Autor Tópico: Astrônomos flagram cadáver de estrela que emite energia  (Lida 1236 vezes)

Suyndara

• Visitante
Astrônomos flagram cadáver de estrela que emite energia
« Online: 04 de Janeiro de 2008, 14:08:17 »
Anã branca se comporta curiosamente como um pulsar.
Achado pode resolver mistério astronômico.

Imagine a surpresa de um médico ao ver um morto levantar da maca para dar uma voltinha. Pois é mais ou menos isso que aconteceu com um grupo de astrônomos japoneses e americanos ao observarem a estrela AE Aquarii -- que para todos os efeitos e propósitos deveria estar mortinha -- emitir pulsos de energia.

A AE Aquarii é uma anã branca, que, até onde os cientistas sabiam até agora, é o estágio final das estrelas parecidas com nosso Sol. Teoricamente, eram para ser corpos celestes inertes que aos poucos esfriam até virarem uma quase invisível anã negra. Eram para ser, porque a AE Aquarii, apesar de ser uma anã branca, emite pulsos altamente energéticos enquanto gira em torno do próprio eixo. Um comportamento típico de outro tipo de estrela, um pulsar.

Não era isso que a equipe liderada por Yukikatsu Terada, do Instituto de Pesquisas Físicas e Químicas de Wako, no Japão, esperava encontrar. No entanto, analisando os novos dados eles acreditam que seu achado pode ajudar a resolver um dos maiores mistérios da astronomia. A energia liberada por estrelas como a AE Aquarii pode ser a origem dos raios cósmicos que atingem a Terra e intrigam os cientistas.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL246485-5603,00-ASTRONOMOS+FLAGRAM+CADAVER+DE+ESTRELA+QUE+EMITE+ENERGIA.html

Intrigante isso  :hihi:

Eu quero um telescópio...

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Astrônomos flagram cadáver de estrela que emite energia
« Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2008, 14:17:37 »
Nada que um telescópio com capacidade de ver IV, UV, Raios-X, etc... não resolva, hehehe

Suyndara

• Visitante
« Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2008, 16:35:58 »
Nada que um telescópio com capacidade de ver IV, UV, Raios-X, etc... não resolva, hehehe

Nada que muito dinheiro não compre :hihi:

Só falta isso :P

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Janeiro de 2008, 13:07:34 »
Por falar em telescópio(e dinheiro) amiga, eu havia perguntado para o APOD se ele conhecia algun lugar(barato de preferência) onde eu possa conseguir um espelho de 160mm ou mais para montar um telescópio caseiro, moro num sítio(não o do picapau-amarelo :P) e o céu aqui à noite é sem palavras. Comprar um prontinho não é a mesma coisa que montar um e saber o "como" de cada peça. Tem uns mininos que me prometeram ajuda no que se refere a parte "pesada" da montagem e fiquei com vontade. Como o APOD não respondeu eu peço que use seu poder feminino e o convença a me ajudar, isto é claro se você quiser(por favor, diga que sim!). :wink:

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Suyndara

• Visitante
« Resposta #4 Online: 08 de Janeiro de 2008, 13:39:16 »
Por falar em telescópio(e dinheiro) amiga, eu havia perguntado para o APOD se ele conhecia algun lugar(barato de preferência) onde eu possa conseguir um espelho de 160mm ou mais para montar um telescópio caseiro, moro num sítio(não o do picapau-amarelo :P) e o céu aqui à noite é sem palavras. Comprar um prontinho não é a mesma coisa que montar um e saber o "como" de cada peça. Tem uns mininos que me prometeram ajuda no que se refere a parte "pesada" da montagem e fiquei com vontade. Como o APOD não respondeu eu peço que use seu poder feminino e o convença a me ajudar, isto é claro se você quiser(por favor, diga que sim!). :wink:

beijos

Ele me falou uma vez que tem um cara em SP que montava, mas o pessoal da Rea deve saber não? (http://reabrasil.org/) Onde vc mora?

Acho que o Carlos não sabe, pq o dele tá com o espelho estragado e ele não conseguiu ninguém pra arrumar :vergonha: (se bem que ele quer é doar o antigo e comprar um automático, o esperto)

Eu vou comprar um montadinho mesmo, sai mais barato :)

Já até peguei um catálogo de nebulosas pra testar...

No sítio deve ser uma maravilha de observar, até com luneta de cano pvc :histeria:

Boa sorte :ok:

[]s

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Janeiro de 2008, 13:16:47 »
Moro no sul do Brasil, na bela e Santa Catarina....aqui há o verde e campos magníficos como muuuuiiiitaaa praia, além do céu maravilhoso qua a pouca poluição luminosa e atmosférica pode oferecer!
Grata pela indicação do site, eu não conhecia. Sinto muito pelo telescópio do Carlos, mas é sempre assim, casa de ferreiro espeto de pau...rsrs
Legal se ele doar para uma escola, sempre me perguntei porque não haviam telescópios nas escolas em que eu estudei.
Quanto a comprar um montado...sei lá....eu sempre fui curiosa quanto o funcionamento das coisas, entender passo-a-passo e tentar reproduzir(ahh...se meu computador falasse!)....e quanto ao preço, será mesmo que montar não sai mais barato?
Luneta de pvc?...vou tentar....obrigada!...acho que as lentes serão mais faceis de conseguir!

beijos

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2008, 13:32:36 »
Pra que telescópios??
No google sky tem tudo e tem a vantagem de ser sempre de noite :P

Suyndara

• Visitante
« Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2008, 13:45:58 »
Moro no sul do Brasil, na bela e Santa Catarina....aqui há o verde e campos magníficos como muuuuiiiitaaa praia, além do céu maravilhoso qua a pouca poluição luminosa e atmosférica pode oferecer!

Isso. Esnoba :P

Santa Catarina é mesmo muito bela :)

Grata pela indicação do site, eu não conhecia. Sinto muito pelo telescópio do Carlos, mas é sempre assim, casa de ferreiro espeto de pau...rsrs

São de astrônomos amadores, mas eles são realmente muito bons. Aposto que vc vai aprender muito lá.

Pois é, preguiça de arrumar né? mas ele vai doar para uma escola sim, bacana isso. A minha irmã está montando  um observatório na faculdade que ela leciona, o pessoal do curso está super empolgado :)

Quanto a comprar um montado...sei lá....eu sempre fui curiosa quanto o funcionamento das coisas, entender passo-a-passo e tentar reproduzir(ahh...se meu computador falasse!)....e quanto ao preço, será mesmo que montar não sai mais barato?

Pelo que já vi o pessoal comentando, montagens só mesmo para experts sabe? Sempre fica errado, dá problemas. E sai mais caro também. Eu não sei, mas eu não arriscaria o dinheiro :P

Tem um site que o Carlos sempre fica olhando, que vende telescópios. Ele me disse que qdo passar aqui na Net te passa as dicas todas :ok:

Luneta de pvc?...vou tentar....obrigada!...acho que as lentes serão mais faceis de conseguir!

beijos

Saiu na última edição da astronomy, mas tem em sites também:

http://www.klickeducacao.com.br/Gestao/Projeto/CDA/Item_View/0,2313,25---29--POR,00.html

É bem fácil é já dá pra observar pelo menos os planetas :)

Tem esse site também: http://atlas.zevallos.com.br/ adoro as fotos dele!

´[]s

Suyndara

• Visitante
« Resposta #8 Online: 09 de Janeiro de 2008, 13:47:13 »
Pra que telescópios??
No google sky tem tudo e tem a vantagem de ser sempre de noite :P

Não tem a mesma emoção :)

E não é só pra observar, dá pra fazer estudos também!

E eu tenho um catálogo de nebulosas inteira pra procurar :vergonha:

APODman

• Visitante
« Resposta #9 Online: 09 de Janeiro de 2008, 16:45:49 »
Legal se ele doar para uma escola, sempre me perguntei porque não haviam telescópios nas escolas em que eu estudei.

beijos

Olá Lara,

Existem bons construtores de telescópios no Brasil ( chamados de "ATM" - procure no Google ) porém a qualidade do aparelho dificilmente se equipara a de um telescópio produzido pelas grandes fabricantes especialmente quando se trata de precisão da montagem algo que é fundamental para práticas de astrofotografia.

Estou por fora dos fabricantes ATMs mas vc pode solicitar informações osbre os bons construtores brasileiros no Forum COSMOFORUM, certamente o pessoal a ajudará por lá.

Para comprar um bom equipamento e acessórios ( oculares, Barlows, etc ) de qualidade, feitos pelas grandes fabricantes, aqui no Brasil eu indico o site Astroshop.

Quanto a fazer seu próprio telescópio isto é possível porém é extremamente trabalhoso e para construir um bom telescópio levam-se anos de erros e acertos com um custo orçamentário alto especialmente se vc tentar constuir um Refletor que é via de regra a opção preferida pelo seu baixo custo comparado a um Refrator.

A montagem ( a "base" do telescópio seja equatorial ou altazimutal ) de um telescópio tb exige perícia com mecânica e uma oficina e forncedores de peças.

Enfim se eu fosse vc compraria um Telescópio ao invés de tentra fabricar um. Vc pode estudar como se constroem telescópios paralelamente a isto.

Dê uma olhada no Google em sites que orientam a vc a como comprar um bom telescópio, ou seja, quais são as características que pontuam um telescópio como ótimo e aquele que melhor se adequa as suas perspectivas.

Recomendo fortemente que vc se filie a REA, as circulares da REA possuem ótimos projetos observacionais que inclusive servem para alimentar entidades profissionais com dados observacionais. ( o trabalho da REA já é quase semi-profissional, além de seus associados já terem descoberto algumas dezenas de cometas participam tb de buscas por Supernovas. Acho que o maioir ponto da REA porém foi o trabalho conjunto com o Augusto Daminelli na confirmação da duplicidade de Eta Carinae.

É isto, qualquer dúvida é só perguntar.

[ ]´s

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #10 Online: 10 de Janeiro de 2008, 13:04:58 »
Uau! Dúvida?...Vocês foram maravilhosos!...obrigada mesmo!

super beijo!....

Ps.: Não há nada melhor do que "ver com os próprios olhos"(desculpa o pleonasmo!)....google? Tô fora, pelo menos no que diz respeito a trocar a emoção de olhar ao vivo através das lentes de um telescópio!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #11 Online: 10 de Janeiro de 2008, 18:42:11 »
Hehehehe, não tem comparação, mesmo. Fui a Valença, interior do estado do RJ em julho de 2005 para uma madrugada de observações com o resto da minha turma de Astronomia. Muito bom! O professor era o João Batista Canalle, um dos chefões da Olimpíada Brasileira de Astronomia e um dos melhores mestres que já tive.

Memorável!

Suyndara

• Visitante
« Resposta #12 Online: 11 de Janeiro de 2008, 13:55:05 »
Uau! Dúvida?...Vocês foram maravilhosos!...obrigada mesmo!

super beijo!....

Ps.: Não há nada melhor do que "ver com os próprios olhos"(desculpa o pleonasmo!)....google? Tô fora, pelo menos no que diz respeito a trocar a emoção de olhar ao vivo através das lentes de um telescópio!

Imagina :)

Astronomia é apaixonante, mesmo para leigos como eu :P

Espero que vc consiga um telescópio bem bacana :wink:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #13 Online: 11 de Janeiro de 2008, 13:56:32 »
Hehehehe, não tem comparação, mesmo. Fui a Valença, interior do estado do RJ em julho de 2005 para uma madrugada de observações com o resto da minha turma de Astronomia. Muito bom! O professor era o João Batista Canalle, um dos chefões da Olimpíada Brasileira de Astronomia e um dos melhores mestres que já tive.

Memorável!

Imagino. Adoro essas aulas assim :)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #14 Online: 11 de Janeiro de 2008, 17:44:27 »
Que maneiro... onde eu trabalho tem 3 desses que são nosso tesouro... agora que vi o preço entendi o por quê... :lol: http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=LRM2000PRO

Aqui... nunca entendi aquelas medições... 12X50X70... eu preciso de um binóculo pequeno, potente... mas   queria uma imagem de exemplo do tipo "com o binóculo", "sem o binóculo"... tem isso em algum site?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 15 de Janeiro de 2008, 18:51:05 »

beijos
Chegando um pouco tarde. Se você gosta de experimentar com montagens, um livro interessante é o "Manual do Astrônomo" do prof. Ronaldo Mourão.

Além de ser uma introdução às astronomia observacional, também ensina as várias etapas da construção de um telescópio caseiro (tanto refrator como refletor), inclusive a fabricação do espelho.

Uma coisa que ele cita no livro, mas não fica muito claro para quem não conhece, é o método caseiro de espelhamento do vidro depois de polido. Trata-se da utilização do Reagente de Tollens, uma mistura de soluções de nitrato de prata com hidróxido de sódio e amônia. A solução reage com aldeídos (formol) reduzindo o cátion Ag+ à prata metálica e depositando um espelho de prata nas paredes do recipiente.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #16 Online: 16 de Janeiro de 2008, 13:20:48 »
Puxa...obrigada Angelo...fazer o espelho em casa me pareceu fascinante!...legal!...mas vou começar comprando um pronto e não esperar mais para aproveitar meu céuzinho sem poluição..rsrs

beijão!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #17 Online: 16 de Janeiro de 2008, 13:30:30 »
Tem um programa muito legal que pode ajudar na observação e reconhecimento do céu, a olho nu ou com telescópio: chama-se stellarium.

Ele costumava estar disponível em www.stellarium.org. Não tenho como ver daqui se a página ainda está no ar, mas é muito, muito legal.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 16 de Janeiro de 2008, 13:31:27 »
Tem um programa muito legal que pode ajudar na observação e reconhecimento do céu, a olho nu ou com telescópio: chama-se stellarium.

Ele costumava estar disponível em www.stellarium.org. Não tenho como ver daqui se a página ainda está no ar, mas é muito, muito legal.

Está disponível sim.

Se não morasse em SP, comprava um telescópio para me divertir.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 16 de Janeiro de 2008, 13:39:24 »

Está disponível sim.

Se não morasse em SP, comprava um telescópio para me divertir.

Esse aqui faz mais sucesso entre a galera aficcionada: Cartes du Ciel

http://www.stargazing.net/astropc/pindex.html

- é freeware; código aberto;
- tem uma versão em português, com manual;
- atualizações on line;
- 15 catálogos de estrelas, enxames estrelares, nebulosas e galáxias; planetas, asteróides e cometas.
- tem uma série de programas complementares.

"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Janeiro de 2008, 13:41:03 »
Obrigado pela dica HSette, o stellarium eu já baixei e gostei muito dele, vou testar o Cartes du Ciel também.

Donald Kendall

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #21 Online: 16 de Janeiro de 2008, 14:30:23 »
O stellarium (ainda está na versão 0.8?) é muito bonito, mas dá um certo trabalho colocar as coordenadas de sua posição. Esse cartes du ciel parece mais leve.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #22 Online: 16 de Janeiro de 2008, 16:16:20 »
Obrigado pela dica HSette, o stellarium eu já baixei e gostei muito dele, vou testar o Cartes du Ciel também.

Tenho esse, mas eu gostei mais do Starry Night :vergonha: (achei mais fácil de usar e com mais detalhes)

http://www.starrynight.com/products.html

Não é free, mas tem no e-mule :)

Aliás esses dias estava me divertindo vendo como estava o céu nas datas prováveis do aparecimento do sinal da cruz visto por Constantino :wink: (acho que o Carlos salvou a imagem, era uma conformação planetária e realmente parece uma cruz)

Interessante que foi esse suposto milagre que transformou o cristianismo, enfim ::)

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 17 de Janeiro de 2008, 10:49:12 »
Legal o starrynight, obrigado pelo link, ele parece ser bem melhor do que os outros.

O stellarium (ainda está na versão 0.8?) é muito bonito, mas dá um certo trabalho colocar as coordenadas de sua posição. Esse cartes du ciel parece mais leve.

O stellarium esta na versão 0.9.0

Donald Kendall

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!