Autor Tópico: Brasileiro sugere existência de novo planeta no Sistema Solar  (Lida 1809 vezes)

APODman

• Visitante
Brasileiro sugere existência de novo planeta no Sistema Solar
« Online: 17 de Janeiro de 2008, 21:32:37 »
Trabalho publicado no Astronomical Journal e agora entrevista ao Salvador Nogueira,

Realmente torço que resultados positivos venham do trabalho do Patryk. Uma eventual descoberta de um novo planeta através de suas previsões considero que talvez fosse mais impactante a divulgação científica no Brasil do que a viagem do Cesar Pontes.

Cientista planetário brasileiro Patryk Lykawka (Foto: Arquivo pessoal)

Nem bem Plutão assentou na "segundona" e já tem cientista querendo mudar novamente a contagem de planetas no Sistema Solar. Não, não é mais um "tapetão astronômico" com o objetivo de trazer de volta o astro rebaixado à primeira divisão. Muito pelo contrário, a idéia é sair à caça de um novo planeta, hoje desconhecido, ao redor do Sol.

Para o brasileiro Patryk Sofia Lykawka, da Universidade de Kobe, no Japão, esse planeta existe e está no meio da bagunça do cinturão de Kuiper -- região do sistema planetário em que residem Plutão e incontáveis outros pedregulhos de tamanhos variáveis além da órbita de Netuno.

No novo critério para classificar um astro como planeta no Sistema Solar, ele precisa ter três características: ser esférico, girar ao redor do Sol e "limpar" a sua órbita. Plutão cumpre os dois primeiros, mas falha no terceiro, pois vários objetos do cinturão de Kuiper ocasionalmente dividem aquela região do espaço com ele.

Mas e quanto a esse hipotético Planeta X (para usar a mesma nomenclatura que o americano Percival Lowell usou no início do século XX para dar início à busca de um planeta além de Netuno)? Ele poderia cumprir os três critérios?

"Em princípio, sim", diz Lykawka, "pois o planeta dominaria sua região gravitacionalmente. Mas não é possível responder a essa questão com 100% de segurança, pois há várias incertezas envolvidas."

Essas incertezas vão desde a quantidade de massa total no cinturão de Kuiper até a imprecisão na definição do que é uma "limpeza" de órbita, segundo Lykawka.

"Também não é possível determinar a massa exata desse planeta", afirma. De acordo com as estimativas feitas até agora, ele teria, por baixo, alguns décimos da massa da Terra -- o que já é bem mais que o porte de Plutão. E poderia até ser maior que a Terra!

A pergunta que não quer calar: se tão pouco se sabe sobre esse hipotético planeta, não é exagero apostar que esteja mesmo lá? Lykawka admite que ele pode não existir, mas retruca dizendo que sua presença explicaria uma porção de coisas sobre o cinturão de Kuiper.

Os objetos daquela região se distribuem numa série de padrões e tipos diferentes (que envolvem, por exemplo, diferentes graus de achatamento e distribuições de suas órbitas), e os astrônomos sofrem para explicar como esses padrões surgiram. Mas a presença desse hipotético planeta a pelo menos umas 80 unidades astronômicas do Sol (1 UA é a distância média entre a Terra e o Sol, cerca de 150 milhões de km) produz, num passe de mágica, todos esses padrões.

Ou pelo menos é o que mostraram as simulações realizadas por Lykawka e seu colega Tadashi Mukai. Os resultados já foram aceitos para publicação no periódico científico "The Astronomical Journal". Quando sair, o artigo promete reacender a busca telescópica (e antiga) por um novo planeta no Sistema Solar.

Em 1930, Clyde Tombaugh encontrou Plutão. Foi tido como o nono planeta, cargo que ocupou até 2006, quando acabou rebaixado. Em 2005, Mike Brown descobriu o Éris, e por algum tempo fez lobby para que ele fosse aceito como planeta. Não colou. Será que agora vai?

fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL260555-5603,00.html

Um ponto interessante é que Patryk já manifesta receio de que esta pesquisa possa ser utilizada por seguidores de Zacharias Sitchin em apoio as suas teorias absurdas de Nibiru/Hercólubus, etc.  :merda:

E eu sinceramente ( e infelizmente ) acho que este uso indevido dos resultados não só ocorrerá mas como será muito em breve ( basta acompanhar o Forum Ascensão ).   |(

Quantoa isto, por email, Patryk fez questão de frizar que [/b]"um dos resultados é que qualquer planeta hipotetico com massas na ordem de 0,1-1 vezes a massa da Terra tem que ter perielio maior do que aproximadamente 80 unidades astronomicas."[/b]. Ou seja um planeta com 3 massas de Jupiter e com uma órbita tão elíptica que o traz através de todo sistema solar ( previsões - ou melhor, afirmações taxativas - de Sitchin ) tendo seu periélio próximo ao Sol, é IMPOSSÌVEL !

nota: Vou tentar convidar o Patryk a participar do CC ( se não me engano ele ou é ateu ou agnóstico )

nota2: o link para o trabalho do Patryk está neste post:
- ../forum/topic=14546.0.html#msg285904

[ ]´s
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2008, 21:39:13 por APODman »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Brasileiro sugere existência de novo planeta no Sistema Solar
« Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2008, 22:42:35 »
Legal, chame-o sim. Seria legal ter mais um astrônomo na equipe.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #2 Online: 18 de Janeiro de 2008, 00:10:02 »
Muito bom.
Tanta gente boa (brasileiro) mundo a fora.
Como nosso país é pobre em divulgação científica! Vamos tocer para que a comprovação venha realmente, o que também seria muito bom para chamar a atençao da rapaziada para as ciências em geral.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2008, 00:19:11 »
Uma eventual descoberta de um novo planeta através de suas previsões considero que talvez fosse mais impactante a divulgação científica no Brasil do que a viagem do Cesar Pontes.

Hoje eu descobri uma espinha atrás da minha orelha. Acho que essa descoberta foi mais impactante para a divulgação científica no Brasil do que o showzinho ridículo do César Pontes. :lol:

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Janeiro de 2008, 14:06:42 »
Marcos Pontes.

Brincadeirinha que custou milhões de reais...  |(

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Janeiro de 2008, 14:35:56 »
10 milhões para ser mais exatos...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 18 de Janeiro de 2008, 14:42:12 »
Marcos César Pontes.

"Nunca antes na história deçe paíç um brasileiro foi tão alto..."
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2008, 14:44:28 por Fernando »

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 18 de Janeiro de 2008, 14:44:03 »
O problema não o gasto de 10 milhões... o problema é saber que esse gasto não trouxe benefício nenhum para o projeto aero-espacial brasileiro.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #8 Online: 18 de Janeiro de 2008, 19:26:25 »
Triste. :-(
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!