Autor Tópico: Brasil fica em 122º em ranking de facilidade em fazer negócios  (Lida 831 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Herf

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.380
Brasil fica em 122º em ranking de facilidade em fazer negócios
« Online: 17 de Janeiro de 2008, 19:10:39 »
Brasil fica em 122º em ranking de facilidade em fazer negócios
da Folha Online
da France Presse, em Miami


O Leste Europeu e a Ásia Central são as regiões que mais realizaram reformas nos dois últimos anos para facilitar o fechamento de negócios, um terreno no qual a América Latina menos avançou, segundo estudo apresentado nesta quarta-feira pelo Banco Mundial.

O Brasil ficou apenas em 122º lugar no ranking do "Doing Business 2008" ("Fazer Negócios 2008"), que inclui 178 países. O país perdeu nove posições em relação à pesquisa do ano passado.

De maneira geral, os países latino-americanos não oferecem condições propícias para investidores que buscam iniciar novos empreendimentos.

No ranking, apenas Porto Rico --Estado associado aos Estados Unidos-- aparece entre os primeiros 30 lugares, na 28ª posição.

O Chile, que aparece em 33º lugar, e o México, em 44º são os países latino-americanos que oferecem atualmente as melhores condições para fazer negócios.

Cingapura é o país que mais oferece facilidades, seguido por Nova Zelândia, Estados Unidos, Hong Kong (China), Dinamarca e Grã-Bretanha.

O Brasil ficou apenas no 122º lugar. Dos dez segmentos analisados pelo Banco Mundial que um investidor em potencial leva em consideração, o país tem a sua pior posição no pagamento de impostos (137º), e a melhor ficou na questão da proteção ao investidor (62º).

O sub-item onde o país mais avançou foi no de cumprimento de contratos (passou de 112º para 106º lugar), mas em compensação piorou 23 posições da questão da facilidade realizar negócios com no exterior (de 70º para 93º).

Para Simeon Djankov, economista chefe do Banco Mundial para o setor de Indicadores, o relatório "reflete que a América Latina não realizou reformas de vital importância nos dois últimos anos e não oferece no curto prazo boas perspectivas para fazer negócios".

A análise anual é uma ferramenta de grande valor para investidores de todo o mundo que procuram locais favoráveis para realizar negócios, assim como para membros de governos e pesquisadores, segundo o Banco Mundial.

O estudo avalia regulamentos que têm impacto direto sobre o desempenho econômico, além de analisar legislações, comparar países e identificar reformas favoráveis.

Este ano, o Leste europeu e os países da ex-União Soviética superaram os do leste da Ásia em facilidades para fazer negócios. Alguns deles inclusive tiveram melhores performances que algumas economias da Europa Ocidental, segundo o relatório.

Veja a posição do Brasil na facilidade em fazer negócios em 2008:

Início do negócio - 122º
Gestão de licenças - 107º
Emprego dos trabalhadores - 119º
Registro de propriedade - 110º
Obtenção de crédito - 84º
Proteção ao investimento - 64º
Pagamento de impostos - 137º
Comércio exterior - 93º
Cumprimento de contratos - 106º
Fechamento do negócio - 131º
Fazendo negócios - 122º

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u364214.shtml

Offline Herf

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.380
Re: Brasil fica em 122º em ranking de facilidade em fazer negócios
« Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2008, 19:13:46 »
E no ranking de liberdade econômica do Heritage de 2008 o Brasil caiu:

Tanzania        97   [56.4]
Morocco         98   [56.4]
Zambia           99   [56.4]
Cambodia       100  [56.2]
Brazil             101  [55.9]
Algeria           102  [55.7]
Burkina Faso   103  [55.6]
Mali               104  [55.5]   
Nigeria           105  [55.5]

http://www.heritage.org/research/features/index/countries.cfm

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Brasil fica em 122º em ranking de facilidade em fazer negócios
« Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2008, 01:04:44 »
Brasil é 125º em ranking de ambiente de negócios
 
O Brasil está entre os países do mundo onde é mais difícil fazer negócios, aponta um relatório Doing Business 2009, divulgado nesta quarta-feira pelo Banco Mundial.

A instituição pesquisou 181 países em todo o mundo para determinar quais são aqueles cujas estruturas regulatórias facilitam a abertura e operação de empresas, o pagamento de impostos e o fechamento de negócios. O Brasil ficou na 125ª colocação.

Liderando o ranking está Cingapura, seguido por Nova Zelândia, Estados Unidos, Hong Kong e Dinamarca. No último lugar está a República Democrática do Congo.

Mesmo entre os BRICs (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia e China), o Brasil está na pior posição.

A China é a mais bem colocada, na 83ª posição, enquanto a Rússia ocupa o 120º lugar, e a Índia, o 122º.

O país subiu apenas uma colocação em relação à última edição do estudo, publicada no ano passado.

Entraves burocráticos

O Brasil também está entre os lugares do mundo que mais colocam entraves burocráticos à abertura de empresas e onde começar um novo negócio demora mais tempo.

O relatório também critica a legislação trabalhista brasileira. “As rígidas leis trabalhistas acabam por limitar o tamanho das empresas e reduzir o número de empregos”, escrevem os autores do estudo.

O Brasil também figura na lista dos países que mais regulam o registro de propriedade, junto com Grécia, Suazilândia, Eritréia e Uzbequistão. O país onde este processo é mais fácil é a Noruega.

Pagar impostos também é mais difícil no Brasil, segundo o Banco Mundial, que coloca o país na lista junto com Ucrânia, República Checa e Venezuela.

Reformas regulatórias

O relatório também aponta os países que, entre o período que compreende junho de 2007 a junho de 2008, fizeram mais reformas para facilitar os negócios.

No topo da lista de países que promoveram mais reformas está o Azerbaijão, que promoveu melhorias em sete das dez áreas analisadas pelo estudo.

Albânia, Quirguistão, Belarus e Senegal também lideram o ranking dos países que mais fizeram reformas no período.

Este é o quinto ano consecutivo que países do leste Europeu e da Ásia Central lideram o ranking de países que promovem mais reformas.

Entre as sete áreas analisadas pelo estudo no último ano, o Brasil só implementou reformas que facilitam a importação e exportação de produtos.

O Doing Business classifica economias com base em indicadores de regulamentação que registram o tempo e os custos para abrir empresas, o comércio internacional e o pagamento de impostos.

As classificações não levam em conta políticas macroeconômicas, infra-estrutura, volatilidade da moeda, taxas de criminalidade ou percepção de investidores.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/09/080910_relatorio_bancomundial_cq.shtml

-------------

http://www.doingbusiness.org/economyrankings/

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Brasil fica em 122º em ranking de facilidade em fazer negócios
« Resposta #3 Online: 20 de Maio de 2009, 17:15:38 »
Trata-se de outra forma de avaliação mas o tema é muito parecido, por isso resolvi colocar aqui em vez de abrir outro tópico.

Citar
Brasil é 39º em ranking de melhores condições para negócios

O Brasil é o 39º país do mundo com as melhores condições para os negócios, segundo ranking divulgado nesta quarta-feira (20) pela revista The Economist Intelligence Unit. Finlândia e Cingapura estão no topo, enquanto que Venezuela e Angola aparecem na outra ponta da tabela.

O país latino-americano melhor posicionado foi o Chile (15º), à frente de nações europeias como França (17º) e Espanha (23º) e também de vizinhos sul-americanos Peru (46º), Colômbia (54º), Argentina (65º) e Equador (78º).

Segundo o relatório, a crise econômica desacelera o processo de globalização e piora as condições de negócios na maioria dos países, principalmente por causa das mudanças na regulação e da tendência ao protecionismo.

De acordo com analistas, as más condições para os negócios foram causadas por uma regulação mais rigorosa, menos possibilidades de investimentos de risco, pouco fluxo de capital fora dos países, além do perigo de agitações civis ou mudanças nas divisas. Esse ambiente poderia se estender por um período de cinco anos, entre 2009 e 2013.

A revista constatou que, nesta lista de 82 países, a tendência de melhora das condições para os negócios, da liberalização e de avanços nas infraestruturas se inverteu pela primeira vez desde 1996, o primeiro ano no qual o ranking foi publicado.

Com a mudança das circunstâncias por causa da crise, estas condições se modificaram, o que fez com que a pontuação média dos países analisados fosse inferior no período examinado em relação ao anterior, de 2004 a 2008.

Na lista, caíram especialmente Estados Unidos, do 7º lugar para o 12º, e o Reino Unido, do 13º para o 25º, enquanto que a China registrou a maior ascensão, passando do 56º para o 45º posto.

Segundo o relatório, a metade dos países latino-americanos sofrerá uma piora de seus ambientes para os negócios, sobretudo aqueles que não tenham feito reformas estruturais nos últimos anos.

http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/05/20/crise+freia+globalizacao+e+piora+condicoes+para+negocios+diz+revista+6236913.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Brasil fica em 122º em ranking de facilidade em fazer negócios
« Resposta #4 Online: 24 de Outubro de 2012, 15:24:52 »
Ranking mostra Brasil em 130º em facilidade de negócios

Fazer negócios no Brasil para uma empresa de menor porte ficou ainda mais difícil. Levantamento anual divulgado na terça-feira (23) em Washington pelo Banco Mundial sobre a facilidade de se fazer negócios em 185 países mostra que o Brasil ficou na modesta 130.ª posição no ranking de 2013. A colocação é pior que no relatório passado, quando o País ocupou o 126.º lugar, e que no ano anterior, quando estava em 120.º.

Começar um negócio no Brasil demora 119 dias. Em Cingapura, a líder do ranking, são apenas três dias e nos Estados Unidos, o quarto lugar, são seis dias. Em outros indicadores isolados, usados para fazer o ranking geral, o Brasil também ocupa posições ruins. Na facilidade para uma pequena empresa conseguir crédito, está no 104.º lugar; em impostos, em 156.º e na facilidade para registros de propriedades, em 109.º.

As cinco primeiras posições do ranking geral ficaram com Cingapura (pelo sétimo ano consecutivo na liderança), Hong Kong, Nova Zelândia, Estados Unidos e Dinamarca. Na América Latina, o país mais bem colocado é o Chile (37.º lugar). Esta é a décima edição do estudo, chamado "Doing Business 2013: regulamentos mais inteligentes para pequenas e médias empresas". Piores que o Brasil estão países pequenos, como Serra Leoa, Libéria, Gabão e Suriname.

O relatório conclui que houve "progressos significativos" nos países em desenvolvimento na melhoria da regulamentação para facilitar negócios de pequenas empresas. "É mais fácil fazer negócios hoje do que há dez anos", destaca o documento, ressaltando que os governos se empenharam em mudar a legislação para facilitar os negócios.

No Brasil, as pequenas empresas parecem não estar obtendo a mesma facilidade que em outros países emergentes. No período de análise do relatório, que vai de junho de 2011 a maio de 2012, houve apenas uma reforma. O documento cita que o Brasil facilitou a execução de contratos por meio da informatização na apresentação de queixas à Justiça. Ao mesmo tempo, a transferência de propriedade se tornou mais difícil com a exigência de uma nova certidão e aumento dos procedimentos de due diligence (análise de números).

No período de análise do estudo, 108 economias implementaram 201 reformas regulatórias. Das 50 economias que desde 2005 mais tiveram melhorias regulamentares, seis estão na América Latina e Caribe. A Colômbia foi o país que mais implementou mudanças, destaca a coautora do levantamento, Hayane Dahmen. Os outros países são Guatemala, Peru, México, Uruguai e República Dominicana.

Metodologia

O estudo avalia fatores como facilidade em abrir (e fechar) uma empresa e até em conseguir energia elétrica para a nova companhia e fazer comércio exterior. A classificação é baseada em dez indicadores e cobre 185 economias. O item que o Brasil aparece com uma das melhores notas é a facilidade em obtenção de energia, ocupando a posição de número 60. Fatores macroeconômicos e outros pontos, como nível de solidez do sistema financeiro, não são levados em conta.

http://estadao.br.msn.com/economia/ranking-mostra-brasil-em-130%c2%ba-em-facilidade-de-neg%c3%b3cios

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)


Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil fica em 122º em ranking de facilidade em fazer negócios
« Resposta #6 Online: 27 de Novembro de 2012, 00:58:28 »
Citar
[...]
Começar um negócio no Brasil demora 119 dias.
[...]

Depende da atividade.

Eu tive um caso que demorou 217 dias entre a elaboração do contrato social e a obtenção do alvará de funcionamento.
Foto USGS

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!