Destaques são aumento da participação na Estação Espacial Internacional e 'GPS europeu'.
ESA também programou uma série de missões científicas básicas para 2008
O diretor-geral da Agência Espacial Européia (ESA), Jean-Jacques Dordain, se disse hoje satisfeito com o balanço de 2007 e destacou que "2008 será um ano particularmente rico" para a ESA, com um total de dez missões.
"A ESA se transformará em sócio real da Estação Espacial Internacional (ISS) e a partir de março poderemos tirar proveito" de vinte anos de investimentos europeus, ressaltou Dordain em entrevista coletiva.
Outra grande missão será o lançamento, por um foguete Ariane-5, do veículo de abastecimento da estação, em uma data que será decidida em 6 de fevereiro e que poderá ser no fim do mesmo mês ou em março.
Dentro do programa do sistema europeu de navegação por satélite Galileo, em março - "ou o mais tardar em abril" - será lançado um satélite Giove, provavelmente com uma plataforma de lançamento russa Soyuz.
A agência tem previstas várias missões científicas para 2008, como os lançamentos de satélites de estudo do campo gravitacional ou de circulação oceânica, da umidade do solo ou da salinidade do mar, assim como de telescópios para observar objetos muito afastados e instrumentos para detecção de radiações cósmicas.
Algumas das decisões pendentes são o desenvolvimento de um satélite meteorológico Meteosat de terceira geração e a continuidade de projetos de telecomunicações.
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL258496-5603,00-AGENCIA+ESPACIAL+EUROPEIA+ESPERA+REALIZAR+DEZ+MISSOES+NESTE+ANO.htmlEnquanto isso a Nasa mal consegue lançar o Atlantis

(2 meses de atraso já é vergonhoso)
[]s