Autor Tópico: Asteróide 2007 TU24, riscos de colisão com a Terra em Janeiro ?  (Lida 2773 vezes)

APODman

• Visitante
Asteróide 2007 TU24, riscos de colisão com a Terra em Janeiro ?
« Online: 23 de Janeiro de 2008, 10:27:03 »
Um verdadeiro estado de pânico se alastra pela net !

Em diversos fóruns, tanto de astronomia quanto leigos e esotéricos, o fim do mundo foi anunciado.

Isto pq o asteróide 2007 TU24 fará uma máxima aproximação com a Terra no dia 29/01/2008.

Todo este pânico é devido a um único fator: a confusão existente entre MOID ( Minimum Orbit Intersection Distance ) e a distância de máxima aproximação.

As informações deste asteróide em sua última tomada de dados orbitais ( dia 21/01 ) dá conta que:

Absolute Magnitude (H) 20.184
Slope parameter (G) 0.15
Perihelion (AU) 0.9466
Aphelion (AU) 3.0733
Asc. node-Earth sep. (AU) -0.0018
Desc. node-Earth sep. (AU) 1.73686
Earth MOID (AU) 0.00099 
Orbital period (days) 1040.82
Date of orbit computation Jan 20 09:06

Esta seria uma aproximação brutal ( 145000km de distância da Terra ), o risco de colisão seria altíssimo dada a baixa velocidade radial desta asteróide.

Porém se o MOID é de 0.00099 AU pq a NASA e outros centros de pesquisa astronômicos ( bem como meus softwares de simulaçõa astronômicos ) estão dando a máxima apróximação em 0.0037 AU ?  Conspiração ?

Não, isto pq oq na verdade o MOID mede é a mínima distância possível entre dois objetos no espaço, assim o MOID é a mínima separação entre órbitas e não a mínima aproximação a Terra na presente passagem. A Terra não necessariamente estará no ponto de máxima aproximação entre órbitas ( menor MOID ) no momento em que o asteróide estará em sua máxima apróximação a Terra.

O que ocorre é que o valor de MOID entre a Terra e o 2007TU24 reduziu grandemente devido as atualização dos últimos dados dos elementos orbitais o que implica que o 2007TU24 deverá ser acompanhdo atentamente nas próximas aproximações pois o risco de colisão é bem alto.

Assim apesar do MOID estar em 0.00099 AU temos que a máxima aproximação a Terra nesta passagem permanece na casa dos 0.0037 AU.

Fiz algumas simulações no Starry Night da passagem do asteróide de maniera a demsontrar a diferenca entre MOID e a Máxima Aproximação nesta passagem ( achei melhor usar este software ( apesar dele não ser um integrador astronômico muito preciso ) pois fornece imagens visualmente mais "didáticas".)

Observando a imagem abaixo se vê que as órbitas da Terra e do asteróide 2007 TU24 aparentemente se cruzam em determinado momento:

Porém na realidade elas não se cruzam, ou seja, o asteróide nunca está no mesmo ponto do espaço que a Terra no ponto em que a imagem anterior aparentemente aponta que elas se cruzam:

Visto por outro ângulo:

Se a Terra e o asteróide estivessem juntos neste aparentente ponto de intersecção e pudessemos medir a distância entre eles então teriamos o valor do MOID ( 0.00099 AU ) , porém esta imagem é correpondente a posição dos obejtos no dia 28/01/2008, um dia antes da máxima aproximação e de fato os dois objetos neste dia estarão a uma distância maior do que aquela prevista para  máxima aproximação:

Isto pq neste dia a Terra estará bem adiantada em sua órbita em relação ao asteróide.

Na data de maior aproximação ( 29/01/2008 ) a Terra e o asteróide já estarão adiante do ponto MOID:

Visto por um ângulo lateral teremos a seguinte disposição deste momento:

Assim o espalhafato que se tem visto pela internet a respito da máxima aproximação deste asteróide deve-se a confusão entre o MOID e a distância de máxima aproximação nesta passagem.

O último MOID calculado é de 0.00099 AU poréma distânci a máxima entre os dois objetos ( nesta passagem ) será mais a frente do MOID assumindo um valor de aproximadamente 0.0037 AU ( 0 Starry Night arredonda o valor para 0.004 AU ).

Mas é esperado o alarmismo generalizado, conspiracionistas de plantão e outras figuras catastrofistas sempre estão a espreita de uma oportunidade como esta para deixar a todos apavorados.

nota: Novamente disponibilizo as imagens e o texto aciam para uso em outros fóruns onde seja necessário para apaziguar eventuais "estados de pânico"

[ ]´s

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Asteróide 2007 TU24, riscos de colisão com a Terra em Janeiro ?
« Resposta #1 Online: 23 de Janeiro de 2008, 10:39:15 »
É marte dando o troco :D

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #2 Online: 23 de Janeiro de 2008, 10:48:00 »
Espero que caia aqui no pátio de casa.

Qual o diâmetro da pedrinha? (Só pra eu preparar o terreno)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 23 de Janeiro de 2008, 12:17:34 »
Tinha um post como esse, mas sem as instrutivas figuras, no www.badastronomy.com

Valeu, APOD!

APODman

• Visitante
« Resposta #4 Online: 23 de Janeiro de 2008, 12:59:01 »
Tinha um post como esse, mas sem as instrutivas figuras, no www.badastronomy.com

Valeu, APOD!

Eu havia lido sobre esta discussão por lá. Achei admirável que ainda não tenham conseguido demonstrar ao catastrofista turrão de que MOID não é o mesmo do que máxima aproximação.

Enfim se quiser postar este texto, ou alguma versão, dele por lá com as imagens sinta-se a vontade.

[ ]´s

APODman

• Visitante
« Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2008, 13:07:57 »
Espero que caia aqui no pátio de casa.

Qual o diâmetro da pedrinha? (Só pra eu preparar o terreno)

Braida, talvez se vc fosse um político corr...rico  ( :D ) e possuisse alguma mansão aqui no Lago Norte em Brasilia ele até coubesse.

Segundo as estimativas ( baseadas em seu albedo )  o asteróide teria entre 400 e 600m.

[ ]´s

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2008, 13:23:36 »
O que vem a ser albedo?

APODman

• Visitante
« Resposta #7 Online: 23 de Janeiro de 2008, 13:53:57 »
O que vem a ser albedo?

Albedo é a refletividade de um objeto celeste, é a diferença entre  quantidade de luz recebida e refletida, por exemplo, por um asteróide um planeta

Quanto maior o albedo, maior a refletividade de um objeto: A neve possui um albedo maior do que um pedaço de carvão. A Terra  ( devido aos oceanos e nuvens ) possui um albedo maior do que a Lua.

O albedo é medido entre 0 e 1.

No caso das dimensões de um asteróide deve-se levar em conta seu albedo para determinar sua magnitude ( "brilho" ) absoluta pois um asteróide metálico ( ferro e níquel normalmente ) possui um albedo alto, já um asteróide do mesmo tamanho, que do tipo carbonáceo possui um albedo baixo.

Assim devemos levar em conta o albedo para desconta-lo apropriadamente e então determinar a magnitude absoluta do objeto corretamente, o que nos leva as suas dimensões.

Nesta página vc encontra a tabela utilizada para realizar estimativas do tamanho de asteroides dependendo de seu albedo e magnitude absolutas:

- http://cfa-www.harvard.edu/iau/lists/Sizes.html

[ ]´s

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Janeiro de 2008, 14:08:12 »
Valeu!

APODman

• Visitante
« Resposta #9 Online: 23 de Janeiro de 2008, 19:24:05 »
O aspecto mais interessante do caso do 2007 TU24 é como a divulgação científica mal feita pode gerar estados de pânico.

As fontes científicas oficiais deram um show de desinformação e desencontro de informações. Um colega do Cosmoforum postou em seu blog todos os desencontros que ocorreram e que originaram avalanches de teorias conspiratórias e temores de uma colisão iminente:

- http://projetosili.blogspot.com/search/label/Astronomia

Achei muito interessante. Tomara que esta lição seja bem refletida.

[ ]´s

tcmasf

• Visitante
« Resposta #10 Online: 23 de Janeiro de 2008, 22:45:03 »
Grato pela menção ao meu blog APOD, fico feliz de ler que achou interessante, talvez voce possa colaborar lá na Astronomia... :ok:

Não me interessei pelo 2007 TU24 por ser ele uma ameaça à Terra, um sinal do "Juízo Final" ou todo esse blá blá blá...

O que me instigou a pesquisar foi a forma como o fato vem sendo (não) tratado pela mídia e os dados pouco acurados que encontrei em sites especializados. Como te disse no outro fórum, outros asteróides que iriam se chocar com a Lua ou com Marte tiveram manchetes enquanto o TU24, mesmo sendo o mais próximo da Terra atualmente, não figura em nenhuma das revistas científicas (Science, ScienceDaily, New Scientist, Smithsonian...).

Ah, sim...entrei aqui não só para te agradecer como também para participar do fórum no geral já que, além de cético, costumo ser chato, crítico, ateu, bisbilhoteiro...acho que vou me dar bem por aqui.  :biglol:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Janeiro de 2008, 23:35:47 »
Não fiquem tristes...na próxima volta ele acerta.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Janeiro de 2008, 00:13:19 »
Ah, mas é uma pedrinha insignificante, mal dá para devasatar um continente...  :D

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 24 de Janeiro de 2008, 09:15:01 »

Ah, sim...entrei aqui não só para te agradecer como também para participar do fórum no geral já que, além de cético, costumo ser chato, crítico, ateu, bisbilhoteiro...acho que vou me dar bem por aqui.  :biglol:

Bem vindo!

Suyndara

• Visitante
« Resposta #14 Online: 24 de Janeiro de 2008, 10:27:32 »

Bem vindo!

:ok:

Bem vindo!!!

APODman

• Visitante
« Resposta #15 Online: 24 de Janeiro de 2008, 11:39:37 »
 :)

Seja bem vindo Mr. Spock ! Excelente termos mais um astrônomo no pedaço !  :ok:

Convido-o a apresentar-se ao pessoal no tópico Novo por aqui? Apresente-se!

[ ]´s

tcmasf

• Visitante
« Resposta #16 Online: 24 de Janeiro de 2008, 12:32:07 »
Obrigado a todos pelas boas vindas.  :ok:

Só que costumo ser meio cético quanto a apresentações...  :umm: Prefiro conhecer as pessoas no dia-a-dia, mas vou lá fazer um intróito.

Uma correção APOD: não sou astrônomo não... :(
Sempre gostei da coisa, até tive um telescopiozinho quando garoto, mas nunca tive saco pra toda aquela matemática!  :nojo:
Tanto que ainda não entendi muito essa de MOID...até entendo que seja a distância mínima entre as órbitas de 2 corpos celestes, mas, se não há a interseção (como voce demonstrou), para que o I? No meu entendimento leigo, havendo a interseção(cruzamento) de órbitas em algum momento, a MOID deveria ser zero neste instante, mesmo com os objetos separados por muitas AUs.

Mas deixa isso pra lá!  :stunned:

Abraços a todos.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #17 Online: 26 de Janeiro de 2008, 13:10:11 »
Hmmm. Até agora não entendi por que o Mr Spock ficou tão melindrado com o banimento do outro, mesmo depois de explicado que ele era um fake. Bom, paciência.

APODman, só hoje fui olhar a tal Comunidade Ascensão! E o que dizer?

... eles parecem ser bem intencionados. Simpáticos, até. Mas, puxa vida, nunca vi tanta credulidade por byte quadrado em todos esses anos na internet!! Agora, eles parecem gostar de você por lá. Nunca houve quebra-pau?

APODman

• Visitante
« Resposta #18 Online: 26 de Janeiro de 2008, 17:46:14 »
Hmmm. Até agora não entendi por que o Mr Spock ficou tão melindrado com o banimento do outro, mesmo depois de explicado que ele era um fake. Bom, paciência.

Pelo que entendi ele considerou que se tratava de uma perseguição religiosa.

Temos que levar em conta que aquilo que ocorre em um forum de discussão cetico/ateista ou religosos em geral não é o que ocrre em foruns quase que unicamente de discussões científicas como o Cosmoforum por exemplo (onde o conheci ). Acho que por lá não ocorre de um maluco proselitista sem interesse algum m debater mas apenas de pregar, seja expulso e depois tente retornar uma miríade de vezes na tentativa de voltar a pregar aos "perdidos".

As nossas regras são mais rígidas e incomuns adequadas entretanto a lidar com as situações e pessoas incomuns que frequentam noso meio de discussão.

Ainda vou conversar com ele, vou tentra explicar o que realmente ocorreu.

APODman, só hoje fui olhar a tal Comunidade Ascensão! E o que dizer?

... eles parecem ser bem intencionados. Simpáticos, até. Mas, puxa vida, nunca vi tanta credulidade por byte quadrado em todos esses anos na internet!! Agora, eles parecem gostar de você por lá. Nunca houve quebra-pau?

Conheci o Ascensão por volta de 2004 quando o Osias abriu um tópico sobre sua descoberta de um forum em que as coisas mais improváveis eram ditas, e o pior, eram cridas.

Houve naquela época uma "invasão" de céticos por lá, aos poucos todos foram cansando e eu fiquei por lá até por volta de 2005 quando fui expulso.

Porém a expulsão foi de natureza tão arbitrária e pessoal ( após uma votação criada por uma forista indignada contra mim. A votação era se céticos "deveriam ou não continuar no forum", surpreendentemente para mim a esmagadora maiora dos votos votou que "sim" posi nós céticos ajudavamos a elucidar o que era excessivamente "besteira" daquilo que poderia ser acreditado de alguma forma )  que diversos foristas "Ascencionados" sairam em protesto a minha saida.

Alguns deles se tornaram ateus ( como a Ana Tourinho - "Aracne" ou "Ana" do RV - o Aurélio - que antigamente usava o nick "Niels" em homenagem a Niels Bohr já que acreditava ser a reencarnação dele. Outros se tornaram bem mais céticos do que eram apesar de não terem abandonado completamente suas crenças, como o Euzébio - Metraton daqui do CC - e outros ) .

Hoje em dia eventualmente posto por lá, especialmente quando se trta de desmistificar teorias apocalípticas ( algo que dão muita atenção por lá ) o que de certa forma me assusta pelo passado coenhcido em que seitas esotéricas malucas encaminharam seus seguidores a suicidios coletivos.

Fora isto eu desisti de debater por lá, cansei de tentar convencer individuos de que eles não são comandantes extraterrestres em missão na Terra. :D

Mas devo admitir: O Ascensão em geral se tornou muito mais "cético" do que era em 2004 eliminando idéias, afirmações, mensagens catastrofistas que antes eram abraçadas sem exitação. Fico feliz por isto.

[ ]´s
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2008, 18:02:42 por APODman »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #19 Online: 26 de Janeiro de 2008, 18:10:35 »

Pelo que entendi ele considerou que se tratava de uma perseguição religiosa.

Cheguei a pensar nisso. Ainda tentei fazê-lo entender que era o proselitismo que era proibido por aqui, não debater temas religiosos. Só que ele saiu tão rápido que não sei se ele chegou a entender isso - e que, aliás, nem foi esse o motivo do banimento do Doc.

Temos que levar em conta que aquilo que ocorre em um forum de discussão cetico/ateista ou religosos em geral não é o que ocrre em foruns quase que unicamente de discussões científicas como o Cosmoforum por exemplo (onde o conheci ). Acho que por lá não ocorre de um maluco proselitista sem interesse algum m debater mas apenas de pregar, seja expulso e depois tente retornar uma miríade de vezes na tentativa de voltar a pregar aos "perdidos".

Pois é :-(

Ainda vou conversar com ele, vou tentra explicar o que realmente ocorreu.

Seria legal, mas ele me pareceu bastante taxativo em sua saída. Ainda disse que era inconstitucional e tal... :roll:

Conheci o Ascensão por volta de 2004 quando o Osias abriu um tópico sobre sua descoberta de um forum em que as coisas mais improváveis eram ditas, e o pior, eram cridas.

Rapaz, mas não é? Eu li alguma coisa ali e tem tópicos do arco da velha! Aquele "UM ET CHAMADO WLADIMIR FALA SOBRE A VOLTA DE CRISTO" era a melhor de todas! Fiquei realmente impressionado como muita gente ali acreditava piamente que, se o autor não estava mesmo falando com um ET que anunciava a volta de Cristo, psicografava um espírito brincalhão.

Outra coisa que me chamou a atenção é que ninguém ali ousa discordar de ninguém - toda vez que alguma coisa parecida com uma discordância aparece, logo alguns panos quentes são colocados. Parecem todos com um medo terrível de ter suas bolhas estouradas.

Houve naquela época uma "invasão" de céticos por lá, aos poucos todos foram cansando e eu fiquei por lá até por volta de 2005 quando fui expulso.

Porém a expulsão foi de natureza tão arbitrária e pessoal ( após uma votação criada por uma forista indignada contra mim. A votação era se céticos "deveriam ou não continuar no forum", surpreendentemente para mim a esmagadora maiora dos votos votou que "sim" posi nós céticos ajudavamos a elucidar o que era excessivamente "besteira" daquilo que poderia ser acreditado de alguma forma )  que diversos foristas "Ascencionados" sairam em protesto a minha saida.

Notável, notável mesmo.

Talvez alguns deles sejam como o taxista que certa vez pegou o Carl Sagan - ávido por informação, mas carregado de superstições. E muitos deles me pareceram gente boa, mesmo.

Fora isto eu desisti de debater por lá, cansei de tentar convencer individuos de que eles não são comandantes extraterrestres em missão na Terra. :D

Essa seria uma batalha realmente inglória. Mas confesso que me sinto tentando a assinar o fórum :-)

APODman

• Visitante
« Resposta #20 Online: 29 de Janeiro de 2008, 18:59:46 »
Dia 29/01 e ainda estamos aqui.

[ ]´s

Atheist

• Visitante
« Resposta #21 Online: 29 de Janeiro de 2008, 19:13:52 »
Não se preocupem, ainda estamos em 2008. A profecia Maia diz que acaba em 2012.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #22 Online: 30 de Janeiro de 2008, 12:05:32 »

:P

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 30 de Janeiro de 2008, 12:50:52 »

Espero que acertem dessa vez.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #24 Online: 31 de Janeiro de 2008, 10:50:02 »

Espero que acertem dessa vez.

Improvável.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!