Autor Tópico: UNB desvia verbas destinadas à pesquisa!  (Lida 775 vezes)

Suyndara

• Visitante
UNB desvia verbas destinadas à pesquisa!
« Online: 24 de Janeiro de 2008, 11:42:34 »
Prejuízo a ciência e tecnologia

MP acusa fundação ligada à UnB de desvio de função e pede a destituição de toda a diretoria
-----------------------------------
por: Guilherme Goulart

O Ministério Público do Distrito Federal (MPDF) denunciou à Justiça a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), vinculada à Universidade de Brasília (UnB). A entidade sem fins lucrativos é acusada de provocar prejuízos de mais de R$ 100 milhões aos cofres públicos ao se desviar de função e atuar como entidade privada. A Promotoria de Justiça de Tutela das Fundações e Entidades de Interesse Social pede, na ação, a destituição dos dirigentes da Finatec e de cinco professores.

A investigação começou há oito meses. Os promotores Ricardo Antônio de Souza e Gladaniel Palmeira levantaram as supostas irregularidades depois de analisar os gastos da Finatec a partir de 2004. Mas acreditam que ocorriam desde 1999. O MPDF descobriu que a fundação servia de base para contratos com prefeituras de outros estados, com dispensa de licitação por ser considerada sem fins lucrativos. Segundo os promotores, ela nem poderia participar da concorrência, por ser destinada à promoção do apoio ao desenvolvimento científico.

Para Ricardo de Souza, a atuação caracteriza “completo desvio de finalidade”. “Ela vencia a concorrência que nem mesmo existia e subcontratava uma empresa privada. Ou seja, não executava os serviços e agia como gestora dos mais diversos contratos”, afirmou o promotor. Um dos contratos seria para prestar consultoria à prefeitura de São Paulo. A fundação teria recebido R$ 12 milhões e ficado com 6% a 10% do valor antes de subcontratar uma empresa. A porcentagem se repetia a cada operação, segundo a denúncia do MPDF.

Os promotores também acusam a Finatec de pagar por serviços de empresas de arquitetura, advocacia e imobiliárias como forma de mascarar os altos gastos com funcionários. Um dos projetos seria em um empreendimento que não corresponde à finalidade da Finatec: a construção de complexo médico-hospitalar em Águas Claras. “Essta é a certeza de que ela pretendia atuar como entidade privada, quando na verdade deveria atuar no investimento em pesquisa e educação”, avaliou o promotor Gladaniel Palmeira.

Reformas
--------
O levantamento do MPDF denuncia ainda o uso irregular do patrimônio da Finatec, avaliado em R$ 100 milhões. Os promotores descobriram que em 2008, por exemplo, o orçamento previsto para a entidade era de R$ 104 milhões. Mas o investimento em pesquisa e educação seria de somente R$ 750 mil, menos de um centésimo do total.

Nas investigações, os promotores encontraram notas fiscais de obras. Um dos maiores gastos resultou de parceria entre a própria Finatec e a Fundação Universidade de Brasília (FUB), que investiu R$ 470 mil para mobiliar e reformar o apartamento destinado à reitoria da UnB. O imóvel, na 310 Norte, é usado pelo reitor Timothy Mulholland. A planilha revela que foram pagos R$ 36 mil pela instalação de um home theater e R$ 2,7 mil por três lixeiras. Os promotores disseram que a competência para investigar o reitor é do Ministério Público Federal.

----------------------------------------------------------------------
Finatec nega acusação

A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) divulgou nota à imprensa, ontem, sobre a denúncia do MPDF. Afirmou que apresentará documentos capazes de comprovar a regularidade das ações no momento em que a ação for pronunciada no Tribunal de Justiça do DF. E lamentou que a promotoria tenha tornado públicas as acusações “sem receber nossas alegações e antes mesmo do pronunciamento da Justiça”.

A Finatec usou duas páginas para rebater as acusações feitas pelos promotores Ricardo Antônio de Souza e Gladaniel Palmeira. Porém, o texto alega logo no início que as supostas irregularidades denunciadas pelo MPDF são ações realizadas na “administração de diretorias anteriores à atual”. “Desse modo, pessoas citadas no referido comunicado não estão diretamente relacionadas aos fatos — que, reafirmamos, são rigorosamente regulares. (sic).”

A nota refuta também a avaliação feita pelos promotores a partir do orçamento para 2008. Segundo o documento, previsão de verba “não significa dinheiro em caixa”. A Finatec afirma que destinou no ano passado cerca de 40% dos recursos para pesquisa. “O valor citado pelo MPDFT não se refere, sequer, ao montante de recursos que a Finatec tem contratado.” Acrescenta que os R$ 104 milhões divulgados como orçamento são a soma dos projetos fechados ou em negociação. A nota conclui com a afirmação de que a Finatec propôs ao MPDF a contratação de auditorias para comprovar a regularidade da atividade.

Outra nota, divulgada pela assessoria de imprensa da Universidade de Brasília, classifica a Finatec como “fundação de apoio”. E revela que o contrato firmado com a instituição brasiliense foi aprovado pela procuradoria jurídica da universidade. Quanto à denúncia de que o imóvel da reitoria foi reformado com dinheiro da Finatec, a nota esclarece que o apartamento da 310 Norte pertence ao patrimônio institucional e que as benfeitorias ocorreram por determinação do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Brasília (FUB).

Procurado pelo Correio, o reitor da UnB, Timothy Mulholland, informou, por meio da assessoria de imprensa, que não daria entrevistas. O promotor Ricardo de Souza disse que não há indícios de que ele tenha conhecimento ou autorizado os gastos com as obras no imóvel funcional. Mas as reformas começaram e terminaram no início de 2006, gestão do atual reitor.

fonte:
http://www2.correioweb.com.br/cbonline/cidades/pri_cid_165.htm?

Suyndara

• Visitante
Re: UNB desvia verbas destinadas à pesquisa!
« Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2008, 11:45:36 »
Eu vi essa notícia ontem no jornal  :'(

Conheço pessoalmente o reitor e o vice-reitor da Unb, e é interessante que eu já achava que a universidade perdia em credibilidade apoiando cursos de astrologia e ufologia, mas depois dessa   :no:

É a primeira vez que ouço falar em uma universidade que desvia recursos, ainda mais destinados à pesquisa  :hmph:

:bravo:

Isso me deu ódio, é revoltante.

ps. Da série, pq não suporto morar em brasília  :lol:

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #2 Online: 24 de Janeiro de 2008, 13:37:08 »
Putz... essa notícia é pior que a do periódico dos criacionistas.

:susto:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 24 de Janeiro de 2008, 13:51:24 »
Eu tinha a UnB em mais alta conta antes de conhecer você, Suy.

Saí ganhando duas vezes :-)

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Janeiro de 2008, 14:16:58 »
É, a casa caiu por essas bandas.

ps: Ainda queria ver esses relatorios que a Suyndara comentou sobre a unb. =)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #5 Online: 24 de Janeiro de 2008, 14:21:47 »
É, eu também. Deve ser de matar. Em todos os sentidos... :-P

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Janeiro de 2008, 15:49:12 »
Nossa, essa UnB fede.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #7 Online: 24 de Janeiro de 2008, 16:18:35 »

Pois é, agora não estão mais disponíveis. Só via pedido "oficial"

A Capes recebe muitas cartas repúdios, processos e etc, a unb pediu pra retirar do ar pq causava "constrangimento" ao resto da universidade :vergonha:

Depois dessa, acho que não tem muito o que resgatar por lá.

Já pensou? Tanta grana que deveria ter sido aplicada em pesquisa ser jogada fora? :'(

E eu fico aí vendo pesquisadores praticamente "mendigando" um computador decente pra trabalhar, enquanto outros jogam a grana fora,  ódio!

Suyndara

• Visitante
« Resposta #8 Online: 24 de Janeiro de 2008, 16:20:18 »
Putz... essa notícia é pior que a do periódico dos criacionistas.

:susto:

Acredita que eu vi isso ontem à noite e até tive pesadelo?

:histeria:

Eu NUNCA esperei uma coisa dessas de uma universidade pública :'(

Suyndara

• Visitante
« Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2008, 16:21:10 »
Eu tinha a UnB em mais alta conta antes de conhecer você, Suy.

Saí ganhando duas vezes :-)

Minha irmã também :P

Ela havia passado num concurso na Unb, mas não aguentou 6 meses, detestou tudo.

rizk

• Visitante
« Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2008, 16:52:12 »
Por issssssso que eu digo que fundação não presta.

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #11 Online: 25 de Janeiro de 2008, 13:47:10 »

Pois é, agora não estão mais disponíveis. Só via pedido "oficial"

A Capes recebe muitas cartas repúdios, processos e etc, a unb pediu pra retirar do ar pq causava "constrangimento" ao resto da universidade :vergonha:

Depois dessa, acho que não tem muito o que resgatar por lá.

Já pensou? Tanta grana que deveria ter sido aplicada em pesquisa ser jogada fora? :'(

E eu fico aí vendo pesquisadores praticamente "mendigando" um computador decente pra trabalhar, enquanto outros jogam a grana fora,  ódio!

Será que o google não tem o pdf perdido por ai?

Suyndara

• Visitante
« Resposta #12 Online: 25 de Janeiro de 2008, 13:52:01 »
Talvez...

Eu sou péssima pra fazer busca no google  :vergonha: , acho que nunca consigo pensar direito nas palavras chaves :P

Por falar nisso, vc mora em bsb?

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #13 Online: 25 de Janeiro de 2008, 13:59:39 »
Moro em bsb, estudo na unb e conheço de perto os figuras que fizeram o curso de astrologia.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #14 Online: 25 de Janeiro de 2008, 14:03:03 »
Moro em bsb, estudo na unb e conheço de perto os figuras que fizeram o curso de astrologia.

Oba!

Mas um pro encontro do CC em brasília :P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!