Esse comentário lembra de dois casos... "2001-uma odisséia no espaço" que até hoje não entendi, não conheço ninguém que entendeu, não sei de dois críticos que falem a mesma coisa mas todo mundo diz que é uma obra de arte.
Pois eu também não entendi, e olha que eu li o livro... E aquele finalzinho em que se passam uns quinze minutos de imagens coloridas dançando na tela é um saco...
Mas é tao óbvio?
Mas sério, eu poderia escrever um longo texto sobre o filme, mas só para ficarmos na última parte:
Bowman foi sozinho até o monolito. Esse monolito (como fica mais evidente no livro) é uma espécie de portal, o
que chamaríamos hoje de um buraco de minhoca. Ele é transportado até os aliens que os fabricaram.
Ao chegar "lá" Bowman se vê em algo como um zoológico. Um ambiente que simula algo que um humano consideraria
agradável, como um quarto de hotel chique. Nao fica claro se é um lugar real, ou se a mente de Bowman foi
uploaded para um cenário artificial. Em seguida Bowman, após passar por vários estágios de sua vida (o filme tenta
mostrar que sua percepçao do tempo fica distorcida) é transformado na Starchild (ver meu avatar) e mandado de
volta aa Terra. Para quê, nao fica claro. O show de cores foi só algo que o técnico de efeitos especiais bolou e que
o Kubrick achou legal.