Autor Tópico: A religião afetando NEGATIVAMENTE juízos morais  (Lida 492 vezes)

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
A religião afetando NEGATIVAMENTE juízos morais
« Online: 07 de Janeiro de 2008, 16:22:03 »
Eu li ontem esta pesquisa no livro do Dawkins, pesquisei na net e felizmente um blogueiro me poupou o trabalho de transcrever o que me interessava para este tópico:

O debate que quero fazer agora é sobre a moralidade da violência bíblica, especialmente a judaica. Faço isso, a partir da publicação do livro de Dawkins. Uma pesquisa que esse cientista evolucionista e biólogo traz à tona foi feita pelo psicólogo israelense George Tamarin.

Trata-se de uma pesquisa feita com mil crianças judaicas, com idades que variam de oito a 14 anos, em idade escolar. É relatada a elas a famosa e bíblica passagem acima transcrita, da conquista de Jericó por Josué. Ao apresentar essa passagem às crianças, Tamarin fez aos estudantes a seguinte pergunta: “Você acha que Josué e os israelitas agiram bem ou não?” as crianças tinham que responder com três alternativas, sendo que “A”, queria dizer “aprovação total; “B” queria dizer “aprovação parcial” e “C” queria dizer “reprovação total”.

Aqui, pasmem, meus leitores, os resultados foram surpreendentes. Derruba por terra completamente a tese de que a bíblia emana moralidades positivas, uma ética nova e justa. Um total de 66% das crianças responderam que aprovavam totalmente a ação de Josué e apenas 26% de reprovação total.

Vejam aqui, para surpresa, alguns comentários de alguns desses jovens:

1. Na minha opinião, Josué e os Filhos de Israel agiram bem e aqui estão as razões: Deus prometera essa terra a eles e deu-lhes permissão para conquistá-la. Se eles não tivessem agido dessa maneira ou não tivessem matado ninguém, haveria o perigo de os Filhos de Israel fossem assimilados pelos góis (como eram chamados os ancestrais dos palestinos pelos judeus);

2. Em minha opinião Josué estava certo ao fazer aquilo, sendo que um dos motivos é que Deus mandou que eles exterminassem o povo para que as tribos de Israel não fossem assimiladas entre eles e aprendessem seus maus hábitos;

3. Josué agiu bem porque o povo que morava na terra era de uma religião diferente e quanto Josué os matou ele varreu a religião deles da face da terra.

Parece incrível, mas essas crianças foram e continuam sendo diuturnamente doutrinadas com essas opiniões, em função das pregações que os rabinos fazem e do que lhes é ensinadas nas escolas rabínicas. Mas, pasmem leitores, vejam que moralidade vem sendo edificada entre os israelenses. A justificativa para o massacre é invariavelmente religioso e se apóia em Deus e em suas decisões e na forma como este se comunica com os seres humanos.

O mesmo psicólogo israelense, Tamarin, como cientista sério, fez um grupo de controle de 168 crianças na mesma faixa etária e apresentou a todas elas a mesma história da conquista, mas ao invés de falar em Josué, ele inventou um general chamado “Lin” e inventou um reino chinês de três mil anos atrás.

Aqui, neste grupo de controle, os resultados foram completamente diferentes. Apenas 7% das crianças judaicas aprovaram a ação do “general Lin”, enquanto nada menos que 75% a reprovaram completamente. Como diz Dawkins, quando a “lealdade” judaica foi removida da equação, a maioria esmagadora das crianças judaicas concordou com “os juízos morais da maioria dos seres humanos modernos teria” .
http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=24848
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
Re: A religião afetando NEGATIVAMENTE juízos morais
« Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2008, 16:33:44 »
Que a biblia tem algumas morais horriveis nos ja sabiamos (vide a historia dos ursos assassinos), mas o que acontece e' que essas coisas sao escondidas ou deturpadas em escritos como a "good new bible" mudando completamente essas historias e as dando um significado, apesar de falso, positivo.

Outra coisa e' que a maioria dos cristaos nem ao mesmo leem a bilbia, ou se leem os padres os enganam sobre o significado da passagem.

Eu acho que apesar de conter morais ruims, a bilbia acaba por nao as professar...

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #2 Online: 08 de Janeiro de 2008, 04:25:27 »
Que a biblia tem algumas morais horriveis nos ja sabiamos (vide a historia dos ursos assassinos), mas o que acontece e' que essas coisas sao escondidas ou deturpadas em escritos como a "good new bible" mudando completamente essas historias e as dando um significado, apesar de falso, positivo.

Outra coisa e' que a maioria dos cristaos nem ao mesmo leem a bilbia, ou se leem os padres os enganam sobre o significado da passagem.

Eu acho que apesar de conter morais ruims, a bilbia acaba por nao as professar...

Muito bom comentário.....

Não há uma moral absoluta, nem mesmo a religiosa.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2008, 17:54:38 »
Postei no RV há algum tempo algo sobre um estudo que dizia que, após ouvirem uma passagem bíblica em que Javé condenava um monte de gente à morte ou algo assim, as pessoas, de acordo com o grau de religiosidade, eram mais ou menos punitivas em um jogo qualquer que jogaram em seguida. Elas tinham a oportunidade de punir os outros jogadores/parceiros com uns ruídos (através de fones de ouvido) em diferentes graus de altura e etc. Tanto incidência e altura era maior nos crentes mais radicais, se bem me lembro.

O estudo não verificou isso, mas acho muito provável que poderia ter um efeito similar com outras coisas, também, para quem não acreditasse em deuses mas de acordo com ideologias e etc, caso fossem "inspirados" com algo mais punitivo com o qual simpatizassem....

Além de talvez o efeito contrário no caso de passagens mais "boazinhas" e ou coisas relacionadas a ideologias também mais de compaixão e etc.

Por outro lado, se esse grau de exposição já tem esse efeito, é assustador pensar no efeito que tem a exposição prolongada por toda a vida das partes mais violentas dos deuses repetidas quase como mantras e etc, especialmente no caso dos muçulmanos fanáticos hoje em dia.... :shock:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!