Autor Tópico: Inversao dos polos magneticos  (Lida 1023 vezes)

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
Inversao dos polos magneticos
« Online: 10 de Junho de 2005, 17:14:48 »
Assunto interessante.Em alguns milhares de anos isto irá ocorrer.É bom estarmos preparados!!!

http://www.psc.edu/science/Glatzmaier/glatzmaier.html
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Inversao dos polos magneticos
« Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2010, 23:57:10 »
O Geodínamo é um fenômeno bastante complexo e resulta das interações entre o núcleo externo líquido e a parte inferior do manto e que acaba por influir no campo magnético na superfície.

Não há regularidade nas inversões que podem levar de alguns milhares a alguns milhões de anos para ocorrer.

Alguns dados interessantes já foram fornecidos pelo satélite CHAMP (Challenging Minisatelitte Payload), que consegue mapear em tempo real as variações da interface núcleo-manto.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2010, 07:32:33 »
e o que dizem os dados?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2010, 08:39:55 »
Geotecton, que estas inversões do campo magnetico da Terra ocorreram várias vezes em nosso passado geológico e ainda podem ocorrer, eu entendi.
Mas existe auma previsão de por quanto tempo a magnetosfera ficaria nula ou muito reduzida? Pois deve haver um período durante a inversão em que isso ocorre, penso eu.
Intuitivamente eu imaginava que fosse um período curto em termos geológicos, talves uns milhares de anos, mas seria um período sem "proteção".

O que eu sei, como engenheiro de telecom, é que isso seria um desastre para nossa tecnologia atual, telecomunicações, linhas de transmissão de energia, etc.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2010, 08:53:01 »
e o que dizem os dados?

Os dados não falam! :biglol:

Uma das informações obtidas é que há diversos pontos com desníveis significativos na superfície de interface manto-núcleo externo, isto é, há uma interdigitação entre estas camadas. Anteriormente se achava que a superfície era muito mais contínua, regular.

Atribui-se a isto, ao tipo de fluxo de matéria e de energia, muito mais complexo do que se supunha. Até o momento, as simulações mais próximas da realidade tem sido feitas em 2D, com muitos centros de pesquisa trabalhando em conjunto para realizar as simulações 3D.

Uma possível implicação desta descoberta é a de se ter um melhor entendimento do fenômeno das plumas mantélicas, que são anomalias termo-energéticas do núcleo externo e do manto. Por sua vez, as plumas mantélicas são as responsáveis pelo surgimento de ilhas no assoalho oceânico (Havaí, por exemplo), bem como são as principais responsáveis por vulcanismo que não esteja em borda de placa.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2010, 09:21:16 »
Geotecton, que estas inversões do campo magnetico da Terra ocorreram várias vezes em nosso passado geológico e ainda podem ocorrer, eu entendi.

Não há nenhum dado que indique que não mais ocorrerão inversões, a não ser, é claro, quando não houver mais atividade térmica no núcleo.

Mas existe alguma previsão de por quanto tempo a magnetosfera ficaria nula ou muito reduzida? Pois deve haver um período durante a inversão em que isso ocorre, penso eu.

Os dados mais precisos de registro paleomagnético e suas inversões estão nas rochas vulcânicas do assoalho oceânico e dos derrames continentais. O que se observou é que a magnetosfera nunca ficou inerte, mas teve sua intensidade diminuída consideravelmente, ficando praticamente nula, até o momento da inversão e então tornou a aumentar até alcançar seu padrão médio.

Intuitivamente eu imaginava que fosse um período curto em termos geológicos, talves uns milhares de anos, mas seria um período sem "proteção".

Se estima que uma inversão rápida pode ocorrer no intervalo de até uma dezena de milhares de anos. Mas isto é, ainda hoje, apenas uma avaliação precária pois ainda não há um método de datação absoluta para isto, visto que os métodos radiométricos não são úteis aqui, dado que as margens de erros deles são maiores que os lapsos de tempo em que ocorrem as inversões.

O que eu sei, como engenheiro de telecom, é que isso seria um desastre para nossa tecnologia atual, telecomunicações, linhas de transmissão de energia, etc.

Não há dúvida quanto a isto. E vou além. Dependendo do tempo que a magnetosfera ficasse reduzida, poderia ser um perigo inclusive para diversas espécies biológicas, pois aumentaria muito o nível de exposição à radiação solar na superfície do planeta.
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2010, 10:29:57 »
Obrigado  :ok:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!