Um verdadeiro estado de pânico se alastra pela net !
Em diversos fóruns, tanto de astronomia quanto leigos
e esotéricos, o fim do mundo foi anunciado.Isto pq o asteróide 2007 TU24 fará uma máxima aproximação com a Terra no dia 29/01/2008.
Todo este pânico é devido a um único fator: a confusão existente entre MOID ( Minimum Orbit Intersection Distance ) e a distância de máxima aproximação.
As informações deste asteróide em sua última tomada de dados orbitais ( dia 21/01 ) dá conta que:
Absolute Magnitude (H) 20.184
Slope parameter (G) 0.15
Perihelion (AU) 0.9466
Aphelion (AU) 3.0733
Asc. node-Earth sep. (AU) -0.0018
Desc. node-Earth sep. (AU) 1.73686
Earth MOID (AU) 0.00099 Orbital period (days) 1040.82
Date of orbit computation Jan 20 09:06
Esta seria uma aproximação brutal ( 145000km de distância da Terra ), o risco de colisão seria altíssimo dada a baixa velocidade radial desta asteróide.
Porém se o MOID é de 0.00099 AU pq a NASA e outros centros de pesquisa astronômicos ( bem como meus softwares de simulaçõa astronômicos ) estão dando a máxima apróximação em 0.0037 AU ? Conspiração ?
Não, isto pq oq na verdade o MOID mede é a mínima distância
possível entre dois objetos no espaço, assim o MOID é a mínima separação entre órbitas e não a mínima aproximação a Terra na presente passagem. A Terra não necessariamente estará no ponto de máxima aproximação entre órbitas ( menor MOID ) no momento em que o asteróide estará em sua máxima apróximação a Terra.
O que ocorre é que o valor de MOID entre a Terra e o 2007TU24 reduziu grandemente devido as atualização dos últimos dados dos elementos orbitais o que implica que o 2007TU24 deverá ser acompanhdo atentamente nas próximas aproximações pois o risco de colisão é bem alto.
Assim apesar do MOID estar em 0.00099 AU temos que a máxima aproximação a Terra nesta passagem permanece na casa dos 0.0037 AU.
Fiz algumas simulações no Starry Night da passagem do asteróide de maniera a demsontrar a diferenca entre MOID e a Máxima Aproximação nesta passagem ( achei melhor usar este software ( apesar dele não ser um integrador astronômico muito preciso ) pois fornece imagens visualmente mais "didáticas".)
Observando a imagem abaixo se vê que as órbitas da Terra e do asteróide 2007 TU24 aparentemente se cruzam em determinado momento:

Porém na realidade elas não se cruzam, ou seja, o asteróide nunca está no mesmo ponto do espaço que a Terra no ponto em que a imagem anterior aparentemente aponta que elas se cruzam:

Visto por outro ângulo:

Se a Terra e o asteróide estivessem juntos neste aparentente ponto de intersecção e pudessemos medir a distância entre eles então teriamos o valor do MOID ( 0.00099 AU ) , porém esta imagem é correpondente a posição dos obejtos no dia 28/01/2008, um dia antes da máxima aproximação e de fato os dois objetos neste dia estarão a uma distância maior do que aquela prevista para máxima aproximação:

Isto pq neste dia a Terra estará bem adiantada em sua órbita em relação ao asteróide.
Na data de maior aproximação ( 29/01/2008 ) a Terra e o asteróide já estarão adiante do ponto MOID:

Visto por um ângulo lateral teremos a seguinte disposição deste momento:
Assim o espalhafato que se tem visto pela internet a respito da máxima aproximação deste asteróide deve-se a confusão entre o MOID e a distância de máxima aproximação nesta passagem.
O último MOID calculado é de 0.00099 AU poréma distânci a máxima entre os dois objetos ( nesta passagem ) será mais a frente do MOID assumindo um valor de aproximadamente 0.0037 AU ( 0 Starry Night arredonda o valor para 0.004 AU ).
Mas é esperado o alarmismo generalizado, conspiracionistas de plantão e outras figuras catastrofistas sempre estão a espreita de uma oportunidade como esta para deixar a todos apavorados.
nota: Novamente disponibilizo as imagens e o texto aciam para uso em outros fóruns onde seja necessário para apaziguar eventuais "estados de pânico"
[ ]´s