Autor Tópico: Padre se recusa a interromper missa após morte de fiel  (Lida 1245 vezes)

APODman

• Visitante
Padre se recusa a interromper missa após morte de fiel
« Online: 25 de Janeiro de 2008, 13:23:58 »
Padre italiano se recusa a interromper missa após morte de fiel

Um padre católico que continuou a rezar a missa na igreja Madonna Bianca, em Trento, na Itália, mesmo depois de perceber que um dos fiéis havia morrido durante a cerimônia, teve que se defender na quinta-feira sua atitude.

Em entrevista à agência italiana de notícias, Ansa, o padre Mario Peron disse que levar a missa até o fim teria sido o desejo do fiel Pio Lieta, que sofreu um ataque cardíaco fatal enquanto atendia à missa na manhã de domingo.

Ao perceber que o fiel estava morto, Peron interrompeu a missa por alguns minutos e uma ambulância foi chamada no local, mas Lieta já estava morto.

O padre pediu então que cobrissem o corpo do fiel, estendido no chão da igreja, e continuou a rezar a missa.

Depois de rezar o funeral de Pio Lieta, na quinta-feira, Peron defendeu sua decisão.

"O que eu poderia ter feito? A Missa Sagrada tem que ser celebrada, não podemos abrir exceção para um indivíduo", disse Peron ao jornal britânico Daily Telegraph.

"Apenas pessoas que não conhecem o conceito da missa não compreendem a lógica da minha decisão", afirmou. "Não podíamos parar, estávamos unidos na igreja e rezamos por ele", disse Peron.

A atitude do padre chamou a atenção da mídia local e alguns fiéis que estavam presentes na celebração criticaram a decisão de Peron de continuar o serviço.

Em entrevista ao jornal local L'Adige, um dos fiéis afirmou que ficou surpreso com a decisão do padre.

"Devíamos ter parado em sinal de respeito", afirmou o fiel, que não se identificou.

O filho de Pio, Angelo Lieta, que é missionário no Chile, afirmou ao Telegraph que não ficou aborrecido com as circunstâncias da morte de seu pai.

"Meu pai teria concordado com a continuação da Missa", disse

fonte: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/01/25/padre_italiano_se_recusa_interromper_missa_apos_morte_de_fiel-328199068.asp

[ ]´s

Suyndara

• Visitante
Re: Padre se recusa a interromper missa após morte de fiel
« Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2008, 13:46:12 »
Amore,

Pode apostar que o Vaticano aprova a atitude do padre  :wink:

Missa = ritual canônico, dentro da m* de doutrina da ICAR ele realmente não poderia ter cessado a celebração.

Fazer o quê, rituais são sempre esquisitos  :(

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Janeiro de 2008, 23:26:11 »
Olha se eles viram que ele tava morrendo e nao parou pra ajudar o individuo, bem ai ja e uma filha da putagem, perdao pela linguagem.

Agora se so viram depois que ja tinha morrido, bem, fazer o que, ele nao ia ficar menos morto se interrompessem a missa.
"The patient refused an autopsy."

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Janeiro de 2008, 23:49:50 »
"Apenas pessoas que não conhecem o conceito da missa não compreendem a lógica da minha decisão", afirmou. "Não podíamos parar, estávamos unidos na igreja e rezamos por ele", disse Peron.

mas é isso mesmo. só mesmo quem não enxerga a sacralidade da missa pode criticar o padre. fosse eu o padre, teria feito o mesmo. os fiéis presentes que reclamaram deveriam ser excomungados.
ahm. pensando bem, deveriam levar um cartão amarelo. mas strike three, you're out! hmpf. católicos de mentira.

(não estou sendo sarcástico hehe)
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2008, 09:04:07 »
Também não entendo qual foi o problema do Padre continuar a missa.  Felius e Rodion estão certos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2008, 10:07:26 »
Também não entendo qual foi o problema do Padre continuar a missa.  Felius e Rodion estão certos.

É uma questão de falta de humanidade :ok:

É bem estranho vc continuar "trabalhando" depois de ver um colega morrendo. Acho que a solidariedade deveria estar acima do dogma :wink:

[]s

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2008, 10:19:32 »
Solidariedade?  Que solidariedade se pode ter com um morto?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Janeiro de 2008, 10:22:12 »
Solidariedade?  Que solidariedade se pode ter com um morto?

Fazer silêncio para não incomodarem ele!
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Janeiro de 2008, 10:25:55 »

É uma questão de falta de humanidade :ok:

É bem estranho vc continuar "trabalhando" depois de ver um colega morrendo. Acho que a solidariedade deveria estar acima do dogma :wink:

[]s

Mas ele interrompeu a missa e chamou a ambulância. Acho que o erro foi ter continuado com o corpo estendido no chão, poderiam ter chamado a funerária... e depois continuado a missa; ou não continuado a missa, tanto faz.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Janeiro de 2008, 12:24:00 »
Perai... mas ninguém notou que o sujeito estava tendo um ataque cardíaco???

Isto tem nome... omissão de socorro.

Pelo visto não havia nenhuma "alma" caridosa na missa para socorre-lo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 26 de Janeiro de 2008, 13:35:01 »
Pode ter sido fulminante... ou, quem sabe, tomaram os sinais de ataque cardíaco por alguma expressão emotiva mais forte.  Acho difícil acreditar que tenha havido verdadeira omissão de socorro, mas se houve é realmente algo muito sério.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #11 Online: 26 de Janeiro de 2008, 13:45:21 »
Perai... mas ninguém notou que o sujeito estava tendo um ataque cardíaco???

Isto tem nome... omissão de socorro.

Pelo visto não havia nenhuma "alma" caridosa na missa para socorre-lo.

Justamente isso que pensei, o próprio texto diz que viram o cara morrendo:

Ao perceber que o fiel estava morto, Peron interrompeu a missa por alguns minutos e uma ambulância foi chamada no local, mas Lieta já estava morto.

Posso estar enganada, mas deu sim a impressão de que não ligaram muito...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Janeiro de 2008, 15:17:43 »
Pode ter sido fulminante... ou, quem sabe, tomaram os sinais de ataque cardíaco por alguma expressão emotiva mais forte.  Acho difícil acreditar que tenha havido verdadeira omissão de socorro, mas se houve é realmente algo muito sério.

Fulminante ou não, isto é irrelevante... somente um médico especializado poderia tentar identificar isto visualmente.

Eu, por exemplo, não estou capacitado para saber se o ataque que a pessoa ao meu lado esta sofrendo é fulminante ou não... e duvido que a maioria de nós também esta.  :wink:

Logo este argumento não descaracteriza a omissão de socorro.

Expressões faciais tão pouco... me parece haver uma diferença gritante entre expressões de jubilo/regozijamento  e de dor e/ou pânico.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Janeiro de 2008, 17:22:48 »
Ué, e os presentes que se incomodaram com a continuidade da missa deveriam ter se retirado ou protestado contra ela então, ao que parece, omitiram-se. Quem cala, consente.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 28 de Janeiro de 2008, 17:30:25 »
Ué, e os presentes que se incomodaram com a continuidade da missa deveriam ter se retirado ou protestado contra ela então, ao que parece, omitiram-se. Quem cala, consente.

Concordo! Que se levantassem, fossem embora e deixasse o padre no vácuo, falando sozinho.  :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!