Sei que é meio desconexo (e infantil)... mais acompanhem o raciocinio. Num determinado capitulo do livro Eldest (sucessor de Eragon). O protagonista questiona ao seu elfo instrutor sobre a sua religiosidade e a de toda a do povo elfico.
Não decorei o dialogo apenas vale a pena destacar o seguinte:
-Não há deuses para serem questionados, pois nunca se apresentaram. E perante o que nunca se teve registro, melhor ter-lo como inexistente.
-O universo é regido por leis increbaveis, a constante observação dos fenomenos e a comprienção dessas leis nos permitem preverlas quando os fenomenos se repetem.
-Se acaso existise um deus ou deuses, medite, eles foram bons deuses para a humanidade? A morte, a pobreza, a miseria e adoença... Se isso são obras de entidade/s, não tenho por que prestar-les reverencia, e sim destronar-los.
-Se acaso um dia, alguma entidade se apresentar a mim, o unico que devo fazer é aceitar este novo conhecimento e registrar-lo como tantos outros.
Voltando ao topico, eu só queria destacar o ultimo item. Se acaso eu descobrisse alguma forte evidencia de alguma divindade ou força mistica, ou seja lá o que for, apenas publicaria minha descorberta e a "encacharia" no meu (mini) acervo de conhecimentos. Sem dar ao fato mais atenção do que precisa, e tampouco menos, pois seria arrogancia por minha parte.
Sera que eu consegui me expressar?