Autor Tópico: Fair Use e Wikipédia  (Lida 872 vezes)

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
Fair Use e Wikipédia
« Online: 08 de Janeiro de 2008, 23:30:01 »
Estive dando uma olhada ontem no artigo sobre o Liverpoll FC. na edição em inglês, notei que eles ilustraram o artigo com o escudo do clube. Até onde pude entender, eles usam do Fair Use, uma lei amparada nos Estados Unidos e alguns outros países, basicamente diz que é liberado usar uma imagem com copyright se for para um 'uso justo', por exemplo fins educacionais como a Wikipédia.

Já na Wikipédia lusófona aparentemente os administradores não deixam o pessoal usar o Fair Use, por mais seja consenso que a edição lusófona é apenas uma entre tantas edições que estão debaixo da propriedade da Wikipedia.org que é norte-americana, portanto seria legal fazer uso desse direito em todas as edições da wikipedia, pois não é a linguagem que define qual legislação seguir, mas sim onde está a origem do projeto, onde está hospedado, onde estão os donos...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Liverpool_FC (não usa Fair Use)
http://fr.wikipedia.org/wiki/Liverpool_Football_Club (Fair Use)
http://en.wikipedia.org/wiki/Liverpool_F.C. (Fair Use)
http://it.wikipedia.org/wiki/Liverpool_F.C. (Fair Use)

Marcon

• Visitante
Re: Fair Use e Wikipédia
« Resposta #1 Online: 08 de Janeiro de 2008, 23:41:15 »
e..?

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #2 Online: 08 de Janeiro de 2008, 23:57:00 »
E que a Wikipédia lusófona tá perdendo oportunidade de divulgar mais informações por não aceitar o Fair Use.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2008, 00:22:18 »
A questão não é tão simples quanto parece e esse assunto já foi debatido até a exaustão por lá.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2008, 00:28:50 por Fernando »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #4 Online: 09 de Janeiro de 2008, 00:23:01 »
E por que é mesmo que não usa o Fair Use? Alguém já me disse que aqui no Brasil não existia isso, o que me surpreendeu e não tive como verificar se era verdade...

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #5 Online: 09 de Janeiro de 2008, 00:25:29 »
o Fair use não permite o uso com fins comerciais, tipo voce pode pegar a wikipedia encadernar e vender, fazer um cd integrado a um jogo qq etc etc.

a lusófona tem esse ponto a favor.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2008, 00:32:50 »
Hmmmm... não é que eu considere a argumentação falha, mas não seria isso um certo preciosismo demasiado?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2008, 00:54:21 »
Hmmmm... não é que eu considere a argumentação falha, mas não seria isso um certo preciosismo demasiado?
Não... o wikiquote francês já teve todo o seu conteúdo apagado por questões autorais muito menores do que fair use. A Wikipédia deve ser livre.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #8 Online: 09 de Janeiro de 2008, 00:58:56 »
Então me tira uma dúvida: o Fair Use existe no Brasil, ou não? E na França?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 09 de Janeiro de 2008, 01:12:56 »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #10 Online: 09 de Janeiro de 2008, 01:14:05 »
Valeu, vou dar uma lida.

E agora entendo a pendenga.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #11 Online: 09 de Janeiro de 2008, 03:32:13 »
Fernando,

Mas a Wikipedia.org e seus subdominios estão subordinadas as leis de todos os outros países apenas porque os subdominios estão na língua deles? A Wikipedia tem alguma filial ou servidor no Brasil?

Pergunto isso porque a Google, em todos (ou maioria) seus serviços têm traduções para o Português (YouTube) por exemplo, mas quando há problemas judiciais quem é acionado é a Google Inc, nos Eua, e obedece apenas as leis do estado da Califórnia.

Interessante o link que você postou, mas não sanou minha dúvida. Essas discussões que você comentou são dos adms da Wikipedia? Está aberto ao público ler isso?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 09 de Janeiro de 2008, 03:36:07 »
A legislação que permite o fair use não é universal, e especificamente no Brasil não existe.

Por isso, independentemente do que se decida sobre os direitos da Wikipedia em si, produtos derivados dela não terão como se beneficiar do Fair Use aqui no Brasil e em muitos outros países.

É uma restrição de aplicabilidade da Wikipedia, o que vai contra a filosofia básica da mesma de uso amplo e irrestrito, por isso muitos querem evitá-la.  É o motivo por que votei contra Fair Use na Wiki lusófona.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #13 Online: 09 de Janeiro de 2008, 03:45:34 »
Luis,

Mas o alcance da lei é universal, acho que ficaria impedido seu uso apenas se o dito site estivesse hospedado no Brasil ou em algum país que não possui esse tipo de licença. Que parece não ser o caso da Wikipedia.

Eu fico intrigado, pois se for assim eu ficaria impedido de criar um site hospedado nos EUA usando os beneficios da Fair Use apenas porque ele está em outra lingua, diferente do inglês? É isso?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 09 de Janeiro de 2008, 03:52:55 »
Luis,

Mas o alcance da lei é universal, acho que ficaria impedido seu uso apenas se o dito site estivesse hospedado no Brasil ou em algum país que não possui esse tipo de licença. Que parece não ser o caso da Wikipedia.

Eu fico intrigado, pois se for assim eu ficaria impedido de criar um site hospedado nos EUA usando os beneficios da Fair Use apenas porque ele está em outra lingua, diferente do inglês? É isso?

Há uma certa controvérsia a esse respeito.

Mas no caso não chega a ser relevante, porque o problema maior é o que pode ser feito não com a Wikipedia em si, mas com produtos que a usem como fonte.   Um CD-ROM, livro ou outra obra intelectual comercial pode ser feita usando o conteúdo da Wikipedia, e nesse caso não importa se o conteúdo estava originalmente protegido por cláusulas de "Fair Use"; a obra derivada não estará e pode potencialmente desrespeitar direitos autorais.

Ficou claro?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #15 Online: 09 de Janeiro de 2008, 07:54:33 »
O que é mais um item na minha lista sempre crescente de desagravos por conta de leis de proteção de propriedade intelectual...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 09 de Janeiro de 2008, 15:08:47 »
Fernando,

Mas a Wikipedia.org e seus subdominios estão subordinadas as leis de todos os outros países apenas porque os subdominios estão na língua deles? A Wikipedia tem alguma filial ou servidor no Brasil?
Não que eu sabia.

Interessante o link que você postou, mas não sanou minha dúvida. Essas discussões que você comentou são dos adms da Wikipedia? Está aberto ao público ler isso?
Sim, estão... arquivados em diversas discussões nas Esplanadas, discussões de usuários e até no Meta.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!