c - tivéssemos uma cláusula de barreira decente para extingüir de uma vez os partidos nanicos.
E por que não permitir candidaturas independentes?
Não tenho nada contra candidaturas independentes, que considero até saudáveis. Incomodam-me as legendas de aluguel. Você tem alguma sugestão de ficar com o primeiro e eliminar o segundo?
Entao porque estamos andando para tras agora?
Estamos?
Bom, longe de mim defender o governo Lula, mas não estamos andando para trás. Não estamos andando tão rápido para frente quanto deveríamos, mas não estamos regredindo.
Apelar para o voto censitário, para mim, é o mesmo que tratar alguns cidadãos como incapazes; como crianças que não sabem fazer nada sem a supervisão paterna. E o Estado brasileiro é paternalista demais, já, obrigado

(Por isso, aliás, que sou contra o voto e o serviço militar obrigatórios).
(...)queria ver um "lula" ser eleito nesse caso.
Dependendo, ia acontecer de novo. O Lula é muito mais popular e tem muito mais votos do que pensam algumas pessoas. Não custa lembrar que o Alckmin, por exemplo, teve MENOS votos no 2o turno do que no primeiro.
O problema não é apenas o Lula, o problema não é apenas o PT. Somos todos nós. E isso não tem lei, nem decreto, nem voto censitário que resolva. Mas um bom ensino é um começo, como você citou