Autor Tópico: Faculdade: Matemática ou Física?  (Lida 15322 vezes)

Rhyan

• Visitante
Faculdade: Matemática ou Física?
« Online: 08 de Janeiro de 2008, 13:46:33 »
Olá pessoal!

Estou na dúvida se faço Matemática ou Física. O problema é que eu não quero ser professor.

Estou mais inclinado a fazer matemática, mas a física parece ter um espaço mais amplo no mercado.

Sei que no fórum há físicos, não se há matemáticos. Gostaria de saber a opinião de quem é da área!

Obrigado!

Suyndara

• Visitante
Re: Faculdade: Matemática ou Física?
« Resposta #1 Online: 08 de Janeiro de 2008, 13:50:36 »
O campo de pesquisa da Física é mais amplo  :wink:

Mas vc tem que ver se gosta mais de cálculo e algorítmos ou não  :)

Em termos de dificuldade, parece que os cursos se equiparam.

Meio difícil escapar de ser professor, como consultor vc gostaria?  :?

Rhyan

• Visitante
« Resposta #2 Online: 08 de Janeiro de 2008, 13:52:49 »
Não sei, acho que gostaria de trabalhar com pesquisas.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 08 de Janeiro de 2008, 13:54:12 »
Quando você diz "professor" quer dizer apenas do Ensino Médio e Fundamental, ou Superior também?

Imaginando que seja a primeira hipótese, diria que você estará bem servido na Academia qualquer que seja a sua escolha. Se for a segunda, faça Engenharia... :-)

Rhyan

• Visitante
« Resposta #4 Online: 08 de Janeiro de 2008, 14:00:42 »
Falei "professor" em geral mesmo.

O problema é que nunca encontrei uma engenharia que me interessasse.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #5 Online: 08 de Janeiro de 2008, 14:01:03 »
Não sei, acho que gostaria de trabalhar com pesquisas.

Ah tá.

É pq tem muito matemático que se dá muito bem com consultorias, especialmente em estatística ou desenvolvendo algoritmos para programadores :)

Mas o Dbohr tem razão, se quer trabalhar com pesquisa dificilmente consiguirá se esquivar de ser professor (na faculdade, pelo menos).

Para indústrias, eu acho que o ideal são os cursos de engenharias, tem uns mto bons.

[]s

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #6 Online: 08 de Janeiro de 2008, 14:09:38 »
Não tem como. Todas as Universidades que eu conheço exigem (com razão, diga-se) dedicação à docência. Existem certos institutos de pesquisa onde isso não vai ser obrigatório, mas orientação de alunos sempre vai contar pontos na sua carreira acadêmica. E, de novo, é bom que seja assim.

Se de todo você não quiser dar aula, o melhor seria seguir a dica da Suyndara ou procurar melhor nas Engenharias. Alguma coisa você vai achar.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 08 de Janeiro de 2008, 14:35:19 »
Porque não uma engenharia da vida?

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #8 Online: 08 de Janeiro de 2008, 14:37:18 »
Aproveitando o tópico, qual a área de mercado de Física? Eu sei que é bem extensa, mas não tenho idéias de que áreas e de que um físico faria nelas.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #9 Online: 08 de Janeiro de 2008, 14:41:50 »
Aproveitando o tópico, qual a área de mercado de Física? Eu sei que é bem extensa, mas não tenho idéias de que áreas e de que um físico faria nelas.

professor 1ª a 4 ª série...professor 5ª a 8ª serie ...professor Ensino médio e professor de faculdades de Engenharia e afins :P

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #10 Online: 08 de Janeiro de 2008, 14:59:49 »

professor 1ª a 4 ª série...professor 5ª a 8ª serie ...professor Ensino médio e professor de faculdades de Engenharia e afins :P
  |(
  :P

Há também os institutos de pesquisa; a área de P&D (eu mesmo estou participando da seletiva de trainees de uma indústria, esse campo é enorme, principalmente no exterior); os bancos e bancos de investimento que vêm contratando muitos físicos; os hospitais, mediante especialização em física médica (seja auxiliando o médico com diagnóstico e/ou tratamento, seja desenvolvendo melhor aparelhagem); a área de geração de energia...
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Rhyan

• Visitante
« Resposta #11 Online: 08 de Janeiro de 2008, 17:24:53 »
Já ouvi falar de físico que trabalha em hospital.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #12 Online: 08 de Janeiro de 2008, 17:27:15 »
Já existe o curso superior de Física médica inclusive. Algumas amigas minhas já se formaram até.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 08 de Janeiro de 2008, 17:39:28 »
Ouvi dizer que física médica está mais para "Superior em Radiologia" do que para física ou para medicina...

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #14 Online: 08 de Janeiro de 2008, 17:39:51 »
Já trabalhei num fundo de investimento com um físico.

Rhyan, uma dica, a faculdade muito raramente lhe dará uma profissão, mas sim uma formação. Faça o que você quiser que você ache que lhe dê uma boa base e vá para o mercado trabalhar no que lhe interessa.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Shrek

• Nível 06
  • *
  • O ogro
« Resposta #15 Online: 08 de Janeiro de 2008, 18:39:50 »
Para escapar de ser professor o melhor é matemática. Mas se "professor" é só pra fundamental e médio Física seria melhor. É bem mais fácl arranjar bolsa para pós-graduação em física (pelo que andei vendo). Estou no E.M. ainda, pretendo fazer Física (Bach.)

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #16 Online: 08 de Janeiro de 2008, 19:17:18 »
E o que um físico faz em um banco?  :o

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #17 Online: 08 de Janeiro de 2008, 19:32:20 »
E o que um físico faz em um banco?  :o

Fiz estágio no BB e era bastante comum ver historiadores, psicologos (não na area de RH), entre outras profissões trabalhando nas mais diversas áreas do banco.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #18 Online: 08 de Janeiro de 2008, 19:49:07 »
Na faculdade de Física também há cadeiras de Química. Eu poderia trabalhar nas áreas de um químico também?

Offline Biro

• Nível 06
  • *
« Resposta #19 Online: 08 de Janeiro de 2008, 20:39:42 »
Em física tem uma carga muito grande de matematica. Então se você gosta de matematica está bem servido em qualquer um dos cursos.
Quanto a ser professor, todo mundo que trabalha na universidade é professor/pesquisador. Mas talvez mude de ideia quanto a ser professor depois de entrar na faculdade.
Alguns físicos trabalham em banco porque muitas formulas economicas vêm de modelos físicos, então são caras que entendem tanto a formula quanto o porque delas, por isso além de serem otimos com matematica podem tomar decisões entendendo a exencia do que está fazendo. Mas esses funcionarios são um pequeno percentual dos fisicos totais. Não entre no curso com esse emprego em mente.

"Na faculdade de Física também há cadeiras de Química. Eu poderia trabalhar nas áreas de um químico também?"
Pode sim. Apesar de em geral so ter entre 2 a 4 cadeiras de quimica pode sim. Tem o exemplo do professor Walter da UFPE. Bacharel em física e mestrado e doutorado em quimica.
Tambem há o exemplo do professor Henrique, também da UFPE. Bacharel em física, mas seguiu carreira com mestrado e doutorado em matematica. Ao meu ver é comum essa flexibilidade no mundo academico. Basta dedicação. Há o extremo de um cara formado em engenharia eletronica está fazendo um mestrado em física aqui na UFPE.
Cerca de 50% das disciplinas do bacharelado em física são de matematica. Dependendo claro de como você organiza suas eletivas.
Obrigado.
Niveu 3:
Creu creu creu creu

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #20 Online: 08 de Janeiro de 2008, 23:11:22 »
Olá pessoal!

Estou na dúvida se faço Matemática ou Física. O problema é que eu não quero ser professor.

Estou mais inclinado a fazer matemática, mas a física parece ter um espaço mais amplo no mercado.

Sei que no fórum há físicos, não se há matemáticos. Gostaria de saber a opinião de quem é da área!

Obrigado!

O ponto mais importante é: o que você gostaria de fazer?
Que tipo de coisa você gosta e o que se imagina fazendo? Não se preocupe com o mercado, preocupe-se com o que você gosta. Alguém que gosta do que faz sempre é um bom profissional, e p/ esse raramente falta emprego.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!