Moro no sul do Brasil, na bela e Santa Catarina....aqui há o verde e campos magníficos como muuuuiiiitaaa praia, além do céu maravilhoso qua a pouca poluição luminosa e atmosférica pode oferecer!
Grata pela indicação do site, eu não conhecia. Sinto muito pelo telescópio do Carlos, mas é sempre assim, casa de ferreiro espeto de pau...rsrs
Legal se ele doar para uma escola, sempre me perguntei porque não haviam telescópios nas escolas em que eu estudei.
Quanto a comprar um montado...sei lá....eu sempre fui curiosa quanto o funcionamento das coisas, entender passo-a-passo e tentar reproduzir(ahh...se meu computador falasse!)....e quanto ao preço, será mesmo que montar não sai mais barato?
Luneta de pvc?...vou tentar....obrigada!...acho que as lentes serão mais faceis de conseguir!
beijos
Olá Lara,
Existem bons construtores de telescópios no Brasil ( chamados de "ATM" - procure no Google ) porém a qualidade do aparelho dificilmente se equipara a de um telescópio produzido pelas grandes fabricantes especialmente quando se trata de precisão da montagem algo que é fundamental para práticas de astrofotografia.
Estou por fora dos fabricantes ATMs mas vc pode solicitar informações osbre os bons construtores brasileiros no Forum
COSMOFORUM, certamente o pessoal a ajudará por lá.
Para comprar um bom equipamento e acessórios ( oculares, Barlows, etc ) de qualidade, feitos pelas grandes fabricantes, aqui no Brasil eu indico o site
Astroshop.
Quanto a fazer seu próprio telescópio isto é possível
porém é extremamente trabalhoso e para construir um bom telescópio levam-se anos de erros e acertos com um custo orçamentário alto especialmente se vc tentar constuir um Refletor que é via de regra a opção preferida pelo seu baixo custo comparado a um Refrator.
A montagem ( a "base" do telescópio seja equatorial ou altazimutal ) de um telescópio tb exige perícia com mecânica e uma oficina e forncedores de peças.
Enfim se eu fosse vc compraria um Telescópio ao invés de tentra fabricar um. Vc pode estudar como se constroem telescópios paralelamente a isto.
Dê uma olhada no Google em sites que orientam a vc a como comprar um bom telescópio, ou seja, quais são as características que pontuam um telescópio como ótimo e aquele que melhor se adequa as suas perspectivas.
Recomendo fortemente que vc se filie a REA, as circulares da REA possuem ótimos projetos observacionais que inclusive servem para alimentar entidades profissionais com dados observacionais. ( o trabalho da REA
já é quase semi-profissional, além de seus associados já terem descoberto algumas dezenas de cometas participam tb de buscas por Supernovas. Acho que o maioir ponto da REA porém foi o trabalho conjunto com o Augusto Daminelli na
confirmação da duplicidade de Eta Carinae.
É isto, qualquer dúvida é só perguntar.
[ ]´s