Olá amigos,
O título acima precisaria de um livro para ser devidamente explorado. Mas eu, na minha humilde posição de observador da realidade, tirei algumas conclusões. Primeiramente quando falo em ser rico quero dizer que não é receber herança, ou ganhar na loteria, estou falando de "construção de riqueza" no sentido de conquista, mérito etc. Mas porque é tão difícil ser rico e tão mais fácil ser pobre? Acredito que uma parte da resposta está na taxa de poupança, quando menos poupança um individuo possui, mais dificil vai ser ele montar qualquer tipo de empreendimento. Como a maioria das pessoas não poupa essa é possivelmente uma das causas, mas não a única. Outro grande problema é que as pessoas não se conhecem plenamente, fazem escolhas equivocadas, diz a sabedoria popular que a grande diferença entre as pessoas bem sucedidas e as mal sucedidas, fora a sorte, é que as primeiras descobriram no que elas são realmente boas, ou possuem talento e investiram tudo em cima disso. Ao passo que as mal sucedidas fizeram escolhas ruins, fizeram faculdades as quais não tem vocação nenhuma, investiram em negócios que não conheciam nada. Enfim não descobriram no que eram boas e fizeram a escolha errada. Fora isso há também os tradicionais motivos que levam uma pessoa a estagnação: preguiça física ou mental, má sorte, infortúnios na vida, mau casamentos, famílias mal estruturadas, empregos ruins, má administração financeira, endividamento excessivo. Quase todos esses motivos podem ser evitados, mas infelizmente há os desavisados...
Tá... Dira o amigo leitor! Mas qual o segredo de ser rico?
Eu acredito que não há uma fórmula mágica que funcione em todas as situações, mas regras gerais e de bom senso que podem eventualmente ser aplicadas.
Li num livro uma vez, não me lembro o título, acho que falava de globalização, que o grande segredo do momento é identificar oportunidades, deficiências que possam ser corrigidas, serviços ou produtos que as pessoas possam querer. Isso não é uma tarefa fácil, exige observação, análise, bom senso e visão de oportunidade. Dizia o livro que as pessoas estão ansiosas para que se resolvam seus problemas, deêm-lhes mais tempo livre, mais diversão, mais saúde, mais bem estar, menos poluição, mais preservação do meio ambiente, enfim melhorias de vida para o individuo e para a sociedade. Se você, observando a realidade, descobrir uma maneira de ajudar as pessoas, a natureza, as empresas e essa maneira for render dinheiro a você, então a riqueza lhe cairá no colo como mágica.
Bem esse ensaio é humilde e pode conter erros, espero que ao menos ajude os que se interessam pela questão.