Autor Tópico: Discussao sobre Egoismo  (Lida 536 vezes)

Offline Felius

• Nível 34
  • *
Discussao sobre Egoismo
« Online: 13 de Janeiro de 2008, 02:17:44 »
Como isso aqui eh papo de maluco mesmo, vai em papo furado.

Basicamente pra discutir questao sobre o que eh egoismo e o que nao eh.

Irei iniciar dando um exemplo e fazendo uma pergunta:

Eu no caso gosto de ajudar meus amigos e amigas a ficarem felizes, pois se eles ficam felizes eu fico feliz e vice versa. No caso, seria egoismo da minha parte, ja que os ajudo pela MINHA felicidade?
"The patient refused an autopsy."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Discussao sobre Egoismo
« Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2008, 07:22:48 »
A motivação original é egoísta, o que não quer dizer necessariamente que os atos o sejam.  Além disso, dependendo de a quem você pergunta, os resultados podem ou não levar à criação de uma motivação mais altruísta.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2008, 08:12:20 »
Eu passei a ser menos egoísta depois que tive filhos, por causa da minha depressão adorava me fazer de coitadinho e muitas vezes conseguia que as pessoas resolvessem certos problemas para mim. Agora que minhas meninas tem suas necessidades quando elas ficam tristes isso também me torna triste, resolvendo seus problemas, fico feliz.
Isso também fez com que eu me relacionasse melhor com as pessoas, deixando de ser tão mala sem alça.
Não é minha área, mas li algo sobre isso ter nos ajudado a evoluir, se chama reciprocidade.

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2008, 12:53:12 »
Dodo, sinto muito por você ter ficado em depressão. Esta "doença" é um problema de saúde pública. Enfim, lamento mesmo. :ok:

Que bom que se curou.

Então, acho que muitas vezes o egoísmo vem de berço. Se uma pessoa é ensinada a ser humilde e acima de tudo, entender o próximo, o egoísmo se apaga com o tempo. Mas isso não quer necessariamente que esta pessoa possa aprender a ser uma pessoa mais humilde.

Acho que não seria feliz se fosse tão egoísta como pessoas que conheço. Enfim, mas não julgo como certo ou errado. Só me sinto bem em ser altruísta.

Mas, em contrapartida, tem uma relação interessante no egoísmo. Se eu "me faço de idiota" pra uma pessoa, emprestando tudo e cedendo o que tenho de melhor pra ceder é diferente de quando uma pessoa "me faz de idiota" sem o meu consentimento. Ou seja, eu tenho que ser um "idiota consciente", vamos dizer. Gosto de me enganar, mas não de ser enganado.

:lol:
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Luz

• Visitante
« Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2008, 13:01:38 »
E eu aqui continuo me surpreendo com as coincidências?  :susto:

Ontem à noite lendo uma resposta do Dantas [1] a um tópico, já não me lembro qual, pensei em iniciar um tópico para discursão sobre "egoísmo".

[1] Tive a curiosidade, naquele instante, Dantas, de saber sua opinião.  :)

Eu aqui, já faz algum tempo, cheguei à conclusão que para ficar bem, as coisas à minha volta precisam estar bem, então numa decisão egoísta, cheguei à conclusão que, em parte, elas dependem de mim.

Foi um achado e tanto descobrir que o que faço pelos outros, faço também por mim - e isso inclui brigar, algumas vezes, dizer "verdades" incômodas, ultrapassar a superficialidade. Foi quando descobri também o valor inestimável da sinceridade.

Durante muitos anos, na maioria das minhas relações, evitei confrontos - mas percebi que sempre guardava as coisas e aquilo não era muito inteligente. Eu não tinha coragem de enfrentar as pessoas e acabei deixando sentimentos importantes morrerem contaminados pelo acúmulo. Foi quando decidi ser mais egoísta e devolver as coisas em vez de guardá-las. E descobri que é mais fácil perdoar também o que colocamos às claras.

Bom, claro que nem sempre funciona assim, bonitinho, mas melhorou muito as minhas relações. Existem, claro, momentos em que é preciso calar, mas geralmente essa é uma das piores coisas que fazemos a nós mesmos - até porque, quase sempre, calamos apenas momentaneamente - na primeira oportunidade levantamos o defunto. Então, melhor mesmo é enterrá-lo na hora.  ::)

Para não magoar as pessoas que gostamos, às vezes, deixamos que elas nos magoem - mas sei lá, acho que isso é uma faca de dois gumes - pois corre o risco de magoarmos além do necessário numa próxima oporunidade. E além de perder a razão, nos sentimos mal com isso. Também, no exato momento que as coisas incomodam é mais fácil falar sem tanta acidez que depois de ruminar aquilo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2008, 13:50:35 »
Só um aparte, Luz: isto não é exatamente coincidência.  Os assuntos se tocam e se encadeiam, sugerem uns aos outros.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2008, 13:58:29 »
Só um aparte, Luz: isto não é exatamente coincidência.  Os assuntos se tocam e se encadeiam, sugerem uns aos outros.

Também pensei nisso!  :)  A coincidência foi você ter respondido ao que eu queria perguntar a uma pergunta diferente da que eu pretendia fazer.  ::)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!