Parece um shopping-center.
Masdar também não terá desperdício, dizem os arquitetos, já que a previsão é de que 99% do lixo seja reciclado ou transformado em compostos.
Bem... por que dizem que não tera desperdicio se 1% do lixo não tem salvação?
Mas temos que concordar que 99% de aproveitamento do lixo é um numero lovavel.
E "apenas" 100% de reaproveitamento é que não seria desperdício? Não-desperdício por esses critérios já está perto de ser termodinâmicamente impossível, só com tudo tendo tecnologia de moto-perpétuo.
Desculpa meu pessimismo, mas duvido muito que possamos abrigar uma parcela respeitavel da população do mundo em cidades como esta. Teriamos que rrecontruir cidades, e mesmo assim não teria espaço para todos. Além do mais, alguem vai ter que ir pro campo.
Por enquanto, tirando o povo da favela, ja seria um grande avanço.
Sempre tem alguma coisa que "não é para todos", mas nem por isso deixa de ser boa a iniciativa, com perspectivas de benefício para mais gente do que as diretamente envolvidas. Talvez outras cidades de modo geral, ou construções mesmo nas cidades já existentes possam "aprender" com essa experiência e irem se reconstruindo gradualmente, naturalmente.
Recentemente me parece haver um frenesi de condomínios e bairros particulares. Seria uma boa se alguns tentassem ser "ecologicamente corretos" e econômicos/auto-sustentáveis, por exemplo. Mesmo que não adotassem tudo que existe de disponível de uma vez.
Idéias do tipo talvez pudessem inclusive favorecer inclusive a projetos do tipo "Cingapura" e de urbanização em geral, talvez tornando mais baratos e mais viáveis projetos desse tipo do que simplesmente asfaltar vielas das favelas como estão, todas desorganizadas e desestruturadas.