Autor Tópico: Religosos de todo o mundo, univ-vos!  (Lida 1461 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Religosos de todo o mundo, univ-vos!
« Online: 03 de Janeiro de 2008, 22:02:55 »
O que será que vai sair disso aí?  :?

03/01/2008 - 21h29
Vaticano prepara grande reunião com muçulmanos

da BBC Brasil

O Vaticano está organizando um grande encontro que vai reunir líderes católicos e muçulmanos em Roma com o objetivo de dar início a um processo de diálogo entre as religiões.

A reunião, ainda sem data marcada, vai ocorrer durante a primavera no hemisfério norte, entre março e junho.

A iniciativa do Vaticano é uma resposta a uma carta enviada por 138 líderes muçulmanos ao papa Bento 16 e a outros líderes cristãos em outubro. Na carta, eles advertiram que "a sobrevivência do mundo estaria em risco se muçulmanos e cristãos não alcançarem a paz".

"Se muçulmanos e cristãos não estiverem em paz, então o mundo não estará em paz", disseram os líderes na carta de 29 páginas.

A mensagem também foi considerada um convite aberto para que cristãos e muçulmanos se unissem em torno de aspectos fundamentais de suas fés, como a crença em um só Deus.

Nos próximos meses, três representantes do grupo que enviou a carta irão a Roma para um encontro com o presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, o cardeal Jean Louis Tauran.

Na ocasião, os líderes religiosos devem estabelecer as bases para o grande encontro previsto para a primavera.

A reunião deve ter três pontos principais --o respeito à dignidade do indivíduo, o entendimento recíproco das religiões e como obter maior tolerância entre os jovens.

"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Religosos de todo o mundo, univ-vos!
« Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2008, 22:07:46 »
A reunião deve ter três pontos principais --o respeito à dignidade do indivíduo, o entendimento recíproco das religiões e como obter maior tolerância entre os jovens.

Bote aí um respeito à liberdade de descrença e até eu me junto a eles nessa reunião.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2008, 22:09:46 »

Bote aí um respeito à liberdade de descrença e até eu me junto a eles nessa reunião.

Boa!
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2008, 01:30:55 »
A iniciativa do Vaticano é uma resposta a uma carta enviada por 138 líderes muçulmanos ao papa Bento 16 e a outros líderes cristãos em outubro. Na carta, eles advertiram que "a sobrevivência do mundo estaria em risco se muçulmanos e cristãos não alcançarem a paz".
Cruzes, que horror ter de depender de linhas tênues.

Mas espero de dê certo.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2008, 01:38:46 »
Eu, certas vezes, me pergunto se todos que falam que são religiosos costumam realmente articular a teoria com a prática.

Vamos ver no que este encontro dá.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2008, 02:34:07 »
Dá pensando assim:

Em futuramente, mudarão tudo:

PS: Estou falando desenho é seriado Futurama.  :P

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2008, 03:33:46 »
Vocês já leram "Duna"?  O universo dessa série de livros do Frank Herbert tem uma aglutinação muito esquisita das religiões tradicionais.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #7 Online: 04 de Janeiro de 2008, 03:38:18 »
Vocês já leram "Duna"?  O universo dessa série de livros do Frank Herbert tem uma aglutinação muito esquisita das religiões tradicionais.
E quando você acha que ele já foi longe demais no primeiro livro, ele bagunça mais ainda do terceiro pra frente.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 04 de Janeiro de 2008, 03:48:43 »
Ah é... VOCÊ deve ter lido pelo menos o primeiro... :)

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #9 Online: 04 de Janeiro de 2008, 07:25:56 »
Eu li, e achava o maior barato o lance da Bíblia Católica Laranja :-)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 04 de Janeiro de 2008, 12:34:49 »

Li/vi só o primeiro... mas dá para fazer bastante analogias com o mundo real, principalmente com o petróleo tempero.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 04 de Janeiro de 2008, 14:40:58 »
Falaram tanto nesse livro nesse fórum que decidi dar uma olhada. Vou ver se tem em ebook.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #12 Online: 04 de Janeiro de 2008, 14:44:00 »
Eu tenho toda série original em português (e-book). Se quiser, passa seu e-mail pra mim por MP e eu envio.

Vale a pena :ok:

EDIT: Aliás, se alguém mais quiser, é só fazer o mesmo.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2008, 18:24:24 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 05 de Janeiro de 2008, 01:37:15 »
Esta reunião chega quase a ser uma confissão de culpa.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 05 de Janeiro de 2008, 13:22:13 »
Como os zensunni, mistura de zen budismo com sunitas, ou a religião dos tleilaxu, que misturava um islamismo radical com o culto ao deus-imperador, Leto II, um homem que se fundiu com os vermes de areia.
Ou as falsas religiões inventadas pelas Bene Gesserit para manipular as pessoas.
Ou o culto a Serena Butler e seu filho, morto pelas Máquinas, o que deu origem à revolta dos humanos (a jihad butleriana).
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2008, 13:24:47 por Fernando Silva »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 05 de Janeiro de 2008, 13:35:29 »
Zen-sunismo só não é mais esquisito do que os sincretismos budista-shintoístas que há no Japão...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #16 Online: 05 de Janeiro de 2008, 19:09:23 »
Zen-sunismo só não é mais esquisito do que os sincretismos budista-shintoístas que há no Japão...
Não é mais ou menos daí que vem a confusão do povo em relação ao budismo? Lembre-se que o povo aqui curte muito um animê…
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 05 de Janeiro de 2008, 19:20:18 »
Há religiões inteiras fundadas com base na confusão entre budismo e xintoísmo, Alê.  Inclusive a Seicho-No-Iê.

E sim, eu pessoalmente atribuo muitos dos vícios e defeitos (por exemplo) da Soka Gakkai (BSGI) a uma interação mal resolvida entre as duas religiões. Claro que é uma explicação simpllista.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
Re:Religosos de todo o mundo, univ-vos!
« Resposta #18 Online: 08 de Dezembro de 2018, 23:32:45 »
Exemplo antigo de sincretismo: https://en.wikipedia.org/wiki/Greco-Buddhism

...The Kushan King Kanishka, who honored Zoroastrian, Greek and Brahmanic deities as well as the Buddha and was famous for his religious syncretism, convened the Fourth Buddhist council around 100 in Kashmir in order to redact the Sarvastivadin canon. ...
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2018, 23:35:26 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!