Autor Tópico: Mulheres desafiam Vaticano e se ordenam sacerdotes no Canadá  (Lida 1269 vezes)

Skorpios

• Visitante
Mulheres desafiam Vaticano e se ordenam sacerdotes no Canadá
« Online: 09 de Junho de 2005, 14:36:22 »
da France Presse, em Ottawa

Oito canadenses e uma americana se preparam para desafiar o Vaticano quando forem ordenadas sacerdotes e diáconos, no mês que vem, em águas do rio St. Lawrence no Canadá. Elas serão as primeiras na América do Norte a assumir essa condição.

A cerimônia, não aprovada pelo Vaticano, terá lugar em 25 de julho perto de Gananoque, leste de Canadá, ao final de uma conferência sobre o assunto na Universidade de Carleton em Ottawa.

Os organizadores preferiram realizar a cerimônia num posto do rio St. Lawrence na fronteira entre Estados Unidos e Canadá, onde não há jurisdição de nenhuma diocese, para não haver interferência.

"Acho que é hora de dar esse passo", disse a ex-freira Michele Birch-Conery, 65, ordenada diácono no ano passado na Europa.

Recentemente, 14 mulheres foram ordenadas na Europa em cerimônias similares, também celebradas sobre rios, e outras 65 o farão em breve.

O Vaticano rejeitou o sacerdócio feminino e excomungou em 2003 as primeiras sete mulheres sacerdotes, ordenadas sobre o rio Danúbio, entre a Alemanha e a Áustria.

Bispos

Apesar da decisão do Vaticano, duas delas, a austríaca Christine Mayr-Lumetzberger e a alemã Gisela Forster, foram depois secretamente ordenadas bispos, afirmou Birch-Conery.

Essas duas mulheres bispos oficiarão as ordenações no rio St. Lawrence.

"Os ensinamentos da Igreja são claros. Só os homens podem ser ordenados", disse monsenhor Serge Poitras da Nunciatura Apostólica de Ottawa, sublinhando que o papa João Paulo 2º, morto em abril passado, tratou do assunto em 1994.

"As pessoas podem fazer o que quiser. Não temos um Exército. Não iremos atrás. Tudo o que podemos fazer é lamentar tais desafios à doutrina eclesiástica", disse.

Cerca de 220 pessoas assistirão à cerimônia a bordo da embarcação que geralmente transporta turistas pelas pitorescas ilhas do rio St. Lawrence.

Algumas mulheres são divorciadas, outras casadas. Não se leva em conta o celibato ou a orientação sexual, mas sim os anos de estudos de teologia como pré-requisito, disse Birch-Conery.

Depois de ordenadas, não terão uma congregação a seu dispor nem oficiarão liturgias.

http://noticias.bol.com.br/mundo/2005/06/09/ult94u84565.jhtm

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re.: Mulheres desafiam Vaticano e se ordenam sacerdotes no C
« Resposta #1 Online: 09 de Junho de 2005, 15:47:48 »
Pelo visto eu não entendo mesmo de ICAR.  Pensei que, mesmo estando fora da jurisdição de alguma paróquia, elas precisariam ser ordenadas por algum padre específico já ordenado.

Além disso, se algumas delas são casadas, o Vaticano não pode simplesmente impedir que elas exerçam a atividade clerical?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Skorpios

• Visitante
Re: Re.: Mulheres desafiam Vaticano e se ordenam sacerdotes
« Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2005, 16:00:00 »
Citação de: Mr.Hammond
E..?

Só achei interessante . Não entendo nada da ICAR e não sabia que o Tião Bento enfrentava o mesmo problema que o Lulala (dissidencia dentro do próprio partido)  :twisted:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2005, 16:18:09 »
Uma organização como a ICAR sempre terá muita dissidência interna.  É inevitável.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2005, 16:23:00 »

Mulher é ordenada padre em cerimônia secreta

BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com
Londres - Uma mulher foi ordenada padre em uma cerimônia secreta presenciada pela BBC em uma capela católica particular na Europa Central. A reportagem da BBC foi autorizada a presenciar a cerimônia com a condição de não revelar o local exato onde o evento foi realizado, e não identificar a mulher ordenada. A cerimônia - que não é reconhecida pelo Vaticano - ocorreu cerca de dois meses depois da escolha do cardeal Joseph Ratzinger como Papa Bento XVI.

Cerca de uma dúzia de homens e mulheres participaram da ordenação e as palavras ditas eram quase idênticas às definidas pela Igreja Católica Apostólica Romana para tal ritual. Antes da solenidade, a jovem ordenada padre admitiu que estava preocupada com o desafio feito à Igreja. "Mas eu espero que dentro de cinco anos, dez anos, as coisas mudarão, porque há muitas mulheres que gostariam de seguir o mesmo caminho e o caminho será um pouco melhor para elas."

Ela pediu para não ser identificada, por medo de perder seu emprego como professora de educação religiosa. Há três anos, Ratzinger, então chefe da Congregação para a Doutrina da Fé, excomungou sete mulheres que haviam sido ordenadas em um barco ancorado no rio Danúbio.

"Teologicamente impossível"

Patricia, umas das mulheres que ficaram conhecidas como As Sete do Danúbio, participou, como sacerdote, da cerimônia presenciada pela BBC. Usando o título de bispo, Patricia que foi freira dominicana por 45 anos, defendeu o direito de ordenação das mulheres. "Eu estudei tanto quanto os homens e fui excluída do sacerdócio. É tão injusto", disse Patricia, uma sul-africana branca. "Uma das formas de derrubar um lei injusta é violá-la."

Confrontada com o argumento de que a Igreja diria que as leis de Deus não podem ser questionadas, Patricia argumentou que não há nada nas escrituras que proíba mulheres de ser padres. "É uma lei dos homens, da Igreja, que mudou várias vezes pelos séculos. E uma lei injusta não precisa ser cumprida", argumentou.

O presidente do Conselho Pontífico para a Comunicação Social, arcebispo John Paul Foley, contestou o argumento de Patricia. "Como homem, eu não posso conceber... isso é injusto? Por decisão divina... não há diferença."

Segundo Foley, como é biologicamente impossível para um homem conceber, é "teologicamente impossível" que uma mulher seja padre. Foley afirmou que a cerimônia presenciada pela BBC não era "apenas ilícita, mas inválida".

http://www.estadao.com.br/internacional/noticias/2005/jun/23/154.htm

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2005, 17:17:00 »

BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com

:lol:
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!