Na prática a questão da policia privatizada já existe, olhe o batalhão de empresas de segurança que nós temos espalhados pelo Brasil. Existem cerca de 1.300.000 mil vgilantes cadastrados na polícia federal.
P.S
Comecei responder este tópico antes das 8:00, porém como aqui é muito comum pedirmos fontes sobre o que esta sendo discutido, resolvi procurar fontes para embasar minha resposta... cerca de 40 minutos depois a única fonte que achei foi uma monografia de 2006, onde estão os números a que me refiro acima, citados como sendo da Policia Federal.
Mas este não é o motivo da minha indignação... na procura me deparei com várias reportagens sobre segurança pública que repetiam os termos: "exército de seguranças particulares", "estima-se que para cada um vigilante cadastrado existem 3 ilegais", etc... E sem nenhuma fonte..nada.
Como é que pode?
Um meio que tem por objetivo principal o de informar, justamente por que quem o procura quer ser informado, escreve dessa maneira tão irresponsável. É claro que não quero que todas as reportagens pareçam com um relatório do IBGE, mas o mínimo é que contenha algo do tipo : "informação dada pela Assessoria de Comunicação de tal orgão".. "o link do orgão tal".."mais informações: link tal," .. "veja as estatísticas completas."
Tudo bem.. sei que muitos vão pensar que eu descobri a roda..mas mesmo assim, não posso deixar de ficar indignado.
Ai vai o link pra monografia:
http://www.crisp.ufmg.br/monografia_FernandoCruzCoelho.pdf