Autor Tópico: Exame 'poderá detectar câncer de mama pela saliva'  (Lida 1411 vezes)

Suyndara

• Visitante
Exame 'poderá detectar câncer de mama pela saliva'
« Online: 11 de Janeiro de 2008, 15:06:43 »
Cientistas americanos estão desenvolvendo um novo exame que poderá detectar a presença do câncer de mama por meio da análise da saliva das pacientes, sugere um estudo publicado na revista científica Cancer Investigation.

Segundo a pesquisa, a presença do câncer de mama produz uma mudança na quantidade e nas características das proteínas encontradas nas glândulas salivares.

O novo exame, que está sendo desenvolvido no Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, poderia identificar a quantidade de proteínas na saliva das pacientes para oferecer um diagnóstico precoce da doença.

Para realizar o estudo, os cientistas analisaram amostras da saliva de 30 pacientes. Os resultados identificaram 49 proteínas que diferenciavam as mulheres saudáveis daquelas contaminadas pela doença.

A análise das proteínas da saliva também permitiu distinguir se os tumores nos seios das pacientes eram ou não malignos.

Os pesquisadores afirmam que um protótipo do novo exame está em fase de planejamento.

Dentista
De acordo com Charles Streckfus, que coordenou a pesquisa, o novo exame poderia ser aplicado nas pacientes pelos dentistas.

"A maioria das pessoas, especialmente mulheres e crianças, visitam o dentista muito mais do que qualquer outro médico. A saliva é uma forma não invasiva e rápida para detectar a doença", disse.

Damien Walmsley, assessor científico da British Dental Association, afirmou que na Grã-Bretanha a saliva já é usada como ferramenta para o diagnóstico de uma série de doenças, inclusive o câncer. Por isso, sugere que no caso britânico o exame seja feito nas clínicas do sistema de saúde público do país.

"No caso do câncer de mama, a análise da saliva tem sido usada para monitorar a resposta do paciente à quimioterapia ou ao tratamento cirúrgico da doença", disse.

"A própria boca é uma boa indicação da saúde geral dos indivíduos, e os dentistas já têm um papel importante em diagnosticar e detectar o câncer bucal."

Diagnóstico
Henry Scowcroft, da organização Cancer Research UK, que trabalha na pesquisa da doença, disse que vários pesquisadores estão tentando verificar a possibilidade de identificar sintomas iniciais do câncer em fluidos do corpo, como o sangue e a saliva.

"Este estudo é um dos muitos resultados de 'provas de princípio' que são publicados todos os anos. Mas esta pesquisa analisou amostras de muito poucas pacientes", disse Scowcroft.

"Pode ser que a credibilidade da técnica não seja comprovada com a análise da amostra de mais pacientes. Portanto, ainda há muito trabalho a se fazer para descobrir se este método poderá ser usado na rotina médica", concluiu.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL256027-5603,00-EXAME+PODERA+DETECTAR+CANCER+DE+MAMA+PELA+SALIVA.html

:yahoo: :yahoo: :yahoo:

Estamos salvas  :biglol:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Exame 'poderá detectar câncer de mama pela saliva'
« Resposta #1 Online: 11 de Janeiro de 2008, 15:36:03 »
Agora só falta modificar o exame para eliminar o exame de próstata... que deve ser infinitamente mais constrangedor e desconfortável do que o exame de mamas.  :hihi:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2008, 15:43:34 »
Agora só falta modificar o exame para eliminar o exame de próstata... que deve ser infinitamente mais constrangedor e desconfortável do que o exame de mamas.  :hihi:

Que egoísta :)

Seios são tão doloridos e sensíveis qto o "saco escrotal" tá?

Fazer "sanduíche" deles dói pra caramba :'(

E o exame do colo do útero é tão constragedor qto o de próstata. Ninguém merece aquela posição humilhante :bravo:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2008, 15:52:52 »
Boa notícia...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2008, 15:53:17 »

E o exame do colo do útero é tão constragedor qto o de próstata. Ninguém merece aquela posição humilhante :bravo:

É que nenhum médico enfia o dedo no cu! por isso que vc fala isso.

E constrangedor nada! é a mesma posição do papai e mamãe!

Suyndara

• Visitante
« Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2008, 15:59:58 »

É que nenhum médico enfia o dedo no cu! por isso que vc fala isso.

E constrangedor nada! é a mesma posição do papai e mamãe!

A posição não é a mesma não, e a situação muito menos :P

Ah, se vc pudesse ficar "grávido" e ver o que é o tal do teste de toque :bravo:

Cara, dá vontade de matar.

Fora um exame aí que enfiam uma câmera quase que no esôfago da gente, medonho :'(

Pelo menos o de próstata vc ainda vai esperar um pouquinho pra fazer :P

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #6 Online: 11 de Janeiro de 2008, 16:17:05 »
A posição não é a mesma não, e a situação muito menos :P

Ah, se vc pudesse ficar "grávido" e ver o que é o tal do teste de toque :bravo:

Cara, dá vontade de matar.

Apoiada!
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Janeiro de 2008, 16:23:32 »

Pelo menos o de próstata vc ainda vai esperar um pouquinho pra fazer :P

Até lá acho que já irão existir métodos mais decentes de se realizar o exame.
E morrer de câncer não deve ser tão ruim assim... ou uma quimioterapia tb. :P

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 12 de Janeiro de 2008, 00:27:29 »

Que egoísta :)

E o exame do colo do útero é tão constrangedor qto o de próstata. Ninguém merece aquela posição humilhante :bravo:

Egoísta nada... estou apenas expressando os meus interesses diretos.  :ok:

Mas isto não invalida que este tipo de exame seria ótimo para todo e qualquer tipo de câncer, sejam aqueles específicos do homem, no caso da próstata, ou no caso das mulheres, como o de mama e o de útero.  :ok:

Não sabia que o exame de mamas era dolorido... desculpe-me se pareci insensível... tinha a imagem que seria algo até agradável... foi maus.

Luz

• Visitante
« Resposta #9 Online: 12 de Janeiro de 2008, 11:50:53 »

Que boa notícia!  ::) 

Agora, para os homens também, se não estiver enganada, já existe o exame de sangue, não sei se no Brasil, que substitui o toque - não?  :?

rizk

• Visitante
« Resposta #10 Online: 12 de Janeiro de 2008, 16:43:45 »
Parece não ser tão eficaz quanto o de toque.

Acho engraçadíssimo os senhores reclamando de exame de toque. Um dedinho no bumbum não é lá aquela coisa comparada a um CANO ENFIADO na sua vagina e a pazinha raspando, meus amigos, lembrem disso. E lembrem que a gente faz isso todo ano. Gaaaah.

É uma boa essa notícia. Essas mamografias aí são de matar, dizem.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 12 de Janeiro de 2008, 18:56:18 »
Não é dedo no bumbum... eles enfiam o dedão e ficam cutucando.  :'(  :( :hihi:

Mesmo assim, preventivamente, repito... tomara que este exame possa expandir-se a todos os tipos de câncer... sem distinção de cor, raça, sexo ou religião (muito embora adoraria ser o proctologista do Bento XVI  :twisted: ).

Comentei isto, especificamente, somente por ser algo de meu interesse pessoal.  :hihi:

Calma, Risk... Spit amigo.... Spit amigo.  :hihi:

Luz

• Visitante
« Resposta #12 Online: 12 de Janeiro de 2008, 19:34:41 »
Não é dedo no bumbum... eles enfiam o dedão e ficam cutucando.  :'(  :( :hihi:

Você me convenceu: modificação JÁ no exame de próstata!!!   :D

« Última modificação: 12 de Janeiro de 2008, 19:58:38 por Luz »

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #13 Online: 12 de Janeiro de 2008, 23:32:01 »
Dizem que o problema não é fazer o exame... é acordar com aquela vontade de mandar flores para o médico no dia seguinte!

:P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #14 Online: 13 de Janeiro de 2008, 12:07:59 »
Dizem que o problema não é fazer o exame... é acordar com aquela vontade de mandar flores para o médico no dia seguinte!

Não é o médico que tem que mandar as flores??? hehehe

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #15 Online: 13 de Janeiro de 2008, 17:56:57 »
Ah, Diego... hoje em dia ninguém mais liga para isso...

"All you need is love"!

Suyndara

• Visitante
« Resposta #16 Online: 13 de Janeiro de 2008, 18:02:34 »
Tá bom, vamos ser democráticos :hihi:

Eu só espero que comecem logo a usar esse novo exame pq eu não quero nem imaginar ter que fazer o atual :'(

Luz

• Visitante
« Resposta #17 Online: 14 de Janeiro de 2008, 15:08:58 »
Tá bom, vamos ser democráticos :hihi:

Eu só espero que comecem logo a usar esse novo exame pq eu não quero nem imaginar ter que fazer o atual :'(

Ah, eu já fiz, não dói nem é constrangedor. Ajeitam, e diga-se, com bastante jeito, o seu seio em uma chapa, vem outra por cima e comprime, mas não esamaga o bichinho e dura apenas dois segundos.  :)  Mas ouvi dizer que seios grandes doem um pouco, sim.  :?

Bom, mas dizem, existe outro que é mesmo tenebroso, o das agulhas - desse, só ouvi falar :medo: mas, esse, acho, é feito quando se detecta alterações no outro, não? Então, não sei se o exame da saliva eliminaria as agulhas  :(  caso detectada alguma alteração. :medo: :medo: :medo:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 14 de Janeiro de 2008, 15:16:30 »

Que nada... o medo é sentir as duas mãos sobre os ombros... e depois gostar do "exame".  :hihi:

Mas sério agora... não que eu tenha medo da dor e muito menos de "ferir" minha masculinidade... só penso que é extremamente constrangedor.

Luz

• Visitante
« Resposta #19 Online: 14 de Janeiro de 2008, 15:25:34 »

Que nada... o medo é sentir as duas mãos sobre os ombros... e depois gostar do "exame".  :hihi:

Mas sério agora... não que eu tenha medo da dor e muito menos de "ferir" minha masculinidade... só penso que é extremamente constrangedor.

E esse é uma motivo firme para a preocupação com um tipo de exame menos constrangedor, se possível, porque é um motivo firme para que muitos homens não se previnam. Concordo com você, basta "visualizar" o exame para odiar a idéia.  :umm:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!