Autor Tópico: Baixa escolaridade atinge mais de 50% dos eleitores, diz TSE  (Lida 1035 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Baixa escolaridade atinge mais de 50% dos eleitores, diz TSE
« Online: 16 de Janeiro de 2008, 22:18:49 »
- Nordeste reúne 70% de eleitores analfabetos ou com baixa escolaridade.

- Levantamento informa que 6,46% dos eleitores são analfabetos.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta quarta-feira (16) que 51,5% dos 127,4 milhões de eleitores brasileiros têm baixa escolaridade - não conseguiram completar o primeiro grau ou sabem apenas ler e escrever. Levantamento divulgado pelo tribunal informa, também, que 6,46% dos eleitores brasileiros são analfabetos.

O quadro é pior na região Nordeste, onde há 70% de eleitores analfabetos ou com baixa escolaridade – que não conseguiram sequer completar o primeiro grau. Sozinho, o Nordeste possui 4,2 milhões de eleitores analfabetos (12,22% do eleitorado).

O levantamento foi feito com base no total de eleitores aptos a votar até o fim de 2007. O TSE admite que os dados podem apresentar defasagens porque a escolaridade foi declarada no ato do alistamento eleitoral.

Analfabetos

Segundo o estudo, o total de eleitores analfabetos na região Nordeste é maior que os 4 milhões de eleitores analfabetos de todas as outras regiões do país.

No Norte, o percentual de eleitores analfabetos é de 8,74%. No Centro-Oeste, 4,76%. No Sudeste, 3,84%. E na região Sul, de 3,51%. Pela Constituição Federal, os analfabetos, embora votem, são inelegíveis.

Nível superior

De acordo com o TSE, apenas 3,43% dos eleitores do país têm nível superior completo. No Sudeste, o percentual é de 4,4%. No Sul, de 3,8%, e no Centro-Oeste, de 3,64%.

Já no Nordeste e no Norte, os índices são mais baixos – 1,79% e 1,73% do eleitorado, respectivamente.

http://g1.globo.com/Noticias/Politica/
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: Baixa escolaridade atinge mais de 50% dos eleitores, diz TSE
« Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2008, 22:22:01 »
ESTADOS NORDESTINOS QUEREM IMPLEMENTAR MÉTODO CUBANO DE ENSINO

- Parceria Brasil-Cuba em educação esbarra em problemas tecnológicos:

Uma das dificuldades é Cuba não apresentar aulas gravadas em DVD. ( só em VHS)

O Governo federal está intermediando um acordo entre Cuba e estados nordestinos para implementar nas escolas estaduais brasileiras o método de ensino praticado e desenvolvido pelos cubanos.

Os professores brasileiros ainda não conseguiram aprender a técnica da ilha por alguns problemas, entre eles, a indisponibilidade de Cuba gravar as aulas em DVD, apenas em fitas VHS. "Os cubanos não tinham aulas gravadas em DVD, só em vídeo", disse o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Segundo Haddad, a metodologia é controversa e "completamente" diferente do que é praticado no Brasil. "Todos os métodos são polêmicos e esse é bem complexo. Ensina os alunos através de um método associativo de letras e números", afirmou.

Além das vídeo-aulas, o governo brasileiro espera fazer um esforço de capacitação de professores que dão aulas em escolas nordestinas. "A idéia é trazer professores a Cuba e levar professores cubanos ao Brasil para realizar os treinamentos", disse o ministro enquanto estava em Havana durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à ilha.

Segundo o ministro da Educação, um dos governadores interessados no método é Jackson Lago (PDT) do Maranhão, que pediu pela mediação do Governo federal.

Em Cuba não há estatísticas atualizadas da taxa de alfabetização, mas a ilha comunista diz(::)) ter erradicado o analfabetismo em 1961.

O governo de Fidel Castro impulsionou uma campanha "Alfabetizemos" para levar estudantes ao interior do país para ensinar camponeses a ler e escrever.

http://g1.globo.com/Noticias
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2008, 23:47:21 »
Eek!!!! Por que esta ideia de pegar a metodologia cubana de ensino nao me cheira NADA bem em?
"The patient refused an autopsy."

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2008, 23:56:32 »
Eek!!!! Por que esta ideia de pegar a metodologia cubana de ensino nao me cheira NADA bem em?
É, parece que Lula desistiu da metodologia e partiu para a lavagem cerebral...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2008, 01:37:23 »
O "bê com a = bá" funciona tão bem! Mas sempre tem um pedabobo querendo inventar :x

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Janeiro de 2008, 06:07:29 »
O "bê com a = bá" funciona tão bem! Mas sempre tem um pedabobo querendo inventar :x

é. as pessoas que iam à escola há 60 anos sabiam ler. e de quebra ainda falavam francês, quem sabe inglês. hoje nas melhores escolas, mesmo num bandeirantes da vida, ainda tem gente que se forma analfabeto funcional. deve ser culpa dos pedabobos (hehe , gostei).
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 17 de Janeiro de 2008, 10:17:43 »

é. as pessoas que iam à escola há 60 anos sabiam ler. e de quebra ainda falavam francês, quem sabe inglês
Além de uma noção de latim muito útil para a formação de palavras e no entendimento semântico delas.

Marcon

• Visitante
« Resposta #7 Online: 17 de Janeiro de 2008, 10:46:08 »

esses 50% dos eleitores são lulistas.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2008, 10:49:48 »

é. as pessoas que iam à escola há 60 anos sabiam ler. e de quebra ainda falavam francês, quem sabe inglês
Além de uma noção de latim muito útil para a formação de palavras e no entendimento semântico delas.

que ainda podia os permitir ler toda a produção científica da baixa idade média ao iluminismo no original..

. . . . . .  .. . . .  . . . . .
fui leviano, é claro. tenho uma forte impressão de que as pessoas aprendiam mais e melhor, ainda que fosse em parte pelo rigor aplicado nos colégios. outro forte motivo era a elitização do estudo. mas o que eu não consigo entender é: por que a massificação trouxe resultados tão desastrosos? é pelo óbvio, isto é, pelo fato de que fiscalizar e ensinar a milhares é mais difícil do que a dezenas em razão de alguma  'complexização de gerenciamento'?
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2008, 10:52:18 por Rodion »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 17 de Janeiro de 2008, 12:21:03 »

esses 50% dos eleitores são lulistas.
Contos de fadas não tem garantia de credibilidade eterna. Brainwash tem muito mais disso.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 18 de Janeiro de 2008, 00:45:00 »
Lembrando que o conceito oficial de analfabeto é fulano que não sabe escrever o próprio nome... Existe um batalhão de pessoas oficialmente alfabeizadas que concluem o ensino médio incapazes de compreender textos simples.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!