom dizer...  :umm:

Verdade, eu também não - é bom concordar... :umm: mas talvez, TALVEZ... bom... o teste sugere que muito do que é visto possa estar apenas (ou mais) nos olhos de quem vê.

E bem, isso pode ser estendido para toda suposta "mania de perseguição". A sisma potencializa o complexo.  ::)

Sim, não seria específico para racismo, de forma alguma. Foi só a coisa mais potencialmente problemática de que me lembrei. Mas certamente o fenômeno ocorre em outras situações, talvez de forma um pouco mais "esparsa" dependendo da situação.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!