Autor Tópico: Deus é a causa de todo medo ou de todo mal?  (Lida 805 vezes)

Suyndara

• Visitante
Deus é a causa de todo medo ou de todo mal?
« Online: 03 de Janeiro de 2008, 11:47:52 »
Pra quem não conhece a Summa, ela tem dessas contradições  ::) ::)

Segundo os ensinamentos de São Tomás, o medo não é a mesma coisa que a coerção. De acordo com Aquino, o objeto do medo é o mal.Mas o mal, segundo São Tomás, pode vir de Deus:

O objeto primeiro e formal da fé é um bem, a verdade primeira.
Mas entre as coisas materiais da fé, também propõe crer em certos males; é um mal, por exemplo, não se submeter a Deus ou apartar-se Dele, e os pecadores sofrerão males punitivos de Deus. Neste sentido, a fé é causa do medo.

Em outras palavras, Deus fez com que os seres humanos temessem a falta de fé e a punição de seus pecados. Deus criou o medo, que é um mal, por uma boa causa. São Tomás conclui que “Deus é a causa de todo medo”.

Para o Doutor Angélico, havia dois tipos de medo: o medo servil, que é o temor da punição desencadeada pela ira divina, e o medo filial, o temor inspirado pela sujeição à autoridade divina. Enquanto o primeiro tipo de medo pode ser experimentado por todos, sejam fiéis ou infiéis, o segundo é próprio daqueles que acreditam em Deus. Falta de fé, diz Aquino, é a causa do medo servil, enquanto que a fé propriamente dita produz o medo filial. Se o medo filial é conseqüência de uma fé já formada, então ele logicamente não pode causar a conversão. Mas aquele que ignora a fé pode aprender a temer a Deus através do medo servil.

Era um texto de ciência política, mas gostei da colocação acima, quem quiser ler na íntegra:

http://www.scielo.br/pdf/ln/n64/a05n64.pdf

[]s

Luz

• Visitante
Re: Deus é a causa de todo medo ou de todo mal?
« Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2008, 11:59:36 »

Independente das colocações de Tomás, às vezes, me questiono se Deus é a causa ou consequência do medo. Não consigo ter certeza se as pessoas acreditam em Deus porque têm medo ou se têm medo porque acreditam em Deus. Umas vezes acho que é uma, outras acho que é outra, ou melhor, há pessoas que transparecem cada qual uma coisa.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2008, 12:07:03 »
Aquino é um grande filósofo :)

Luz

• Visitante
« Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2008, 12:27:13 »
Aquino é um grande filósofo :)

Eu também sou  :lol:  mas, falando sério, já li às duras penas, uma seleção de seus textos. Levei quase dois meses para ler o que, normalmente, leio em uma semana. Não é uma leitura fácil.

E ainda fui influenciada, na época, por um texto que dizia da "cristianização aristotélica" por Tomás. Foi, aliás, o que me motivou a lê-lo naquele instante - tinha acabado de ler uma seleção aristotélica (outra leitura difícil).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 03 de Janeiro de 2008, 13:02:14 »
às vezes, me questiono se Deus é a causa ou consequência do medo. Não consigo ter certeza se as pessoas acreditam em Deus porque têm medo ou se têm medo porque acreditam em Deus. Umas vezes acho que é uma, outras acho que é outra, ou melhor, há pessoas que transparecem cada qual uma coisa.

Uma das funções mais básicas do sobrenatural é dar limites ao que nos causa temor; no momento em que tenho um nome ou um lugar para associar ao medo do desconhecido, esse medo deixa de abranger toda a existência e torna-se possível rejeitá-lo ou fugir dele.

Portanto é o medo que cria Deus (na verdade, criou inicialmente "espíritos zangados" ou "espíritos do mal"; divindade é um conceito mais recente e mais sofisticado que evoluiu a partir do de espírito).

Por outro lado, o temor de Deus é útil para controlar o comportamento de certos grupos.  Portanto Deus cria o medo também.

É um círculo vicioso - ou, se preferir, um círculo fechado que se auto-alimenta.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2008, 09:47:48 »
Ah sim, os textos tomistas são terríveis de ler...enfadonhos demais.

Mas é interessante, pq ele é o grande filósofo da Icar e acaba sendo citado e estudado por quase todos cristãos, até o kardecismo tem embutido algumas idéias tomistas  :wink:

Aquino nos ensina a base do cristianismo, com todas suas falácias e controvérsias. É muito útil  :)

Portanto é o medo que cria Deus (na verdade, criou inicialmente "espíritos zangados" ou "espíritos do mal"; divindade é um conceito mais recente e mais sofisticado que evoluiu a partir do de espírito).

Por outro lado, o temor de Deus é útil para controlar o comportamento de certos grupos.  Portanto Deus cria o medo também.

Exatamente  :ok:

Mas é interessante ver o grande defensor da Igreja declarando que deus é a origem de todo mal  ::)

[]s

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2008, 09:52:49 »
Tomás de Aquino eu acho muito prolixo e sem substância. 

As Cinco Vias parecem mais com um exercício de ver por quantas páginas se consegue estender uma alegação de que a existência da idéia de perfeição é prova de que Deus existe do que com qualquer outra coisa.

E como filosofia, essa idéia está em algum ponto no ingrato território entre o nulo e o banal.  Simplesmente não é POSSÍVEL que ele seja um filósofo particularmente bom, para os critérios cristãos ou para quaisquer outros.

Ouvi falar que Meister Eckhart, por exemplo, era um filósofo talentoso no Cristianismo, coisa que eu certamente não diria de Aquino: http://en.wikipedia.org/wiki/Meister_Eckhart#Works_and_doctrines
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #7 Online: 04 de Janeiro de 2008, 11:17:58 »
Estou falando de fama, Aquino está na lista dos 10 filósofos mais importantes da história  :ok:

Eu não tenho muita paciência pros textos dele, por sorte tenho um grande amigo que é filósofo tomista e me ensinou bastante coisa  :)

As cinco vias são bem ultrapassadas, mas as "virtudes cardeais e teologais" são bem interessantes  :wink:

Eu até pensei em convidar meu amigo pro CC, mas temo pela reação dos colegas  :vergonha:

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #8 Online: 05 de Janeiro de 2008, 23:33:16 »

Independente das colocações de Tomás, às vezes, me questiono se Deus é a causa ou consequência do medo. Não consigo ter certeza se as pessoas acreditam em Deus porque têm medo ou se têm medo porque acreditam em Deus. Umas vezes acho que é uma, outras acho que é outra, ou melhor, há pessoas que transparecem cada qual uma coisa.

Sem dúvida o medo surgiu muito antes do que qualquer pensamento religioso.
Deus não é a causa do medo, mas sim o medo é a causa de deus.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Janeiro de 2008, 05:32:10 »

Sem dúvida o medo surgiu muito antes do que qualquer pensamento religioso.
Deus não é a causa do medo, mas sim o medo é a causa de deus.

deus pode nao ser a causa do medo primordial, mas com certeza causa muito medo.

Ja leu um sermao do Thomas Vincent?

Psalm 11:6 "Upon the wicked he shall rain snares, fire and brimstone, and a horrible tempest, this shall be the portion of their cup."

O proprio criador dos dircursos "Fire and Brimstone".

Ja leu algum do Jonathan Edwards, esses entao sao ainda piores, principalmente o famoso "Sinners in the hand of an angry god", esse bota medo ate' em ateista, faz voce sentir o inferno nos seus pes.

Acho que isso prova claramente que deus causa medo, e muito! Inventaram o inferno so' pra isso.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!