bom. eu tinha ido dormir, há pouco. antes de dormir resolvi dar uma lida, pra ver se ajudava o sono (tenho problemas com sono). o lobo das estepes, herman hesse. li um pouco, o suficiente pra me incomodar e me tirar o sono. não me saiu da cabeça que esse cara tinha um problema. o mesmo, talvez, do dostoievski, de newton ou einstein. o mesmo que o meu. por favor, sem pretensiosidade da minha parte. não pretendo me por no mesmo patamar de alguns gênios, embora suspeite que tenhamos o mesmo problema. já tinha lido antes sobre essa... disfunção.
já achei que eu tinha epilepsia. ou esquizofrenia. mas agora tenho (quase) certeza de qual é meu problema: sou autista. bom, não bem um rain man. uma forma mais sutil de autismo, imagino que alguns já tenham ouvido falar (e não duvido nada que hajam alguns aqui que compartilham do meu fado).
tenho a.... sindrome de asperger!
infância conturbada(criança brigona), solitária. dificuldades de sono(!), facilidade absurda em certas áreas de conhecimento. facilidade esta, compensada pela falta de tato nas interações sociais. tiques (estalo os dedos quando fico nervoso). problemas com subjetividade.
bah, é muita coisa pra enumerar. informem-se:
http://www.as-if.org.uk/http://www.udel.edu/bkirby/asperger/bauerport.htmlhttp://en.wikipedia.org/wiki/Asperger_Syndromepela pesquisinha que fiz, e pelas experiências do dia a dia, imagino ser muitíssimo comum. mesmo. foi inicialmente diagnosticada nos anos 40, por um austríaco. só foi citada novamente, no entanto, nos anos 70. só foi devidamente reconhecida em 94. desde então, os diagnósticos vêm aumentando, mas muita gente ainda nunca ouviu falar. penso talvez ter origem genética (embora ainda nada seja comprovado), já que notou-se que muitos pais tinham a síndrome. no caso do meu pai, eu suspeito que ele também tenha. parece também ser mais comum em garotos do que em garotas. e acho muito importante conscientizar a sociedade e , principalmente, os educadores dessa síndrome, para previnir tragédias sociais.
o que eu disse do dostoievski, do hesse. no caso o dostoievski parece ter sido diagnosticado como epiléptico. eu, na minha levianidade e tendo lido uns 3 livros dele já suspeito de asperger. isso fica muito evidente em o idiota e em memórias do subsolo. no caso do hesse, no lobo da estepe fica a impressão.