Autor Tópico: Satanismo  (Lida 2653 vezes)

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
Satanismo
« Online: 04 de Janeiro de 2008, 17:21:42 »
Ola pessoal,

Estou reunindo arquivos sobre todas as religioes que consigo encontrar, inspirado por parte em uma discussao aqui no forum onde o Dantes disse ser Ateista e Budista e entao eu percebi como sabia pouco sobre outras religioes fora o catolicismo. Entao na minha pesquisa, encontrei muitas coisas interessantes, estudos sobre a Kabbalah e busca pelo Nirvana dentro do judaismo. E' claro que eu nao poderia deixar de fora o Satanismo, e entao, encontrei coisas muito interessantes.

Eu acho que o Satanismo que e' abominado e dito ser o mesmo tipo de coisa que o Teismo, acredito ser o de LaVey, que inclui a bilbica satanica e todo o resto.

O Satanismo que despertou o meu interesse foi o Satanismo Ateista, que tem seus conceitos baseados na crenca em um deus e no hedonismo, defendendo que o hedonismo deve ser mais importante do que qualquer lei ou moral.

Satan significa opositor, adversário, e até, acusador. Muitos confundem Satan com Lucifer e pensam que são dois, ou um, com denominações diferentes, mas na verdade, Satan não é nada mais nada menos, que nós próprios. O verdadeiro adversário, o opositor, é o homem, e o homem, desta forma, é Satan.

O por que disto ser assim, deve-se a isto: Desde o princípio que as mentes despertas para a realidade opõem-se ao conceito de fé e Deus e isto é inerente áqueles que despertaram para a verdade Satanica, uma vez que a fé é o ultimo bastião da ignorância e está o mais distante possível do verdadeiro conhecimento, pois ter fé é crer sem ter provas cabais acerca daquilo em que se crê, e portanto, estupidez.

O Satanismo está restrito á Terra e á vida, e vê esta vida como a única existência que há, devendo por isto ser aproveitada ao máximo. É a religião da carne e do ego e está intrinsecamente ligada ao Homem, e assim é desde a Criação.

Lendo varios posts como esse, no forum:

http://www.apsatanismo.org/forum/

Pelo o que eu entendi esse Satanismo se caracteriza principalmente por individualismo, Hedonismo, ateismo e em difenrentes casos abriga a falta de etica, falta de moral entre outros.

Dessa maneira eu achava que esse satanismo, assim como o Ateismo e o agnosticismo, nao poderia ser classificado como religiao, mas sim como uma filosofia.

Mas corrijam me se eu estiver enganado, o Budismo nao afirma a crenca em nenhuma dividade, apenas segue os ensinamentos de Buda, e ainda sim, e' classificado como religiao...

Portanto, onde esta a linha que determine se algo e' uma religiao ou nao, nao e' o fato de acreditar em algum deus?

Bom, estudando mais esse satanismo vejo que os tipos de satanismo tambem se misturam, li posts de pessoas dizem que lendo a Biblia Satanica de de LaVey a pessoa encontra a si mesma e coisas do tipo, isso me pareceu o mesmo tipo de coisa que teistas fazem ao tentar evitar a descreditacao da biblia que admite o impossivel.
Eu li tambem, an Biblia Satanica varias passagens que professam misticismo, magia entre outros.

Acredito que a Biblia Satanica e' o mesmo tipo de coisa que a Bilia crista, livros cheios de misticismo e historias impossiveis.

O que me interessou foi o Satanismo Ateista, que me parece uma ramificacao do ateismo adiconando certo valores ou a falta de outros.

Nao e' como se estivesse enteressado em me tornar Satanista Ateista, mesmo porque isso nao faria nenhum sentido para mim, sendo agnostico, mas me identifiquei com algumas das morais e conceitos eticos (ou a falta deles).

Seria o satanismo entao, uma ramificacao do ateismo ou uma veneracao do capeta?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Satanismo
« Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2008, 17:31:23 »
'Perde seu tempo não, filho... satanismo é falta do que fazer, só isso.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2008, 17:41:47 »
'Perde seu tempo não, filho... satanismo é falta do que fazer, só isso.

...quantas vezes ja nao vimos dizerem o mesmo de ateistas? :)

Pre-conceito...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2008, 17:52:36 »
Não, é só conceito.  Eu pesquisei o bastante para formar uma opinião.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2008, 18:18:08 »

Se e' o caso, voce se incomodaria de postar uma resposta que justifique sua afirmativa? :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2008, 18:23:28 »

Se e' o caso, voce se incomodaria de postar uma resposta que justifique sua afirmativa? :)

Ok.  Em primeiro lugar, o Satanismo não tem autonomia verdadeira; ele pouco mais é do que um estilo artístico baseado na oposição a uma variedade um tanto tosca de valores cristãos.  Serve um pouco como um alerta contra os excessos de um segmento do Cristianismo, nesse sentido.

Na prática o Satanismo acaba servindo para alimentar egos tanto quanto qualquer outra religião, com a desvantagem de não encorajar muitas das características positivas que há no Cristianismo.  Não é sem motivo que ele frequentemente é visto como capricho de adolescentes revoltados.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2008, 18:40:15 »

Ok.  Em primeiro lugar, o Satanismo não tem autonomia verdadeira; ele pouco mais é do que um estilo artístico baseado na oposição a uma variedade um tanto tosca de valores cristãos.  Serve um pouco como um alerta contra os excessos de um segmento do Cristianismo, nesse sentido.

Na prática o Satanismo acaba servindo para alimentar egos tanto quanto qualquer outra religião, com a desvantagem de não encorajar muitas das características positivas que há no Cristianismo.  Não é sem motivo que ele frequentemente é visto como capricho de adolescentes revoltados.

hum...

Voce fala apenas do de LaVey ou de qualquer forma?   

Ei! Como assim capricho de adolescente revoltados!? Foi exatamente o que ouvi do meu pai ao dizer que nao acreditava em deus!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 04 de Janeiro de 2008, 18:54:14 »

No duro, qualquer forma.  Não há um motivo  defensável para usar qualquer variedade do conceito de Satã.

Ei! Como assim capricho de adolescente revoltados!? Foi exatamente o que ouvi do meu pai ao dizer que nao acreditava em deus!

Mas são coisas bem diferentes.  É verdade que alguns confundem os dois, mas são diferentes.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #8 Online: 04 de Janeiro de 2008, 19:52:42 »

No duro, qualquer forma.  Não há um motivo  defensável para usar qualquer variedade do conceito de Satã.

Isso e' mesmo verdade, tem um topico nesse forum Satanista chamado: "Porque satanismo e nao qualquer outro nome?"

Onde um membro propoe que o conjunto de ideias o qual ele pensa ser o satanismo (Satanismo Ateista) nao deveria ter uma denominacao que envolva a Satan pois o conjunto de ideias nao tem ligacao com o personagem.

Mas tambem e' uma asossicao relativamente comum, como naquelas falas de idosos, que hedonistas sao do demonio. Como um personagem no filme Akira diz.

Entao talvez o nome tenha vindo de tal associacao, mesmo porque, exitem varias ligacoes do capeta com o hedonismo, como aqueles personagens que sao o demonio em forma de uma mulher atraente. Mas o nome causa mais prejuizo ao conceito do que beneficio.

Ainda acho os conceitos do Satanismo Ateista interessantes, mas talvez voce esteja certo, do rotulo de satan demonstrar uma certa imaturidade, como em inumeros casos.

Acho que agora entendo o que voce quiz dizer, se os seguidores dessas ideias se submetem a um rotulo com o nome do capeta isso revela que no minimo nao sao tao serios quanto as suas ideias.

Se existisse um mesmo conjunto de ideia como um nome diferente talvez entao, fosse algo mai interessante.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 04 de Janeiro de 2008, 19:57:58 »
Até a imaturidade tem o seu lugar.  Há ocasiões em que ou se choca ou não se consegue entendimento.

Mas _gostar_ de alimentar o estereótipo de que "quem não tem Deus no coração é do demônio", ah, isso eu não gosto mesmo..

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 04 de Janeiro de 2008, 19:59:37 »
Se existisse um mesmo conjunto de ideia como um nome diferente talvez entao, fosse algo mai interessante.

Existem muitos movimentos com muitos nomes por aí... pessoalmente eu ando simpatizando com o Objetivismo de Ayn Rand.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #11 Online: 04 de Janeiro de 2008, 20:06:29 »

Existem muitos movimentos com muitos nomes por aí... pessoalmente eu ando simpatizando com o Objetivismo de Ayn Rand.

Puta que pariu! Essa Ayn Rand e' feia demais! :hihi:

Sua filosofia e sua ficção enfatizam, sobretudo, suas noções de individualismo, egoísmo racional, e capitalismo. Seus romances preconizam o individualismo filosófico e liberalismo econômico. Ela ensinava:

Que o homem deve definir seus valores e decidir suas ações à luz da razão
Que o indivíduo tem direito de viver por amor a si próprio, sem se sacrificar pelos outros e sem esperar que os outros se sacrifiquem por ele
Que ninguém tem o direito de usar força física para tomar dos outros o que lhes é valioso ou de impor suas idéias sobre os outros

Interessante...
Mas me identifico mais com as ideias mais fortes do individualismo do Satanismo Ateista.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!