Autor Tópico: Pessoas são mais generosas sob olhares de outros, mesmo sob desenhos de olhares  (Lida 863 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Eu não tenho acesso ao artigo, mas ouvi no bloggingheads.tv que, fizeram um experimento no qual desenharam um par de olhos sobre uma urna de doações, e isso fez com que as doações nessa urna fossem significativamente mais altas do que nas urnas sem olhos desenhados, ou com olhos olhando para outra direção.

Os pesquisadores, Manfred Milinski e Bettina Rockenbach, parecem também ter estudado qualquer coisa com relação ao papel de tótens e imagens, e como poderiam ter efeitos similares, um tipo de "big-brother" e etc, melhorando o comportamento social, pelo que procurei a respeito em outros sites de conteúdo aberto.

http://www.scienceonline.org/cgi/content/summary/317/5837/464

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
Re: Pessoas são mais generosas sob olhares de outros, mesmo sob desenhos de olhares
« Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2008, 21:36:10 »
Quer dizer então que o olho provove de uma forma ou outra um tipo de julgamento?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Pessoas são mais generosas sob olhares de outros, mesmo sob desenhos de olhares
« Resposta #2 Online: 23 de Janeiro de 2008, 10:14:44 »
Quer dizer que as pessoas poderm sentir inconscientemente como se estivessem sendo observadas, e agir de acordo, mesmo com uma porcaria de um olho obviamente desenhado.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 23 de Janeiro de 2008, 11:02:09 »
bom, eu às vezes imagino que tem alguém me vendo mesmo quando estou sozinho e isso pode até modificar meu comportamento.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Luz

• Visitante
« Resposta #4 Online: 23 de Janeiro de 2008, 11:27:35 »

É incrível como o que os outros pensam das pessoas possa ser mais importante que o que elas pensam de si mesmas, mesmo que "os outros" sejam representados por um desenho.  :stunned:  E a consciência?  :hmph:

Isso faz pensar que Voltaire tinha razão: se deus (o conceito) não existisse, precisaria ser inventado. :/
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2008, 11:36:03 por Luz »

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Re: Pessoas são mais generosas sob olhares de outros, mesmo sob desenhos de olha
« Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2008, 12:10:39 »
Diversas pessoas prezam muito mais a imagem que representam do que realmente são. Me lembro de uma colega de trabalho que disse que não contava pra ninguém que estava separada porque não queria que achassem que ela estava a disposição. Daí eu, muito cara de pau, perguntei como ela fazia pra trocar o óleo.. ela disse:
- Eu não estou a disposição prum relacionamento, daí que mantenho a idéia de que ainda sou casada, mas quantos caras você conhece que vão deixar de trepar com uma mulher só porque ela é comprometida? :o :o :o

Vai entender o ser humano!!! :lol: :lol:
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

rizk

• Visitante
« Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2008, 18:42:12 »
Jesus já sabia disso, gentes, Mateus 6.

Muito engraçado isso dos olhinhos nas urnas. A gente vê muito no dia a dia, não? Tem um problema, porém, que é o de a multidão criar anonimato. Vejam que, por exemplo, o mendigo pode estar no meio da Praça da Sé que o pedestre não se sente constrangido a dar esmola.

Quando eu fiz treinamento pra ser brigadista, o orientador dizia pra gente nunca gritar "alguém chame a ambulância". Tem que gritar "ow você de casaco roxo, chame a âmbulância" porque aí as chances de omissão são bem menores.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Pessoas são mais generosas sob olhares de outros, mesmo sob desenhos de olha
« Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 22:22:08 »
Uma matéria da new scientist diz que houve uma pesquisa que mostrou que as pessoas também eram mais generosas sob o olhar desse robô:

Parece uma versão de exterminador do futuro do Gizmo.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 23:30:06 »
E há pouco tempo li também um experimento a respeito do aumento da produtividade e da diminuição das conversas nos locais de trabalho quando havia a presença de gravuras de olhares.

Sintomático. :-)
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #9 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 23:35:20 »
E há pouco tempo li também um experimento a respeito do aumento da produtividade e da diminuição das conversas nos locais de trabalho quando havia a presença de gravuras de olhares.

Sintomático. :-)

Pois como disse Millor Fernandes: Consciencia e aquela voz interior que te avisa que alguem pode estar olhando. :)
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!