Autor Tópico: Síndrome de asperger  (Lida 1392 vezes)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Síndrome de asperger
« Online: 10 de Junho de 2005, 03:10:10 »
bom. eu tinha ido dormir, há pouco. antes de dormir resolvi dar uma lida, pra ver se ajudava o sono (tenho problemas com sono). o lobo das estepes, herman hesse. li um pouco, o suficiente pra me incomodar e me tirar o sono. não me saiu da cabeça que esse cara tinha um problema. o mesmo, talvez, do dostoievski, de newton ou einstein. o mesmo que o meu. por favor, sem pretensiosidade da minha parte. não pretendo me por no mesmo patamar de alguns gênios, embora suspeite que tenhamos o mesmo problema. já tinha lido antes sobre essa... disfunção.

já achei que eu tinha epilepsia. ou esquizofrenia. mas agora tenho (quase) certeza de qual é meu problema: sou autista. bom, não bem um rain man. uma forma mais sutil de autismo, imagino que alguns já tenham ouvido falar (e não duvido nada que hajam alguns aqui que compartilham do meu fado).
tenho a.... sindrome de asperger!  :lol:
infância conturbada(criança brigona), solitária. dificuldades de sono(!), facilidade absurda em certas áreas de conhecimento. facilidade esta, compensada pela falta de tato nas interações sociais. tiques (estalo os dedos quando fico nervoso). problemas com subjetividade.
bah, é muita coisa pra enumerar. informem-se:
http://www.as-if.org.uk/
http://www.udel.edu/bkirby/asperger/bauerport.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Asperger_Syndrome

pela pesquisinha que fiz, e pelas experiências do dia a dia, imagino ser muitíssimo comum. mesmo. foi inicialmente diagnosticada nos anos 40, por um austríaco. só foi citada novamente, no entanto, nos anos 70. só foi devidamente reconhecida em 94. desde então, os diagnósticos vêm aumentando, mas muita gente ainda nunca ouviu falar. penso talvez ter origem genética (embora ainda nada seja comprovado), já que notou-se que muitos pais tinham a síndrome. no caso do meu pai, eu suspeito que ele também tenha. parece também ser mais comum em garotos do que em garotas. e acho muito importante conscientizar a sociedade e , principalmente, os educadores dessa síndrome, para previnir tragédias sociais.

o que eu disse do dostoievski, do hesse. no caso o dostoievski parece ter sido diagnosticado como epiléptico. eu, na minha levianidade e tendo lido uns 3 livros dele já suspeito de asperger. isso fica muito evidente em o idiota e em memórias do subsolo. no caso do hesse, no lobo da estepe fica a impressão.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re.: Síndrome de asperger
« Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2005, 07:50:01 »
Eu tenho isso, só que dizem que eu tenho DDA, ou distimia, ou sei la mais um monte de coisas...

Sobre a minha infância, bem, teve uma vez que eu tentei atacar uma professora do prézinho com uma faca. Eu sempre cresci sozinho, não durmo na hora que eu quero (só quando estou cansado o suficiente, então tento me cansar quando não consigo dormir), falta de tato extrema com as pessoas (pelo menos na vida real), tiques (fico agitando meu pé ou minha perna), sou muito "expert" em desenhos, informática, ou coisas do tipo...

Mas o diagnóstico de DDA e a medicação que eu tomo atualmente andam surtindo efeito. Ando um pouco mais social, menos agitado, etc. Terá alguma coisa a ver?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2005, 08:15:00 »
Psicopatologia é um assunto de enlouquecer... não dá para ter certeza de nada!  :o

Bruno, Asperger realmente não é tão raro assim.  Eu fui a um seminário sobre autismo e quadros similares uns três anos atrás, e acredite, fiquei com a nítida impressão de que esses distúrbios ainda são muito mal compreendidos, mal definidos e mal diagnosticados.  Mas também ficou claro que são tratáveis.  No duro, parece que o que é realmente preciso é aprender linguagens em comum, cuidar do contato físico, afeto e segurança.

Não quero desanimar ninguém, mas pelo que li outro dia no Orkut (e a Cris me confirmou) o tempo médio de diagnóstico (para Bipolares) é de dez anos...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Síndrome de asperger
« Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2005, 10:25:08 »
Citação de: Luis Dantas
Psicopatologia é um assunto de enlouquecer... não dá para ter certeza de nada!  :o

Bruno, Asperger realmente não é tão raro assim.  Eu fui a um seminário sobre autismo e quadros similares uns três anos atrás, e acredite, fiquei com a nítida impressão de que esses distúrbios ainda são muito mal compreendidos, mal definidos e mal diagnosticados.  Mas também ficou claro que são tratáveis.  No duro, parece que o que é realmente preciso é aprender linguagens em comum, cuidar do contato físico, afeto e segurança.

Não quero desanimar ninguém, mas pelo que li outro dia no Orkut (e a Cris me confirmou) o tempo médio de diagnóstico (para Bipolares) é de dez anos...

hm. ainda, acho importante tratar não como disfunção, mas como traço de personalidade. não que não se deva fazer nada para tornar o aspie talvez mais normal....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2005, 20:40:17 »
agora fiquei na dúvida se eu tenho a síndrome ou não... :?
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!