Autor Tópico: Pesquisa questiona relaçao da populaçao palestina com o nazismo  (Lida 1464 vezes)

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
Pesquisa questiona relaçao da populaçao palestina com o nazismo
« Online: 13 de Janeiro de 2008, 19:33:16 »
12.01.2008
Pesquisa questiona relação da população palestina com o nazismo

O alemão René Wildangel questiona as versões históricas que apontam o apoio do povo palestino ao regime de Hitler. Segundo o historiador, os colaboradores entre os palestinos eram minoria.

"Entre o Eixo e o poder do Mandato" é o título da pesquisa do historiador René Wildangel, que se ocupa da relação entre palestinos e nazistas. Embora a posição do mufti (acadêmico responsável por interprestar as leis islâmicas) Haji Amin el Husseini, anti-semita ferrenho e colaborador do regime de Hitler, seja um fato comprovado, Wildangel acredita que essa postura "não seja representativa. É preciso se ocupar, antes de tudo, com as coisas que aconteciam na Palestina naquele momento, e não apenas com essa pessoa, que veio para a Alemanha e aí colaborou com os nazistas".

Imagem errônea

Wildangel, que se interessa em primeira linha pela perspectiva palestina, acredita que boa parte dos historiadores, até agora, partiram, em suas pesquisas, de fontes alemãs, britânicas e israelenses, chegando à conclusão de que a Alemanha de Hitler contava com um apoio ilimitado por parte dos palestinos.

Tudo levando a crer que o povo palestino, de forma geral, tenha se mostrado anti-semita. – "aos moldes do mufti" – diz Wildangel. A razão de tal "imagem errônea", segundo o historiador, está no fato de a contexto ter sido reconstruído a partir de relatos dos serviços secretos do Terceiro Reich e da SS.

Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift:  O mufti Hadj Amin Husseini: anti-semita declarado e colaborador dos nazistasEm 400 páginas, Wildangel analisa como a Alemanha nazista era retratada pelas publicações e jornais palestinos da época. O historiador acredita que palavras de ordem nazista, bem recebidas na Palestina, eram repetidas menos em função de um anti-semitismo existente, mas como oposição à hegemonia britânica, a partir do lema: "O inimigo do meu inimigo é meu amigo".

História hoje

Wildangel aponta para o fato de que, nas publicações palestinas, havia também relatos diferenciados sobre o ditador alemão e o programa político do regime nazista. O que, segundo o historiador, prova que, pelo menos quem lia jornal na época, tinha consciência das metas perseguidas por Hitler e sabia que a Palestina só atraía o interesse da Alemanha nazista devido à emigração dos judeus alemães e não porque o governo quisesse, de alguma forma, apoiar os palestinos na luta contra o colonialismo britânico.

Para o historiador alemão,  a imagem dos palestinos como simpatizantes do nazismo foi criada principalmente no pós-guerra. "Quanto maior o ódio no conflito do Oriente Médio, maior a disposição em transportar tais imagens históricas errôneas. Os autores israelenses apontam para a existência do mufti e os árabes se negam a discutir o anti-semitismo e o Holocausto", diz Wildangel.

Debate necessário

Segundo o historiador, meias-verdades históricas acabam, dessa forma, servindo como argumentos políticos duvidosos. "Acredito que o conflito no Oriente Médio seja, em grande parte, uma luta pela legitimação. Cada lado aponta a culpa do outro e nenhum dos dois se ocupa da história do outro. Isso acentua o confronto e impede que se consiga sair da espiral do conflito", resume Wildangel.

Sarah Mersch (sv)
http://www.dw-world.de/dw/article/0,2144,3055209,00.html

Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Re: Pesquisa questiona relaçao da populaçao palestina com o nazismo
« Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2008, 09:40:02 »
Só uma pergunta,  arabes nao sao semitas?

Como que eles poderiam apoiar o anti-semitismo?

E porque os nazistas viam diferença entre judeus e arabes?

Pois eu sempre aprendi que que antropologicamente o ramo semitico compreende arabes e judeus, tanto linguisticamente , etnicamente e culturalmente (el, alá, jave  sao o mesmo cara)

Babilonicos, hebreus, sumerios, assirios, arabes, elamitas, e mais um bocado de itas  sao tudo a mesma galera

Ou nao?

« Última modificação: 14 de Janeiro de 2008, 09:42:50 por Andre Luiz »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2008, 10:11:35 »
Só uma pergunta, arabes nao sao semitas?

O anti-semitismo que havia na Alemanha nazista era dirigido especificamente ao povo judaico e procurava poupar os palestinos.

Quero crer que o principal motivo é a conveniência do povo judaico enquanto alvo para as frustrações das massas alemãs - eram uma comunidade pouco integrada, com um pretexto pseudoreligioso à mão para justificar a opressão.

Além disso, na época não havia o Estado de Israel, o que significa que governo algum enviaria tropas em defesa do povo judaico.  Aliás, em boa parte a existência do Estado de Israel é uma tentativa das nações da ONU de se redimir tardiamente por isso.

Pois eu sempre aprendi que que antropologicamente o ramo semitico compreende arabes e judeus, tanto linguisticamente , etnicamente e culturalmente (el, alá, jave  sao o mesmo cara)

Babilonicos, hebreus, sumerios, assirios, arabes, elamitas, e mais um bocado de itas  sao tudo a mesma galera

Ou nao?

Etnicamente, talvez (honestamente não sei).  Mas é evidente que já na época da Segunda Guerra havia suficiente distinção cultural entre palestinos e judaicos para que não fossem considerados o mesmo povo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2008, 10:51:07 »
Só uma pergunta, arabes nao sao semitas?

O anti-semitismo que havia na Alemanha nazista era dirigido especificamente ao povo judaico e procurava poupar os palestinos.

Quero crer que o principal motivo é a conveniência do povo judaico enquanto alvo para as frustrações das massas alemãs - eram uma comunidade pouco integrada, com um pretexto pseudoreligioso à mão para justificar a opressão.

Além disso, na época não havia o Estado de Israel, o que significa que governo algum enviaria tropas em defesa do povo judaico.  Aliás, em boa parte a existência do Estado de Israel é uma tentativa das nações da ONU de se redimir tardiamente por isso.

Ou nao?

Etnicamente, talvez (honestamente não sei).  Mas é evidente que já na época da Segunda Guerra havia suficiente distinção cultural entre palestinos e judaicos para que não fossem considerados o mesmo povo.

Esta disntinçao cultural se deve ao fato que os hebreus foram expusos a ponta pé ao longo da historia ,  pelo menos a maioria deles, recebendo influencia de outras culturas e se miscigenando com outros povos

As comunidades judaicas que ficaram por aquelas bandas pouco se distinguiam dos arabes em aparencia
O pau começou a quebrar quando os judeus "loirinhos" chegaram da europa

As forças especiais israelenses costumam fazer os seus soldados "nativos" se passarem por arabes, em pouco tempo eles perdem até os vicios de linguagem , tudo bem que de vez em quando eles acertam uns aos outros de tao bom que fica o disfarçe

O que eu acho engraçado é que o anti-semitismo germanico era tao sem noçao, que por interesses estrategicos eles ignoravam questoes como esta, afinal de contas os semitas arabes queriam se livrar dos britanicos , entao era conveniente

Da mesma maneira a teoria da "raça ariana" deles, olhavam torto para os indianos e iranianos e chamavam os japoneses de "arianos honoraveis"

Enquanto os eslavos eram considerados sub-humanos pois eram arianos misturados com asiaticos, na inacreditavel teoria deles

Até onde eu sei ariano ou indo - europeu é uma imensa familia linguistica-cultural de inumeros povos que se misturavam ao longo do tempo  e nunca foi uma raça

Acho que só os nazistas nao sabiam disto ou fingiam que nao sabiam

Por falar em judeus espalhados por ai , tem uma materia bem legal na revista Historia Viva deste mes , que fala sobre uma comunidade de judeus chineses

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2008, 12:00:16 »
Olha... na minha família existiram pessoas que eram polonesas e que lutaram na WWII. Acho o termo anti-semitismo germânico um pouco deslocado. Na verdade havia em toda a Europa um sentimento anti-semita naquela época. Hitler saiu do campo do pensamento para o campo das ações.

Ps: Não concordo com idéias anti semita... só para deixar claro.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #5 Online: 28 de Janeiro de 2008, 23:31:18 »

Ou nao?

Não todos, sumérios e elamitas não eram semitas, mas provavelmente dravídicos (com parentes no sul da Índia). Quanto aos outros, acho que são todos semitas.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #6 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 02:56:54 »
Só uma pergunta,  arabes nao sao semitas?

Ou nao?
Afffff. Jornalista é bicho senso-comum mesmo, pô.

Wolfischer, acho que sumério não é semita, mas é afro-asiático, o que é próximo.
Latebra optima insania est.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #7 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 04:21:10 »
Olha... na minha família existiram pessoas que eram polonesas e que lutaram na WWII. Acho o termo anti-semitismo germânico um pouco deslocado. Na verdade havia em toda a Europa um sentimento anti-semita naquela época. Hitler saiu do campo do pensamento para o campo das ações.

Ps: Não concordo com idéias anti semita... só para deixar claro.

Achei que tinha arrumado um colega pra bradar os hinos... mas não foi dessa vez...

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #8 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 18:44:16 »
Ainda têm a histórica rixa religiosa entre cristãos e judeus, estes vistos por aqueles como um tipo de povo do demo.

Acho que esse talvez também tenha sido um fator pró-holocausto.
Inclusive sob a conivência da ICAR.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!