Autor Tópico: Já são cinco os casos confirmados de morte por febre amarela este ano  (Lida 760 vezes)

Marcon

• Visitante
Já são cinco os casos confirmados de morte por febre amarela este ano
« Online: 15 de Janeiro de 2008, 22:27:49 »
A Secretaria de Saúde de Goiás confirmou hoje que duas pessoas mortas sob suspeita de terem febre amarela estavam de fato com a doença. Agora já são cinco os casos confirmados de morte por febre amarela no Brasil este ano. Um dos casos confirmados é o da aposentada Maria Geraldina Siqueira, 63 anos, de Mogi das Cruzes (SP), que passou férias na cidade de Rubiataba (GO) e foi internada em um hospital particular em Ceres (GO) no dia 08, morrendo no dia seguinte.

Pessoas que freqüentam áreas de mata nos fins de semana - os ecoturistas - formam o principal grupo de risco da doença, segundo a Opas.

Também foi confirmada a morte por febre amarela do espanhol Salvador Perez de La Cal, 41 anos, internado no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia, na quinta-feira, e morto no sábado. Os dois casos foram confirmados pelo Laboratório de Saúde Pública (Lacen) de Goiás.

Outros casos

Na tarde desta terça-feira, a Secretaria da Saúde do Paraná anunciou que a morte do empresário de Maringá, Almir Rodrigues da Cunha, no último dia 8, foi causada pela febre amarela. A vítima teria sido infectada em Caldas Novas, em Goiás. O laudo foi emitido pelo Instituto Adolfo Lutz.

No Distrito Federal, outro paciente com suspeita de febre amarela morreu na noite de ontem, segundo informações do Jornal Hoje, da TV Globo. O nome não foi divulgado pelo Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília.

O Ministério da Saúde informou hoje que, dos 27 casos suspeitos notificados pelas secretarias estaduais e pelo Distrito Federal este ano, seis foram descartados e outros seis, confirmados, sendo cinco mortes e uma recuperação. Os outros continuam sob investigação.

Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que não há risco de febre amarela nas cidades brasileiras. Em entrevista coletiva concedida em Havana, ao responder a uma pergunta sobre perigo de um surto da doença no país, Lula respondeu: "Não há risco de febre amarela. Temos um caso de febre amarela silvestre. Não há perigo de febre amarela urbana."

O presidente acrescentou: "O importante é o seguinte: cada vez que eu viajo para um país que tem problema, eu tomo a vacina, por precaução. Acho que as pessoas precisam se precaver e tomar a vacina, que não dói, não dá febre e pode salvar uma vida."

http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/estado/2008/01/15/ult4513u751.jhtm

aqui em goiás está um caos.
amanhã vou no posto de saúde tomar a vacina...
estamos todos assustados.  :o
está acabando o estoque de vacinas aqui.
muitos dizem que a coisa está bem mais feia do que a mídia está mostrando... meio teoria da conspiração, rsrs...
dizem que a febre amarela mata, mas também muitos estão confundindo com a malária...
+ de qualquer jeito vou amanhã cedo vacinar.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Já são cinco os casos confirmados de morte por febre amarela este ano
« Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2008, 09:44:13 »
Tô na dúvida se minha vacina tá no prazo de validade... Eu tomei na época da escola e não tenho mais carteirinha de vacinação. Noticiaram na imprensa local que morreram cinco macacos de febre-amarela no oeste do Paraná. Embora aqui seja meio frio, tem uma floresta considerável aqui na serra, a uns 45km da cidade...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Marcon

• Visitante
« Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2008, 10:57:24 »
pelo que sei, a vacina têm validade de 10 anos.
o mosquito da febre amarela é o mesmo da dengue, mas também prefere temperaturas mais tropicais, altitudes baixas e áreas semi urbanas.
aqui em goiás têm a temperatura, a altitude e vários locais favoráveis para esse tipo de mosquito.
eu tomei a vacina hoje, heheheh... mas também, pelo que sei vai fazer efeito só daqui 10 dias.
mas sei não viu, a mídia pode estar abafando o caso e a coisa pode estar bem pior.

Luz

• Visitante
« Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2008, 15:03:32 »

Acho que o mosquito que transmite a febre amarela é o mesmo que transmite dengue nos centros urbanos - mas tem outro que também tansmite a doença nas regiões de floresta, não? Bom, a vacina tem validade de dez anos, mas em caso de suposta epidemia não deve ser reforçada? Sobretudo para quem vive ou vai viajar para os lugares de maior risco?

Marcon

• Visitante
« Resposta #4 Online: 16 de Janeiro de 2008, 19:03:58 »
isso mesmo, aedes aegypti e o aedes albopictus.
reforçada? acho que não...
uma vez tomada, dentro do prazo de 10 anos vc estará imune, pq seu sistema imunolõgico criou a resistência ao vírus, os anticorpos, quando vc tomou a vacina, q é o próprio virus enfraquecido...
acho que é isso.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5 Online: 16 de Janeiro de 2008, 19:35:50 »
Sim, inclusive algumas pessoas têm reação ao tomarem a vacina, apresentando sintomas mais amenos da doença.

Eu tomei a primeira vez quando fui ao Pará e novamente em 2001, quando houve um ínicio de novos casos...

Pra quem não lembra se está ou não imunizado, melhor não apostar a sorte... minha tia quase morreu e ficou mal por muito tempo por conta dessa... e ela é da capital...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Marcon

• Visitante
« Resposta #6 Online: 16 de Janeiro de 2008, 19:44:06 »
é, acho q com o vírus da febre amarela passa muito mal... mas o que mata mesmo é malária.
o triste saber é que estava erradicada desde 1942 e agora, voltou.
talvez seja falta de verbas destinada a essa área, faltou combate, prevenção... vai saber.
assim como a rubéola, que passou de +- 200 para +- 6000 infectadas... a trasmissão não é por mosquito.
dengue, febre amarela, rubéola... pqp!
sei lá, mas esse governo lula é meio amaldiçoado.. rsrsrs.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #7 Online: 16 de Janeiro de 2008, 19:58:13 »
que não dói, não dá febre e pode salvar uma vida
Poxa, o Lula quase falou algo certo!
Infelizmente ele disse que vacina não dói (...) e não dá febre...

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #8 Online: 16 de Janeiro de 2008, 21:48:24 »
Tô na dúvida se minha vacina tá no prazo de validade... Eu tomei na época da escola(...)
Há 50 anos atrás? :umm:
Eu não lembro de ter tomado vacina contra febre amarela, só lembro daquela contra hepatite B, e a anti-tetânica que eu tomei quando sofri um acidente....
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Suyndara

• Visitante
« Resposta #9 Online: 17 de Janeiro de 2008, 11:08:28 »
Eu vacinei, moro exatamente na região "endêmica"...fazer o quê né?

Pior é que agora as vacinas acabaram e estão falando na TV que não há mais riscos pra população...irresponsáveis!

O legal é que tem foco na granja do torto, quem sabe o Lula adoece? :)

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 17 de Janeiro de 2008, 11:13:17 »

Pior é que agora as vacinas acabaram e estão falando na TV que não há mais riscos pra população...irresponsáveis!

Vaso ruim não quebra.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Suyndara

• Visitante
« Resposta #11 Online: 17 de Janeiro de 2008, 11:21:10 »
Não me desanima :'(

Marcon

• Visitante
« Resposta #12 Online: 17 de Janeiro de 2008, 11:51:04 »

meu sonho! rsrs...

mas...

Uma equipe da Vigilância Sanitária esteve na manhã deste sábado (29) na residência oficial da Granja do Torto, em Brasília, para fazer uma inspeção preventiva contra a febre amarela. Há a suspeita de que macacos tenham morrido no Distrito Federal contaminados pela doença, que é transmitida para humanos. A agente Ildeci Pinto ressaltou, no entanto, que o trabalho é preventivo e de rotina.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal iniciou, também neste sábado, uma campanha de vacinação preventiva contra a febre amarela. Todos os postos de saúde do DF estão recebendo pacientes neste sábado e domingo, das 8h às 17h. O objetivo é vacinar 240 mil pessoas, que, segundo o órgão, estão com a vacina vencida - a cada 10 anos, é preciso tomar nova dose para se imunizar contra a doença.

O transmissor da febre amarela é o mosquito que também pode transmitir a dengue, Aedes aegypti. Caso algum inseto dessa espécie seja encontrado, ele será enviado ao laboratório para análise.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve passar o réveillon na Granja do Torto, assim como fez no ano passado. O local é cercado por vegetação nativa, e fica próximo ao Parque Água Mineral, onde, nessa quinta-feira (27), dois macacos foram encontrados mortos com suspeita de terem contraído febre amarela.

Descartado
O secretário de Saúde do Distrito Federal, Geraldo Maciel, afirmou, nessa sexta-feira (28), que os macacos encontrados mortos nessa quinta no Parque Água Mineral não estavam com febre amarela. Eles teriam morrido, segundo Maciel, intoxicados, provavelmente por agrotóxicos utilizados por donos de propriedades ao redor do parque.

Maciel, no entanto, ressaltou que as pessoas que estiveram no parque nos últimos dias devem ser vacinadas contra a doença. "Não há razão para alarde. Mas deve-se ficar atento. No DF, temos uma cobertura de vacinação muito boa. Mas, como em Goiás animais foram encontrados com febre amarela, devemos ficar atentos", ponderou.

Autópsia
A partir deste sábado, áreas com focos de mosquito no Parque Nacional de Brasília devem ser tratadas a fim de matar possíveis vetores de febre amarela, o mosquito Aedes aegypti. A maior preocupação é evitar casos de febre amarela urbana, o que não ocorre desde 1942.

O medo é que o vírus chegue à zona urbana e lá se dissemine por meio do vetor, que é o mosquito. Em Goiás, 31 municípios estão em alerta. A meta do estado é vacinar 800 mil pessoas em território goiano.

O secretário de Saúde garantiu que não há febre amarela no Distrito Federal. "Não temos febre amarela no DF, mas estamos em um contexto endêmico de febre amarela."

Os macacos encontrados mortos em Brasília passaram por autópsia. Amostras do material recolhido foram enviadas para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. O resultado dos exames para melhor definir a causa da morte dos animais deve sair em 30 dias.

Vacinação
O Parque Água Mineral, um dos mais movimentados de Brasília, foi fechado no final da tarde dessa quinta depois que dois macacos foram encontrados mortos no local com suspeita de febre amarela. Outros quatro macacos também foram encontrados mortos no Park Way e no Plano Piloto, ambas áreas residenciais do Distrito Federal.

Quem já foi imunizado nos últimos 10 anos não precisa tomar novamente a dose. A doença é passada ao homem pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue. De acordo com a Secretaria de Saúde, 90% da população do DF está com a vacina contra febre amarela em dia, o índice é o mais alto de todo o país.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL242259-5598,00.html

:|

Suyndara

• Visitante
« Resposta #13 Online: 17 de Janeiro de 2008, 11:58:23 »
Alegria de pobre dura pouco!

Que droga :(

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!