Ola pessoal,
Estou reunindo arquivos sobre todas as religioes que consigo encontrar, inspirado por parte em uma discussao aqui no forum onde o Dantes disse ser Ateista e Budista e entao eu percebi como sabia pouco sobre outras religioes fora o catolicismo. Entao na minha pesquisa, encontrei muitas coisas interessantes, estudos sobre a Kabbalah e busca pelo Nirvana dentro do judaismo. E' claro que eu nao poderia deixar de fora o Satanismo, e entao, encontrei coisas muito interessantes.
Eu acho que o Satanismo que e' abominado e dito ser o mesmo tipo de coisa que o Teismo, acredito ser o de LaVey, que inclui a bilbica satanica e todo o resto.
O Satanismo que despertou o meu interesse foi o Satanismo Ateista, que tem seus conceitos baseados na crenca em um deus e no hedonismo, defendendo que o hedonismo deve ser mais importante do que qualquer lei ou moral.
Satan significa opositor, adversário, e até, acusador. Muitos confundem Satan com Lucifer e pensam que são dois, ou um, com denominações diferentes, mas na verdade, Satan não é nada mais nada menos, que nós próprios. O verdadeiro adversário, o opositor, é o homem, e o homem, desta forma, é Satan.
O por que disto ser assim, deve-se a isto: Desde o princípio que as mentes despertas para a realidade opõem-se ao conceito de fé e Deus e isto é inerente áqueles que despertaram para a verdade Satanica, uma vez que a fé é o ultimo bastião da ignorância e está o mais distante possível do verdadeiro conhecimento, pois ter fé é crer sem ter provas cabais acerca daquilo em que se crê, e portanto, estupidez.
O Satanismo está restrito á Terra e á vida, e vê esta vida como a única existência que há, devendo por isto ser aproveitada ao máximo. É a religião da carne e do ego e está intrinsecamente ligada ao Homem, e assim é desde a Criação.
Lendo varios posts como esse, no forum:
http://www.apsatanismo.org/forum/Pelo o que eu entendi esse Satanismo se caracteriza principalmente por individualismo, Hedonismo, ateismo e em difenrentes casos abriga a falta de etica, falta de moral entre outros.
Dessa maneira eu achava que esse satanismo, assim como o Ateismo e o agnosticismo, nao poderia ser classificado como religiao, mas sim como uma filosofia.
Mas corrijam me se eu estiver enganado, o Budismo nao afirma a crenca em nenhuma dividade, apenas segue os ensinamentos de Buda, e ainda sim, e' classificado como religiao...
Portanto, onde esta a linha que determine se algo e' uma religiao ou nao, nao e' o fato de acreditar em algum deus?
Bom, estudando mais esse satanismo vejo que os tipos de satanismo tambem se misturam, li posts de pessoas dizem que lendo a Biblia Satanica de de LaVey a pessoa encontra a si mesma e coisas do tipo, isso me pareceu o mesmo tipo de coisa que teistas fazem ao tentar evitar a descreditacao da biblia que admite o impossivel.
Eu li tambem, an Biblia Satanica varias passagens que professam misticismo, magia entre outros.
Acredito que a Biblia Satanica e' o mesmo tipo de coisa que a Bilia crista, livros cheios de misticismo e historias impossiveis.
O que me interessou foi o Satanismo Ateista, que me parece uma ramificacao do ateismo adiconando certo valores ou a falta de outros.
Nao e' como se estivesse enteressado em me tornar Satanista Ateista, mesmo porque isso nao faria nenhum sentido para mim, sendo agnostico, mas me identifiquei com algumas das morais e conceitos eticos (ou a falta deles).
Seria o satanismo entao, uma ramificacao do ateismo ou uma veneracao do capeta?