Autor Tópico: Teste de qualidade de imagem  (Lida 709 vezes)

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
Teste de qualidade de imagem
« Online: 14 de Janeiro de 2008, 05:15:30 »
Já faz algum tempo que comecei a ler sobre codecs de vídeo, já fiz vários testes utilizando codecs diferentes, me interessei em estudar sobre isso, já que estamos na era dos sites que compartilham videos, como YouTube, Google Videos, DailyMotion, etc...

Posto aqui um pequeno teste utilizando o método duplo-cego, trata-se de um de frame de um vídeo, onde um deles é a fonte e os outros dois são o resultado dos testes com dois codecs diferentes.

Peço que classifiquem e opinem sobre as 3 imagens de acordo com os critérios gerais de qualidade de imagem, tal como definição, contraste, patela de cores, nivel de compressão e por aí a fora.

Convido todos os que trabalham, brincam com editores de imagem, ou apenas os que estejam curiosos a opinar.

Depois posto minha opinião sobre cada imagem, seguido de quais codecs utilizei em cada um.

http://rbraida.googlepages.com/qualidade-frame-1.jpg
http://rbraida.googlepages.com/qualidade-frame-2.jpg
http://rbraida.googlepages.com/qualidade-frame-3.jpg

Aposto que muitos não verão a mínima diferença, assim como também muitos não sentem diferença alguma ao ouvirem mp3 de bit rates de 92 kbps e 128 kbps, que é outro assunto que me interessa também.

Nigh†mare

• Visitante
Re: Teste de qualidade de imagem
« Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2008, 08:29:21 »
A terceira tem maior qualidade que a Primeira e a Segunda (é a fonte?) tem maior qualidade entre elas.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2008, 09:35:34 »
Em ROT-13 para evitar que outros leiam e se sintam influenciados:

1- Cbffviryzragr é n sbagr.  Zr onfrvb cevapvcnyzragr abf negrsngbf anf áernf znvf pynenf (nf ahiraf qb pnagb fhcrevbe qvervgb r b zngrevny ortr qb pnagb vasrevbe qvervgb).  Znf é hzn vzntrz zhvgb frzryunagr à greprven r cbqr fre hz ergbdhr orz-fhprqvqb qrfgn.

2- grz b znvbe oevyub r pbagenfgr.  Znvf aígvqb abf qrgnyurf dhr 1, znf grz pbagenfgr rkntrenqb anf pberf, cevapvcnyzragr an grfgn qb tnebgb r abf negrsngbf qnf ahiraf ab pnagb fhcrevbe qvervgb.  Bf qrgnyurf znvf rfphebf ab prageb qn vzntrz gnzoéz creqrenz avgvqrm.  Ab treny é n cvbe vzntrz qnf geêf.

3- zhvgb frzryunagr à cevzrven vzntrz.  É qvsípvy qvmre dhny qnf qhnf é n sbagr (aãb nperqvgb dhr frwn n frthaqn).  Nperqvgb dhr frwn n sbagr.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2008, 09:42:28 »
A melhor é a 2ª, depois a 3ª depois a 1ª na minha opinião.

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2008, 10:14:40 »
Tenho a mesma opinião. 2 > 3 > 1. E olhe que eu não li as opiniões dos outros antes de ver as imagens.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2008, 10:15:37 »
Bendito ROT-13!
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2008, 11:00:32 »
Eu achei a segunda com melhor contraste e brilho, a cor esta um pouco saturada, nitidez boa.... a primeira e a terceira estão "esbranquiçadas" (falta de contraste) mas as cores estão menos saturadas.... o frame 3 esta um pouco mais nítido que o primeiro.  :ok:

Prefiro o segundo... talvez só retirando um pouco o excesso de cor.  :ok:

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Janeiro de 2008, 11:21:52 »
Achei a segunda melhor, depois a terceira.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #8 Online: 14 de Janeiro de 2008, 13:03:33 »
Interessante. Vou esperar mais uma ou outra opinião e vou revelar qual arquivo é a fonte, e quais foram encodados posteriormente a partir dela, seguindo das minhas considerações.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2008, 13:51:20 »
Achei a 2 a melhor de todas, mas não consegui diferenciar a 1 da 3.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2008, 13:59:19 »
A terceira tem mais nitidez... repare no prédio ao fundo, existe uma divisão vertical no meio das janelas... no primeiro não é possível ver esta divisão, já pode-se ver no terceiro. Olhe também a lateral (direita) do prédio como é mais nítida em relação ao fundo.

O bom é abrir em 3 abas e ficar alternando entre elas.  :ok:

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2008, 14:05:46 »
Olhando com mais calma as fotos:
A 1ª e a 3ª são idênticas com relação a brilho e contraste, com a diferença que a 3ª foto tem mais granulados, oq torna a imagem mais nítida... enquanto a 1ª fica mais desfocada pela falta de granulados.

Com relação a granulação, a 2ª e a 3ª são idênticas, mas o contraste, brilho e balanceamento de cor está melhor na 2ª. A 3ª está meio acizentada a foto.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2008, 14:11:52 »
O bom é abrir em 3 abas e ficar alternando entre elas.  :ok:
Foi o que eu fiz, Spit. Mas não notei as diferenças que você citou. Vou dar mais uma olhada.

EDIT: É verdade Spit. dá pra notar mais detalhes na terceira imagem que na primeira, não só no prédio branco ao fundo, mas nos reflexo no vidro e até numa ""bolinha" naquele tecido preto em primeiro plano.

então mudo minha resposta: A melhor é a 2, depois a 3, depois a 1.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2008, 14:15:01 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #13 Online: 14 de Janeiro de 2008, 14:35:11 »
Sobre o vídeo:

O vídeo que capturei o frame é de uma cena do trailer do filme Hancock, que estréia em 2 de julho de 2008.
Os codecs de vídeo das imagens são: XviD, x264 e RMVB.

Detalhes de cada vídeo em comum: Dimensões de 848x448, duração 45 segundos.

Os vídeos têm essas características:
 :arrow: XviD, bit rate constante de 2000 kbps, tamanho 12 MB
 :arrow: x264, bit rate constante de 1500 kbps, tamanho 9 MB
 :arrow: RMVB, bit rate variável de 1500 a 2000 kbps, tamanho 8,6 MB

Sobre a imagem (frame):

:arrow: qualidade-frame-1.jpg - Este frame foi encodado usando RMVB 9, usando aplicativo de conversão comumente utilizado chamado Easy RealMedia Producer. Este codec de vídeo tem como vantagem o menor uso da CPU entre os outros citados, o tempo pra encodar é relativamente rápido.

Este codec foi o pior, tira o brilho das cores e as deixa mortas, borradas. Alguns exemplos são as listas do prédio na parte superior da imagem, nos detalhes da árvore que fica no meio da imagem, também no contraste entre o prédio e o céu, nos detalhes no cabelo da criança... horrível.

:arrow: qualidade-frame-2.jpg - Este frame foi encodado usando x264 versão 654 (MPEG-4 H264/AVC), usando aplicativo chamado StaxRip usando 2 passadas pelo codec. Este codec usa muito da CPU, devido a isso seu processo é o mais demorado entre os citados.

Esta imagem muitos achavam ser a fonte, por ter cores mais 'vivas' e por ter um ajuste de iluminação aparentemente melhor do que a imagem 3. Comparando esta imagem com a fonte, as diferenças gritantes foram: iluminação reduzida e maior saturação das cores, devido a isso a impressão que se tem é que o frame tem mais qualidade. Mas na verdade, em definição chega muito próximo ao arquivo fonte.

Este codec também tem uma excelente performance em cenas de alta velocidade, no RMVB acontece o inverso, a imagem piora, fica extremamente borrada, tipo um 'blur' do Photoshop.

:arrow: qualidade-frame-3.jpg - Este frame é do arquivo fonte, encodado originalmente em XviD 1.1.2 e é a imagem mais nítida.

PS: O sistema de tv digital no Brasil, trocou o formato de mpeg-2 para mpeg-4, pena que as primeiras transmissões estão longe de ser full high definition (1920x1080), parece que estão transmitindo na definição de 480 (720x480).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!