Reparem que ha uma diferença nas patologias trataveis pela "aguas medicinais" entre o site turistico e do medico reumatologista ( e "termalista"):
- no primeiro parece anuncio de garrafada , de fratura a pereba as aguas medicinais tratam quase tudo.
- no site do medico , que nao e bobo , as patologias trataveis sao todas osteo-articulares e as tecnicas usadas sao as tradicionais em fisioterapia , o fato da agua ser sulfurosa , ferruginosa , etc... nao faz diferença.
Quem ja foi a Poços e experimentou uma sessao nas Termas sabe que e otimo , voce sai com a sensaçao de um relaxamento muscular muito bom , mas nada a ver com as propiedades "curativas" das aguas.
E a procura por Poços nos tempos aureos era devido ao tratamento da tuberculose antes dos quimioterapicos , que se baseava em permanencia em sanatorios ou hoteis em locais de clima frio e afastados dos grandes centros , as aguas medicinais ( assim como as prescriçoes dieteticas) entravam como coadjuvantes; no Brasil estas estaçoes de tratamento foram muito concorridas ate o inicio da decada de 60 ( Poços de Caldas , Caxambu , Sao Lourenço , Campos de Jordao , Petropolis) , quando o tratamento farmacologico conseguiu curar efetivamente a maioria dos afetados. A partir dai elas entram em crise e tiveram que procurar outras formas de atrair visitantes ( Campos do Jordao e a mais bem sucedida nisso).