Autor Tópico: Fraude células-tronco (assunto antigo)  (Lida 408 vezes)

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
Fraude células-tronco (assunto antigo)
« Online: 21 de Janeiro de 2008, 18:27:22 »
  Vocês se lembram que o cientista sul-coreano Hwang Woo-Suk cometeu uma fraude no trabalho dele sobre células-tronco obtidas de clones embriões? Eu não entendi muito bem esse caso. Ele mentiu dizendo ter conseguido obter células-tronco à partir de clones embriões reais? Ou ele nem chegou a conseguir produzir esses clones?
------------------------------------------------------------------------------    Agora, só mudando um pouco de assunto. É tão difícil assim produzir um clone humano? Se for, qual a dificuldade em relação à clonagem da ovelha dolly por exemplo? Será que não existe nenhum cientista querendo entrar para a história como sendo o primeiro a produzir um clone humano?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Fraude células-tronco (assunto antigo)
« Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2008, 20:50:58 »
Eu nem me lembro bem exatamente, mas acho (acho) que mais ou menos as duas coisas, que se misturam...

O que ele queria fazer, deveria ser, como fizeram mais recentemente, células tronco/embrionárias via células adultas de alguém (ou seja, criar um embrião-clone), e não um clone de um embrião simplesmente, que não deve ser muito difícil (até certo estágio, basta dividir em dois mecanicamente, se não estou muito enganado). Se ele tivesse feito esse "clone de embrião", ele teria obtido as células tronco automaticamente porque embriões são praticamente bolos de células tronco.

Quanto a mudança de assunto, o problema principal acho que deve ser o mesmo que houve com a Dolly: as células parecem ter nos genes mesmo (talvez também fora deles) algo que é um tipo de marcador da idade do organismo, algo que regula quantas vezes cada célula irá se reproduzir ou algo assim. A Dolly teve um tipo de progeria, envelhecimento precoce.

Essa coisa toda me lembrou algo meio engraçado... você pega duas coisas que a igreja e os religiosos comumente condenam, e mistura numa só, e obtém algo que eles aprovam... com essas células tronco obtidas a partir de células diferenciadas, que conseguiram fazer mais recentemente, o que se tem essencialmente são embriões clonados. Mas estão chamando de "células com pluripotência induzida" para tentar driblar a condenação moral dos religiosos, que estão vendo isso como algo diferente de clonagem - já que a idéia não é fazer alguém adulto com o mesmo ADN, e nem células-tronco embrionárias - já que o embrião não vem da fecundação, mas é feito a partir de células adultas. :roll:

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
Re: Fraude células-tronco (assunto antigo)
« Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2008, 01:11:32 »
 Valeu Buckaroo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!