Enquete

Seguro contra coisas inexistentes deveria ser legal?

Sim
Não

Autor Tópico: Seguro contra coisas inexistentes - é ou deveria ser legal?  (Lida 872 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Seguro contra coisas inexistentes - é ou deveria ser legal?
« Online: 17 de Janeiro de 2008, 02:28:16 »
Uma seguradora pode inventar alguma coisa qualquer, como seguro contra doenças causadas por aranhas aladas paulistas, e vender esse seguro em SP?

E, aos fundamentalistas do livre mercado, deveria poder fazer algo do tipo? E esse tipo de golpe simplesmente acabaria sendo coibido por pressão popular via mercado? Ou não é nem um "golpe", é só uma forma de ganhar dinheiro, não diferente de vender um terço para quem acredita no poder das orações, e válida como qualquer uma que não use violência?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Seguro contra coisas inexistentes - é ou deveria ser legal?
« Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2008, 02:47:13 »
Já me diverti bastante lendo o manual da minha seguradora, tem um monte de coberturas sem noção, por exemplo, se quisesse eu poderia cobrir a minha casa contra maremotos. Detalhe: Moro a mais de 300 km do litoral e 800 metros de altitude... Não é algo inventado ou inexistente, mas é completamente absurdo. Só que essa esquisitisse não aumentaria em muito o preço da anuidade.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Janeiro de 2008, 05:55:53 »
Uma seguradora pode inventar alguma coisa qualquer, como seguro contra doenças causadas por aranhas aladas paulistas, e vender esse seguro em SP?
teoricamente um contrato que tenha objeto impossível é inválido, mas um ataque de aranhas aladas paulistas não é impossível... só improvável. muito, muito, muito improvável. ao ponto de ser impossível. hehehe acho que um contrato de seguro assim seria inválido.
já o maremoto é improvável.. mas pelo menos não é uma improbabilidade quântica.

E, aos fundamentalistas do livre mercado, deveria poder fazer algo do tipo? E esse tipo de golpe simplesmente acabaria sendo coibido por pressão popular via mercado? Ou não é nem um "golpe", é só uma forma de ganhar dinheiro, não diferente de vender um terço para quem acredita no poder das orações, e válida como qualquer uma que não use violência?
eu não sou um fundamentalista de livre mercado mas acho que algo assim deveria, sim, ser lícito. o argumento não é complexo; se eu tenho medo de aranhas aladas e alguém está disposto a me segurar contra elas, ninguém deve tutelar meus interesses pois deles sei muito mais do que qualquer outra pessoa. e um seguro assim não seria de todo inútil; serviria ao menos para me acalmar.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2008, 12:34:25 »
Isso acontece em games. Games que ainda não foram lançados e ninguém sabe se vai ser, mas os sites já fazem pré-venda.

Sim, totalmente permitido. É o mesmo que vender poder religioso na Igreja. Se algo existe ou não, cabe ao comprador decidir, o dinheiro é dele, ele enfia o dinheiro dele no orifício que assim desejar.

Além do mais, um seguro em si se baseia na improbabilidade. Hora, vocês tem seguro de vida...

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2008, 17:59:52 »
eu não sou um fundamentalista de livre mercado mas acho que algo assim deveria, sim, ser lícito. o argumento não é complexo; se eu tenho medo de aranhas aladas e alguém está disposto a me segurar contra elas, ninguém deve tutelar meus interesses pois deles sei muito mais do que qualquer outra pessoa. e um seguro assim não seria de todo inútil; serviria ao menos para me acalmar.
Concordo

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #5 Online: 19 de Janeiro de 2008, 19:52:33 »

CitarUma seguradora pode inventar alguma coisa qualquer, como seguro contra doenças causadas por aranhas aladas paulistas, e vender esse seguro em SP?

teoricamente um contrato que tenha objeto impossível é inválido, mas um ataque de aranhas aladas paulistas não é impossível... só improvável. muito, muito, muito improvável. ao ponto de ser impossível. hehehe acho que um contrato de seguro assim seria inválido.
já o maremoto é improvável.. mas pelo menos não é uma improbabilidade quântica.

Sem falar na ilicitude, não do objeto (cobertura) em si, mas da prática. Constituiria enriquecimento sem causa.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!