Autor Tópico: "Não há um mundo quântico" - Niels Bohr  (Lida 890 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
"Não há um mundo quântico" - Niels Bohr
« Online: 09 de Janeiro de 2008, 18:20:19 »
Uma citação curiosa que encontrei.

"There is no quantum world. There is only an abstract physical description. It is wrong to think that the task of physics is to find out how nature is. Physics concerns what we can say about nature..."

As quoted in "The philosophy of Niels Bohr" by Aage Petersen, in the Bulletin of the Atomic Scientists Vol. 19, No. 7 (September 1963); The Genius of Science: A Portrait Gallery (2000) by Abraham Pais, p. 24, and Niels Bohr: Reflections on Subject and Object (2001) by Paul. McEvoy, p. 291

http://en.wikiquote.org/wiki/Niels_Bohr

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: "Não há um mundo quântico" - Niels Bohr
« Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2008, 06:56:25 »
Concordo com ele. A Natureza é o que é, independente dos modelos que usemos para descrevê-la. E quaisquer modelos que criemos, por mais refinados que sejam, continuarão a ser apenas uma aproximação. Logo, o mais que a Física pode fazer é descrever a Natureza, não dizer que ela é assim ou assado.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2008, 11:02:44 »
Concordo com ele. A Natureza é o que é, independente dos modelos que usemos para descrevê-la. E quaisquer modelos que criemos, por mais refinados que sejam, continuarão a ser apenas uma aproximação. Logo, o mais que a Física pode fazer é descrever a Natureza, não dizer que ela é assim ou assado.

Embora eu concorde com você, Dbohr, penso que o... Bohr ia além disso. Ele parece se referir aa Interpretaçao de Copenhague (IC),
segundo a qual nao faz sentido, por exemplo, nem mesmo dizer que um elétron existe em um dado estado até ele ser observado, e
que é o ato de observaçao que de certa forma "doa" realidade a um sistema.

Um argumento que, penso eu, é mortal para essa interpretaçao é o da "mediçao nula". Isto é, quando o dado da "observaçao" é a nao-detecçao de uma partícula. Mas você deve estar por dentro.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #3 Online: 10 de Janeiro de 2008, 11:04:09 »
Essa é a parte meio que consensual da filosofia do Bohr. Claro que a mecância quântica, a relatividade, e na verdade todas as teorias até então são apenas descrições abstratas cujo objetivo é dizer como a natureza funciona, e não o que ela é. Por isso, qualquer interpretação que tente traduzir em "realidade" a matemática de um teoria é, no mínimo, incompleta[1].

E aí está boa parte da dificuldade em se fazer divulgação de qualidade

Aliás, costumo dizer pros meus alunos, quando me perguntam "o que é alguma coisa" que , pelo menos na física, o que "é" uma coisa, é menos importantes do que como essa coisa se comporta.

O problema é até onde ele vai com a última parte:
"...Physics concerns what we can say about nature..."
Se bem me lembro, o Bohr chegava ao ponto de afirmar (principalmente quando começaram a surgir ressalvas conceituais à mecânica quântica) que só poderíamos "fazer certas perguntas à natureza" e teríamos de nos conformar que para outras perguntas não teríamos respostas...

[1]ainda que o desenvolvimento da matemática tenha sido, a priori, inspirada pela interpretação.

Um argumento que, penso eu, é mortal para essa interpretaçao é o da "mediçao nula". Isto é, quando o dado da "observaçao" é a nao-detecçao de uma partícula. Mas você deve estar por dentro.
É mesmo.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2008, 11:06:45 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2008, 11:11:24 »
Eu concordo com o Bohr original (hehehe) no sentido em que ele diz que o Mapa Não é o Território (tm). Mas tem muitas coisas na IC que me parecem muito mais uma tentativa de varrer as perguntas incômodas para baixo do tapete do que uma interpretação de fato.

Como eu disse na minha recente entrevista para o Mestrado, ainda que saibamos que nunca vamos achar A resposta ou A interpretação correta dos fenômenos quânticos, isso não deveria nos impedir de continuar nos perguntando... ou, no caso, de tentar descrever a Natureza da melhor maneira :-)

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Janeiro de 2008, 12:55:14 »
Pessoal....É só o vento lá fora!... :idea:
Algo que nunca aceito para a ciência são os "por ques", "COMO" é o que procuramos. Eu não entendia como a gravidade atraía corpos de diferentes massas na mesma velocidade até entender como acontecia!...De nada adiantaria um "por que a gravidade....", afinal a resposta poderia ser simples: Não sei, só sei que é assim!....mas aplicar o "como faz" nos leva a diferentes formas de chegar a uma conclusão(nem sempre)melhor.
Nunca vou desistir do saber, mesmo que digam que nada mais há para se descobrir, vou atrás do meu sonho de entender o que nos faz tudo e não o nada e onde foi parar minha anti-Lara(esta parte é brincadeirinha!).....Agora eu tenho ajuda!....mas não vou revelar quem é esta maravilhosa pessoa!... 8-) apesar dele estar bem pertinho agora!..rsrs :wink:

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2008, 16:57:13 »
Bohr estava certo: não há um mundo quântico. Há um mundo, que pode (ou não) ser adequadamente descrito pela física quântica. O que muita gente quer dizer quando fala "mundo quântico" é referir-se aos fenômenos que ocorrem numa escala atômica e sub-atômica.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Artefacts.of.Chaos

• Nível 10
  • *
  • O mundo real é uma exceção!
« Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2008, 14:57:52 »
não há um mundo quantico porque um universo é exatamente igual a um átomo, é um padrão..., eu vi uma vez um documentário que era narrado pelo Morgan Freeman que falava sobre isso, viagem fantástica acho que é o nome... sobre  o universo, aí íamos dando zoom e zoom e zoom até que chegávamos a um átomo, e as características eram todas iguais, exceto o tamanho.
Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!