Autor Tópico: Bento 16: "persona non grata" em universidade italiana  (Lida 1872 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Bento 16: "persona non grata" em universidade italiana
« Online: 15 de Janeiro de 2008, 17:45:25 »
Se a moda pega, esse Papa não vai mais ter onde ir.  :hihi:

15/01/2008 - 16h56
Papa suspende visita a universidade de Roma após protestos
Publicidade

da Folha Online

O papa Bento 16 suspendeu a visita que faria à Universidade La Sapienza de Roma no dia 17, informou o Vaticano nesta terça-feira.

Um grupo de 67 professores tinha pedido a anulação da visita por considerar o papa um "obscurantista" e por "ter dito, em 1990, que o processo da igreja contra Galileu tinha sido razoável e justo".

Grupos de estudantes tinham convocado manifestações de protestos para a próxima quinta-feira.

Eles tinham previsto organizar no recinto universitário uma "manifestação sonora" (com música a todo volume) na mesma hora na qual o papa estivesse falando.

Além disso, tinham planejado celebrar uma "procissão" para protestar pela negativa do Vaticano de reconhecer os casais homossexuais.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Bento 16: "persona non grata" em universidade italiana
« Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2008, 20:03:52 »
Um grupo de 67 professores tinha pedido a anulação da visita por considerar o papa um "obscurantista" e por "ter dito, em 1990, que o processo da igreja contra Galileu tinha sido razoável e justo".[...]
Eles tinham previsto organizar no recinto universitário uma "manifestação sonora" (com música a todo volume) na mesma hora na qual o papa estivesse falando.

é incrível como a universidade reage ao obscurantismo... sendo ela mesmo obscurantista.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2008, 20:49:42 »
Ela obscurantista?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2008, 21:00:10 »
ô. tentar calar pessoas que dizem algo de que não se gosta com abaixo-assinado e som alto é o quê? a única coisa aceitável, em uma universidade, suposto templo do conhecimento e da razão, seria calá-lo pela via argumentativa.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2008, 21:25:09 »
ô. tentar calar pessoas que dizem algo de que não se gosta com abaixo-assinado e som alto é o quê? a única coisa aceitável, em uma universidade, suposto templo do conhecimento e da razão, seria calá-lo pela via argumentativa.

Como argumentar com alguém que afirma que "o processo da igreja contra Galileu tinha sido razoável e justo":?:
"Por quê?"

Chaves

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2008, 21:35:22 »
Pois é... Infelizmente, nem tudo se cala com argumentos.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2008, 22:09:13 »
Pois é... Infelizmente, nem tudo se cala com argumentos.

Que o diga o Rei da Espanha.  :hihi:
"Por quê?"

Chaves

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2008, 22:21:22 »
Concordando com o Oceanos e o HSette, como calar com argumentos racionais quem raciocina pela fé?

Offline ThePlaceboBoy

• Nível 10
  • *
  • Love will tear us apart.
« Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2008, 23:27:34 »
Concordando com o Oceanos e o HSette, como calar com argumentos racionais quem raciocina pela fé?

Pensei exatamente a mesma coisa. Conversa com paredes não é uma atividade que me atrai. Lamento.
Your GOD device is unspecified or not detected. Cannot sync. Faith panic.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Janeiro de 2008, 01:26:48 »

PORRADA! Só levando muita porrada.

Zero meia... pega lá aquela vassoura.  :hihi:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Janeiro de 2008, 07:29:31 »
ele disse de fato que o processo foi razoável e justo? em que contexto? mantém a posição? como se sabe que chegou ao ponto em que não se pode mais argumentar, supondo que haja um? parece que basta a determinação de alguns estudantes com acesso a um carro de som e alguns professores munidos de caneta para que fiquemos a salvo do terrível irrazoável. que isso aconteça em casa, em um forum virtual ou no boteco, vá lá. mas não na universidade.
vocês sabem que não sou exatamente um apóstolo. mas esse tipo de postura me desagrada justamente por ser algo com que estou familiarizado, seja contra quem for. esse tipo de postura vai contra tudo o que deve representar uma universidade, o que deveria ser o templo do conhecimento e da tolerância.
quando não se pode argumentar, ignora-se. e se o falante for tão desprovido de razoabilidade, então qual é o grande perigo de deixá-lo falar?
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2008, 07:34:24 por Rodion »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 16 de Janeiro de 2008, 17:59:31 »
Rodion, já estamos no século XXI. Impedir o Papa de entrar na tal universidade, infelizmente, não vai calá-lo. Tudo o que ele quiser dizer ele pode dizer de lá de sua janelinha na praça de São Pedro ou seja lá que santo for que imediatamente os meios de comunicação tratarão de nos dar o recadinho. Sendo assim, a visita do Papa à tal universidade não é mais do que um formalismo, um acontecimento simbólico. É verdade que durante a sua visita alguns estudantes e professores teriam a oportunidade de dirigir-lhe uma ou duas perguntinhas, mas não acho que isso possa ser considerado um debate, primeiro porque o Papa é oficialmente infalível e não vai mudar de idéia sobre o que quer que seja e segundo porque na comunidade acadêmica debates são travados de forma menos sensacionalista, através de artigos, dissertações, teses e outros tantos veículos escritos. A manifestação dos estudantes e professores contra o Papa, igualmente, é uma atitude também meramente simbólica, é uma forma de dizer que a doutrina da igreja está em desacordo com aquilo que a universidade representa.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Janeiro de 2008, 22:12:20 »
Eu achei legal isso, é sempre bom mostrar que tem gente do outro lado. Até porque esse Ratzinger anda bem folgadinho...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 16 de Janeiro de 2008, 22:15:47 »
Guilherme tem um bom ponto... se há manifestações contra tanta coisa, por que não contra o obscurantismo do Papa?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Janeiro de 2008, 22:19:00 »
Guilherme

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 17 de Janeiro de 2008, 05:58:25 »
Eu achei legal isso, é sempre bom mostrar que tem gente do outro lado. Até porque esse Ratzinger anda bem folgadinho...

alguém precisa de algum sinal pra saber que não gostam do papa em qualquer universidade? até na puc ele só não deve ser mal-querido porque é quem dá o dinheiro. jejeje

Guilherme tem um bom ponto... se há manifestações contra tanta coisa, por que não contra o obscurantismo do Papa?
quem disse que os universitários não podem se manifestar? não faz mal que a manifestação seja livre. há algumas milhas, entretanto, entre se manifestar contra pronunciamentos papais e barrá-lo na universidade ou abafar sua fala. da mesma forma que há uma diferença entre permitir manifestações em frente ao congresso nacional com faixas e megafones e permitir manifestações em frente ao congresso nacional com um carro de som de trocentos milhões de watts que impeça o andamento normal do processo legislativo.

« Última modificação: 17 de Janeiro de 2008, 06:04:48 por Rodion »

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 17 de Janeiro de 2008, 10:08:12 »
Ah, pára, Bruno... ele fala em tudo quanto é lugar (e todo mundo ouve ainda), grandes coisa que alguns gatos pingados o barraram de falar em uma universidade. O legal é que foi na Itália ainda...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 17 de Janeiro de 2008, 10:13:38 »
isso não muda o fato de que a atitude dos professores e dos alunos em questão é obscurantista, a ironia se mantém.

eu sei que os efeitos práticos do ocorrido são mínimos, não é essa a questão. triste é ver a universidade se esquecendo do caráter sacro (em um sentido.. er.. leigo) que teve um dia.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 17 de Janeiro de 2008, 10:32:40 »
Tipo, eu concordo contigo. Mas o obscurianismo do Ratzinger é tanto que levou os estudantes a responder na mesma moeda. É claro que foi algo feio, mas mesmo assim considerei uma boa resposta às coisas que o Ratzinger vêm pregando. Numa comparação bem porca: é como não querer que os EUA respondam com violência a violência que os terroristas fazem (e não o fazem na mesma moeda suja). Os estudantes fizeram o mesmo, não criticaram o catolicismo em si como o papa faz contra o ateísmo, apenas atacaram as idéias pessoais dele.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 18 de Janeiro de 2008, 00:37:51 »
isso não muda o fato de que a atitude dos professores e dos alunos em questão é obscurantista, a ironia se mantém.

eu sei que os efeitos práticos do ocorrido são mínimos, não é essa a questão. triste é ver a universidade se esquecendo do caráter sacro (em um sentido.. er.. leigo) que teve um dia.

Não é obscurantismo. Obscurantimo seria se o Papa enviasse uma tese acadêmica para lá e ela fosse tratada com parcialidade. Uma visita papal a uma universidade não gera conhecimento, por isso o impedimento dessa visita não tem nada a ver com obscurantismo. Você pode chamar de censura ou de intolerância se quiser, mas eu considero isso um factóide político, uma mera mensagem de que uma boa parcela da comunidade acadêmica rejeita a influência da Igreja, representada na pessoa do Papa. E não tem nada de mais nisso, da mesma forma que o Papa não receberia a Rogéria para uma visita no Vaticano, a Universidade La Sapienza não recebe o Papa. Ou o Papa tem o direito de falar o que quiser na universidade só porque é o Papa? Um Zé das Couves que quisese dar uma palestra lá e tivesse permissão negada não daria nenhuma polêmica.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 18 de Janeiro de 2008, 00:46:21 »
obscurantism
http://www.m-w.com/dictionary/obscurantism
1: opposition to the spread of knowledge : a policy of withholding knowledge from the general public
http://www.askoxford.com/concise_oed/obscurantism?view=uk
• noun the practice of preventing the facts or full details of something from becoming known.

olha, é só fazer a subsunção. a postura continuaria obscurantista se fosse um carro de som colocado por crentes malucos para abafar as palavras de um dawkins da vida, ou alunos munidos de apitos que tentassem calar um opositor das ações afirmativas, ou (fato verídico) um abaixo assinado contra um intelectual que se atrevesse a corrigir erros no discurso de um acadêmico.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 18 de Janeiro de 2008, 01:05:02 »
Alô, Terra para Bruno, está me ouvindo (ou melhor, lendo)? Mais uma vez: a forma de comunicação pela qual se desenvolvem debates com algum significado acadêmico é a comunicação escrita na forma de teses, artigos, dissertações, etc. O Papa se quiser que escreva alguma, como aliás, ele já deve ter escrito várias delas, visto que ele próprio já seguiu carreira acadêmica. A interdição de sua presença na universidade não o impede de forma alguma de passar a mensagem que ele queria passar, tanto que ele fez a leitura do discurso qe pretendia fazer de lá do conforto de seu próprio país particular, sendo assim, não vejo de que forma os manifestantes da universidade possam ser acusados de obscurantistas.

Offline Homo habilis

• Nível 01
  • *
« Resposta #22 Online: 18 de Janeiro de 2008, 01:07:39 »
A igreja católica sempre virou as costas ou andou de mãos dadas com as grandes injustiças feitas a humanidade, a Universidade Universidade La Sapienza de Roma está dando uma verdadeira lição ao mundo de comportamento frente ao representante da instituição que mais insultou e violou os direitos da humanidade.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #23 Online: 18 de Janeiro de 2008, 01:19:54 »
Bem feito.
Só assim ele aprende a respeita a opinião alheia.

Obs: O combate ao obscurantismo não pode ser considerado como um comportameto obscurantista.

Argumento:
 q = divulgação do conhecimento;
~q = obscurantismo = negação (opsição) a divulgação do conhecimento;
~(~q) = negação (combate) ao obscurantismo= q= divulgação do conhecimento.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 20 de Janeiro de 2008, 13:43:00 »
Italianos lotam o Vaticano em apoio a Bento 16

Por Stephen Brown

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - Dezenas de milhares de estudantes, políticos e moradores de Roma lotaram o Vaticano no sábado numa grande demonstração de simpatia pelo papa Bento 16 depois que protestos o levaram a cancelar um discurso na principal universidade de Roma esta semana.

"Obrigado a todos por esta demonstração de solidariedade", disse o papa sorridente à multidão que enchia a praça de São Pedro em número muito maior do que o normal. Algumas pessoas carregavam faixas denunciando a "censura" imposta pelos membros da universidade La Sapienza.

O papa cancelou o discurso marcado para quinta-feira na universidade depois que um pequeno grupo realizou manifestações contra o que denomina a visão antiquada do papa sobre a ciência. A universidade foi fundada por um papa há mais de 700 anos.

O episódio provocou acusações de censura no país católico romano. Mesmo os críticos da Igreja, como esquerdista prêmio Nobel Dario Fo, defenderam o direito de livre expressão do papa.

Relembrando seus "longos anos" como professor de teologia, Bento 16 disse à multidão: "Incentivo todos vocês, queridos estudantes universitários, a sempre respeitar as opiniões dos outros e a buscar, com espírito liberal e responsável, a verdade e a correção".

Desde sua eleição em 2005, o pontífice conservador luta contra o que ele considera uma tentativa de restringir a voz da Igreja na esfera pública, particularmente na Europa. Mas seu posicionamento em questões como aborto, casamento gay e eutanásia levaram os críticos na Itália a acusá-lo de interferir na política.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/2008/01/20/ult27u64445.jhtm

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!