Autor Tópico: O que faz com que algumas pessoas se tornem Ricas!  (Lida 2343 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
O que faz com que algumas pessoas se tornem Ricas!
« Online: 04 de Janeiro de 2008, 15:51:00 »
Olá amigos,

O título acima precisaria de um livro para ser devidamente explorado. Mas eu, na minha humilde posição de observador da realidade, tirei algumas conclusões. Primeiramente quando falo em ser rico quero dizer que não é receber herança, ou ganhar na loteria, estou falando de "construção de riqueza" no sentido de conquista, mérito etc. Mas porque é tão difícil ser rico e tão mais fácil ser pobre? Acredito que uma parte da resposta está na taxa de poupança, quando menos poupança um individuo possui, mais dificil vai ser ele montar qualquer tipo de empreendimento. Como a maioria das pessoas não poupa essa é possivelmente uma das causas, mas não a única. Outro grande problema é que as pessoas não se conhecem plenamente, fazem escolhas equivocadas, diz a sabedoria popular que a grande diferença entre as pessoas bem sucedidas e as mal sucedidas, fora a sorte, é que as primeiras descobriram no que elas são realmente boas, ou possuem talento e investiram tudo em cima disso. Ao passo que as mal sucedidas fizeram escolhas ruins, fizeram faculdades as quais não tem vocação nenhuma, investiram em negócios que não conheciam nada. Enfim não descobriram no que eram boas e fizeram a escolha errada. Fora isso há também os tradicionais motivos que levam uma pessoa a estagnação: preguiça física ou mental, má sorte, infortúnios na vida, mau casamentos, famílias mal estruturadas, empregos ruins, má administração financeira, endividamento excessivo. Quase todos esses motivos podem ser evitados, mas infelizmente há os desavisados...
Tá... Dira o amigo leitor! Mas qual o segredo de ser rico?
Eu acredito que não há uma fórmula mágica que funcione em todas as situações, mas regras gerais e de bom senso que podem eventualmente ser aplicadas.
Li num livro uma vez, não me lembro o título, acho que falava de globalização, que o grande segredo do momento é identificar oportunidades, deficiências que possam ser corrigidas, serviços ou produtos que as pessoas possam querer. Isso não é uma tarefa fácil, exige observação, análise, bom senso e visão de oportunidade. Dizia o livro que as pessoas estão ansiosas para que se resolvam seus problemas, deêm-lhes mais tempo livre, mais diversão, mais saúde, mais bem estar, menos poluição, mais preservação do meio ambiente, enfim melhorias de vida para o individuo e para a sociedade. Se você, observando a realidade, descobrir uma maneira de ajudar as pessoas, a natureza, as empresas e essa maneira for render dinheiro a você, então a riqueza lhe cairá no colo como mágica.
Bem esse ensaio é humilde e pode conter erros, espero que ao menos ajude os que se interessam pela questão.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
Re: O que faz com que algumas pessoas se tornem Ricas!
« Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2008, 11:36:57 »
Estudo: milionários representam 0,06% da população

Levantamento da Merrill Lynch e Cap Gemini aponta que 0,06% da população brasileira é rica. Ricos de fato são aqueles que têm no banco mais de US$ 1 milhão em investimentos - sem contabilizar bens como imóveis, veículos e obras de arte, por exemplo. Em 2006, o Brasil atingiu o marco de 120,4 mil milionários. Embora pareça irrelevante diante de um universo de 186 milhões de habitantes, o número de endinheirados no País cresceu 10% em um ano. Desde 2004, a velocidade de expansão no topo da pirâmide social impressiona: cerca de 20 novos milionários "são gerados" a cada dia no Brasil.

De acordo com a pesquisa, dois fatores explicam o boom de milionários: a melhoria do cenário econômico e a expansão do mercado de capitais. Com juros mais baixos, inflação controlada e mais segurança jurídica para investir, a rentabilidade das aplicações financeiras aumentou e, com elas, o promissor mercado de gestão de fortunas.

Dados da Associação Nacional dos Bancos de Investimento apontam que a carteira administrada pelos administradores de fortunas passou de R$ 32 bilhões em 2002 para R$ 150 bilhões até o final do ano passado.

O ativo total de milionários da América Latina subiu 23,2% em 2006, crescimento mais rápido que em qualquer outra região do mundo. O número de milionários latino-americanos avançou 10,2%.

Já os ativos capitalizados pelos mais ricos do mundo cresceram 11,4% no período, atingindo US$ 37,2 trilhões, enquanto o número de milionários aumentou 8,3%, para 9,5 milhões. O número de ultra milionários - aqueles com mais de US$ 30 milhões em investimentos - subiu 11,3%, para quase 95 mil.

Crise americana
Os efeitos da crise imobiliária nos Estados Unidos devem, segundo o estudo da Merrill Lynch e Cap Gemini, conter a explosão de fortunas. "Muitas economias devem desacelerar e os riscos de alta dos preços de energia e conflitos geopolíticos são uma ameaça contínua", destaca a pesquisa.

O crescimento deve ser maior no Oriente Médio, 9,5% até 2011, em função da alta do petróleo depois que uma correção no mercado acionário da região reduziu a acumulação de riqueza em 2006.

Fonte : http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200801061049_JBO_60473456&idtel=

Sobre o texto que você postou, é seu ?

“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

rizk

• Visitante
« Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2008, 12:17:12 »
Oras, o que faz ser rico é a capacidade de adiar o prazer.

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2008, 12:56:32 »
O texto é meu, mas utilizei diversas fontes de informação para chegar a essas conclusões, algumas das minhas fontes:

"Investimentos" de Mauro Haufield, "Pai Rico, Pai Pobre" de Robert Kiyosaki, "Os segredos da mente milionária" de T. Harv Eker, "O milionário mora ao lado" de Thomas J. Stanley e William D. Danko, "Empreendedorismo" de José Carlos Dornelas, "Warren Buffet A Formação de um Capitalista Americano" de Roger Lowenstein, artigos das revistas Época, Veja e Exame.

rizk

• Visitante
« Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2008, 13:15:21 »
Yeah, e todos eles dizem basicamente que quem quer tudo pra agora não consegue ficar rico.

O problema, porém, é que se o cidadão se condiciona a agir de tal forma, mesmo quando ele for rico ele não VAI TER O QUE FAZER com o dinheiro. Daí que foi muito barulho por nada. Afinal de contas, ser rico deveria ser um meio, não um fim.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #5 Online: 06 de Janeiro de 2008, 13:24:43 »
Há muitas formas de ficar rico, mas as mais populares ainda são:

-> Enganar o suficiente número de trouxas pagantes.
-> Poupar é uma boa prática, mas o pior investimento mesmo a longo prazo (digo: poupança). Tem que era classe média e virou rico estudando a bolsa e sabendo investir.
-> Inventar algo realmente útil. E patenteá-lo. E não morar na Latrinoamérica, senão é bem provável do governo, agiotas e banco ficarem ricos antes de você

Enfim, pode ser pessimista, mas é isso ...

Obs: na sua bibliografia faltou 'O Segredo', hihihi ...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6 Online: 06 de Janeiro de 2008, 13:26:32 »
Telesena...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline zizu

• Nível 10
  • *
  • FORTUNA FAVET FORTIBUS
« Resposta #7 Online: 06 de Janeiro de 2008, 14:42:43 »
Um fator importante a se considerar é o caminho que o cidadão precisa percorrer para se tornar rico. Para um cara de classe média, por exemplo filho de um pequeno empresário, é bem mais fácil chegar ao topo do que um cara que nasceu na favela filho de um servente. O primeiro certamente terá uma educação formal melhor, terá muito mais oportunidades de se preparar para o mercado, além de já contar com uma herança, ou seja, um capital inicial.
Agora uma fórmula realmente não existe. Eu gostaria de aplicar na Bolsa, mas acho que ficaria louco. A cada oscilação eu ia querer tirar tudo de lá e jogar na poupança. Existem outros tipos de investimento que rendem um pouco mais, como CDB, mas não são lá grande coisa também. E, claro, sempre há a alternativa de abrir uma igreja: custo zero e isenção de impostos. Provavelmente um dos melhores setores do mercado brasileiro depois dos bancos.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #8 Online: 06 de Janeiro de 2008, 15:51:34 »
Há muitas formas de ficar rico, mas as mais populares ainda são:

-> Enganar o suficiente número de trouxas pagantes.
-> Poupar é uma boa prática, mas o pior investimento mesmo a longo prazo (digo: poupança). Tem que era classe média e virou rico estudando a bolsa e sabendo investir.
-> Inventar algo realmente útil. E patenteá-lo. E não morar na Latrinoamérica, senão é bem provável do governo, agiotas e banco ficarem ricos antes de você

Enfim, pode ser pessimista, mas é isso ...

Obs: na sua bibliografia faltou 'O Segredo', hihihi ...

:hihi: Acho que a mais garantida é ter dinheiro!

:P

:? Correndo o risco de estar pensando muito negativamente, me parece que o mais importante é ter QI (Quem Indica).

Você dificilmente vai sair do lugar se não tiver bons contatos, que te auxiliem.  :?

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Janeiro de 2008, 18:17:53 »
Acho que o que o Zizu falou é muito importante, afinal o declive social de quem mora na favela é bem maior! Hoje eu tenho um padrão de vida de classe média, classe A, mas quando era adolescente morei em favela e passei por "maus bocados" que nem gosto de me lembrar. Mas aí é que entra a psicologia do individuo, eu nunca me achei um "derrotado", um "coitadinho" da sociedade. Achava-me plenamente capaz de realizar coisas e conseguir subir na vida! Mas não é fácil! Pois existe um pressão enorme do meio para que você se torne um ninguém, um zero a esquerda. Se não tiver força de vontade não consegue não.
Antes eu não gostava de livros de auto-ajuda, achava aquilo uma enrolação, uma forma sofisticada de tirar tinheiro de tolos, mas depois que começei a ler alguns, minha opinião mudou. Existem bons e maus livros de auto-ajuda, assim como existem bons e maus livros em geral sobre qualquer tema. O que se tem que fazer é "garimpar" e "explorar" os melhores títulos e autores a fim de selecionar o melhor material possível.
Eu particularmente desejo ser rico não só para ter um padrão de vida elevado, mas para poder ajudar outras pessoas. E, modestia a parte, acho que tenho boas chances de conseguir isso, dentro do meu horizonte de expectativa de vida. Posso não conseguir, mas que vou tentar isso lá vou sim...

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Janeiro de 2008, 11:23:52 »
O texto é meu, mas utilizei diversas fontes de informação para chegar a essas conclusões, algumas das minhas fontes:

"Investimentos" de Mauro Haufield, "Pai Rico, Pai Pobre" de Robert Kiyosaki, "Os segredos da mente milionária" de T. Harv Eker, "O milionário mora ao lado" de Thomas J. Stanley e William D. Danko, "Empreendedorismo" de José Carlos Dornelas, "Warren Buffet A Formação de um Capitalista Americano" de Roger Lowenstein, artigos das revistas Época, Veja e Exame.

Obrigado, perguntei só por curiosidade.

Discordo de dois itens que você colocou no texto : famílias mal estruturadas, empregos ruins

Famílias mal estruturadas podem até atrapalhar, mas não impedem necessariamente ninguém de ficar rico, pelo menos essa é a minha opinião, e salvo casos excepcionais (onde existem abusos psicológicos extremos ou abusos físicos) a família até atrapalha (a maioria atrapalha), mas não impede. Mas se tiver exemplos e quiser continuar a discussão deste aspecto, por favor coloque os exemplos ou indique os links.

Empregos ruins : Só se a pessoa continuar no emprego e não procurar nada melhor. (E eu já tive cada emprego ruim...).

Acho que o que o Zizu falou é muito importante, afinal o declive social de quem mora na favela é bem maior! Hoje eu tenho um padrão de vida de classe média, classe A, mas quando era adolescente morei em favela e passei por "maus bocados" que nem gosto de me lembrar. Mas aí é que entra a psicologia do individuo, eu nunca me achei um "derrotado", um "coitadinho" da sociedade. Achava-me plenamente capaz de realizar coisas e conseguir subir na vida! Mas não é fácil! Pois existe um pressão enorme do meio para que você se torne um ninguém, um zero a esquerda. Se não tiver força de vontade não consegue não.
Antes eu não gostava de livros de auto-ajuda, achava aquilo uma enrolação, uma forma sofisticada de tirar tinheiro de tolos, mas depois que começei a ler alguns, minha opinião mudou. Existem bons e maus livros de auto-ajuda, assim como existem bons e maus livros em geral sobre qualquer tema. O que se tem que fazer é "garimpar" e "explorar" os melhores títulos e autores a fim de selecionar o melhor material possível.
Eu particularmente desejo ser rico não só para ter um padrão de vida elevado, mas para poder ajudar outras pessoas. E, modestia a parte, acho que tenho boas chances de conseguir isso, dentro do meu horizonte de expectativa de vida. Posso não conseguir, mas que vou tentar isso lá vou sim...

Sobre os livros de auto-ajuda: Boa sorte com eles, nunca gostei nem da idéia de livros assim.

Sobre ficar rico: Uma coisa que eu vejo pouco nessas conversas é que muita gente quer ser rico, poucos, pouquíssimos realmente QUEREM ficar ricos, ou seja, tem a personalidade necessária para isso. Tem a disposição para fazer planejamento de longo prazo (estou falando em planejamento de 15 ou 20 anos!), força de vontade para persistir na idéia, capacidade de modificar planos em curso devido a mudanças nas circunstâncias de trabalho, e abrir mão de muita, mas muita coisa mesmo, pelo menos durante certo período da vida.  (E pior, esse texto ficou parecendo livro de auto-ajuda  :( ).

E boa sorte no seu projeto de ficar rico, seja isso um fim em si mesmo ou apenas um meio.

Eu particularmente considero riqueza tanto um meio quanto um fim em si mesmo.

Donald Kendall

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Janeiro de 2008, 13:15:31 »
Ricardo, concordo com você que a família e os empregos ruins são mais extorvos do que fatores impeditivos, atrapalham e em alguns casos atrapalham bastante, mas não impedem a pessoa de atingir seus objetivos.
Quanto aos livros de auto ajuda eu discordo, respeitosamente, de você, pois já li ótimos livros de auto ajuda, mas o melhor que li foi "As Quarenta e Duas Leis do Poder" de Robert Greene, um livro, na minha opinião, interessantissimo para quem quer conhecer e adentrar o mundo do poder e suas nuancias.

Marcon

• Visitante
« Resposta #12 Online: 07 de Janeiro de 2008, 13:18:04 »
concordo com oq vc escreveu arquimedes. a riqueza tb consiste em aplicação em novos investimentos diferente do seu, aprimoração do seu negócio e gostar doq faz. sou classe média e estou formando p dar continuidade no empreendimento do meu pai, mas sinceramente ñ me sinto mt a vontade.. por n motivos. talvez esse seja o veredito da minha ñ futura fortuna.

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Janeiro de 2008, 13:25:23 »
Marcon, você gostaria de falar porque motivo você não gosta dos negócios da família? Você poderia investir em outra coisa? Ou viver só de renda de ativos financeiros? Não desperice a oportunidade de adquirir sua independência financeira!
Espero não ter sido muito intrometido... :vergonha:

Marcon

• Visitante
« Resposta #14 Online: 07 de Janeiro de 2008, 13:39:59 »
te falo por mp. abraço

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #15 Online: 07 de Janeiro de 2008, 14:25:21 »
Sei la, as vezes acho que se nos emprenhamos verdadeiramente a ideia de "get rich or die tryin, bitch" se torna possivel para qualque um de nos, pessoas com o nivel de educacao que temos, atingir esse objetivo.

Acho que nao acontece porque apesar de darmos impostancia a riqueza monetaria, temos prioridades diferentes, nao queremos sacrificar o nosso prazer em prol de enriquecer.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #16 Online: 08 de Janeiro de 2008, 07:37:55 »
Ricardo, concordo com você que a família e os empregos ruins são mais extorvos do que fatores impeditivos, atrapalham e em alguns casos atrapalham bastante, mas não impedem a pessoa de atingir seus objetivos.
Quanto aos livros de auto ajuda eu discordo, respeitosamente, de você, pois já li ótimos livros de auto ajuda, mas o melhor que li foi "As Quarenta e Duas Leis do Poder" de Robert Greene, um livro, na minha opinião, interessantissimo para quem quer conhecer e adentrar o mundo do poder e suas nuancias.

Arquimedes, que outros livros de auto-ajuda você achou bons ? Estou escrevendo sobre o assunto e acho bem fascinante.

--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #17 Online: 08 de Janeiro de 2008, 10:08:50 »

Ok, eu respeito sua opinião, é uma questão de gosto mesmo, nunca gostei da idéia de auto ajuda e sim, isso é um preconceito meu. Não é preconceito com que lê esse tipo de livro e sim com o livro em si.

Um outro problema que vejo nos livros de auto ajuda, e isso nos americanos (ou ingleses, ou de qualquer outro país que não o Brasil) é que muitas vezes não se aplicam ao Brasil, falam de realidades totalmente diferentes da nossa e são vendidos como se fossem regras gerais.

Sei la, as vezes acho que se nos emprenhamos verdadeiramente a ideia de "get rich or die tryin, bitch" se torna possivel para qualque um de nos, pessoas com o nivel de educacao que temos, atingir esse objetivo.

Acho que nao acontece porque apesar de darmos impostancia a riqueza monetaria, temos prioridades diferentes, nao queremos sacrificar o nosso prazer em prol de enriquecer.

De acordo. Educação é um fator fundamental e a capacidade de abrir mão de muitas coisas na vida é algo que poucos tem disposição para fazer.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2008, 12:39:23 por Ricardo B. »

Donald Kendall

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #18 Online: 08 de Janeiro de 2008, 12:50:41 »
JCatino,

Eu não li tantos livros de Auto Ajuda, quanto gostaria, mas dois que eu recomendo são "Decifrar Pessoas" de Jo Ellan Dimitrius e "A Arte da Sedução" também de Robert Greene. No Livro "Decifar Pessoas" que é uma mistura de Auto Ajuda com Psicologia a autora ensina técnicas simples para entender e agir de forma correta com cada tipo de pessoa, além de ir um pouco no substrato psicológico de cada individuo. No livro a "Arte da Sedução" o autor explora os grandes tipos sedutores, suas caracteristicas, motivações e técnicas por eles. Ele analisa as técnicas de Casa Nova e outros grandes sedutores. Achei interessante esses dois livros. Espero que ajudem no seu trabalho.

Offline Francielly Pierri

• Nível 15
  • *
  • This is the way the world ends!
« Resposta #19 Online: 08 de Janeiro de 2008, 18:08:35 »
Comprei um bom livro de educação financeira de um professor meu, quero me especializar em finanaças e investimentos!

Acredito que nada mais que trabalho torne uma pessoa rica. O grande segredo é saber trabalhar, ter rede de network, ou criá-la e investir, seja na bolsa se tiver condições de estudar a fundo isso ou num negócio.

A riqueza é muito relativa. Eu serei rica quando tiver minha casa, meu carro e dinheiro pra ir ao cinema e comprar filmes e fazer pelo menos um viajem por ano!

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #20 Online: 08 de Janeiro de 2008, 19:22:41 »
Rico é o que com pouco vive bem.
Não deseje.

Luz

• Visitante
« Resposta #21 Online: 09 de Janeiro de 2008, 15:03:41 »

Verdade, depende do "ponto de vista" - riquesa maior do que ter quase tudo é não precisar de quase nada.  :)

Mas todas as vezes que leio o título, respondo, automaticamente: dinheiro!  :lol:

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #22 Online: 09 de Janeiro de 2008, 16:45:46 »

Verdade, depende do "ponto de vista" - riquesa maior do que ter quase tudo é não precisar de quase nada.  :)

Mas todas as vezes que leio o título, respondo, automaticamente: dinheiro!  :lol:

O texto se refere a riqueza monetaria :lol:

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #23 Online: 09 de Janeiro de 2008, 19:52:59 »
JCatino,

Eu não li tantos livros de Auto Ajuda, quanto gostaria, mas dois que eu recomendo são "Decifrar Pessoas" de Jo Ellan Dimitrius e "A Arte da Sedução" também de Robert Greene. No Livro "Decifar Pessoas" que é uma mistura de Auto Ajuda com Psicologia a autora ensina técnicas simples para entender e agir de forma correta com cada tipo de pessoa, além de ir um pouco no substrato psicológico de cada individuo. No livro a "Arte da Sedução" o autor explora os grandes tipos sedutores, suas caracteristicas, motivações e técnicas por eles. Ele analisa as técnicas de Casa Nova e outros grandes sedutores. Achei interessante esses dois livros. Espero que ajudem no seu trabalho.

Não, esperava recomendações dos mais podres  :twisted:

Um livro que li muito bom e pode ser entendido que é auto-ajuda se chama 'Como lidar com pessoas difíceis'. Dois dois psicólogos, e sem dizê-lo eles são partidários da psicologia evolutiva, porque uma coisa que explicam é que toda personalidade (neurótico, hoje chamado de histrônico, obsessivo, paranóico, esquizóide, etc) se baseia em comportamentos que são saudáveis, quando controlados, e viram doença quando fogem ao controle.

Isto é, ser *um pouco* paraníco é bom, ser disciplinado é bom (o excesso seria ser obsessivo), e assim por diante. Os autores são dois franceses, se um dia voltar neste tópico e estiver na minha casa coloco os nomes dos caras. Cuidado que tem um livro com o mesmo título mas é muito do ruim...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #24 Online: 13 de Janeiro de 2008, 12:30:58 »
Notícia do uol, pertinente ao tópico :

Brasil ganha 60 mil novos milionários em um ano

da Folha Online

Em um ano, o Brasil elevou o número de milionários em 60 mil, segundo levantamento do BCG (The Boston Consulting Group) publicado em reportagem da edição dominical da Folha (íntegra do texto para assinantes do jornal e do UOL). No ano passado, havia 190 mil milionários no país. Em 2006, eles eram 130 mil --expansão de 46,1%.

A fortuna desses milionários está estimada em aproximadamente US$ 675 bilhões, o que equivale a praticamente metade do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Para o BCG, milionários são aqueles que têm mais de US$ 1 milhão aplicado no mercado financeiro.

André Xavier, sócio-diretor do BCG no Brasil, diz que, para identificá-los, os especialistas entrevistaram gestores de fortunas de 111 instituições financeiras em 60 países. Foi a primeira vez que uma equipe veio pessoalmente ao Brasil para fazer o levantamento.

Entre os fatores que explicam a explosão do grupo dos milionários no Brasil estão a expansão de empresas negociadas na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) em 2007, a valorização do real e os investimentos estrangeiros diretos.

O bom momento da construção civil, o fortalecimento do agronegócio no Centro-Oeste e os negócios relacionados à produção de álcool, na região Sudeste, também fizeram novos milionários, segundo os bancos de investimentos consultados.

Além disso, cresceu o time de executivos brasileiros em companhias estrangeiras recebendo parte dos salários em ações da empresa.

Ranking

Além de ser um dos países em que o número de milionários mais cresce no mundo, o Brasil é o segundo na lista dos países onde as fortunas se multiplicam mais rapidamente.

De acordo com o levantamento do BCG, nos últimos seis anos, os investimentos dos brasileiros com mais de US$ 1 milhão aumentaram a um ritmo anual médio de 22,4%, índice que só perdeu para o da China, onde as riquezas inflaram 23,4% no mesmo período.

Os especialistas do BCG detectaram ainda uma mudança de comportamento dos milionários brasileiros. Boa parte deles já prefere investir no próprio país a procurar aplicações no exterior, como fundos "off- shore" e títulos do governo norte-americano.

fonte : http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u362928.shtml

Donald Kendall

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!