Perguntas:
1)- Este teratoma é um ser humano?
2)- Este teratoma era um "ser humano" logo após a concepção e antes de qualquer início de problemas na diferenciação celular?
3)- Se este teratoma não é um ser humano, a partir de qual momento ele "deixou" de ser humano?
4)- É possível, então, que algo seja concebido como um ser humano e a meio caminho do desenvolvimento, "deixe" de ser humano?
5)- Abortar este produto da concepção ANTES de qualquer sinal de problemas de diferenciação celular teria sido imoral e assassinato? E DEPOIS?
Obs: numerei por conveniência.
1)Pra mim, nem ser humano, nem ser vivo. Um amontoado de células vivas não-funcional não é necessariamente vivo. Ele é capaz de estabelecer relações com o ambiente, como um cão ou uma planta? É capaz de se reproduzir? Então não é vivo, pô.
2)Parece-me que o teratoma se desenvolveu bem antes da 9ª semana (quando o SN se forma) de gestação. Então, não tem como considerar que ele foi um ser humano em parte alguma do processo.
3)SE ele foi um ser humano. Nesse caso não dá pra avaliar, mas considero que um embrião já-humano deixa de ser quando morre (seu sistema nervoso pára de funcionar).
4)Vou usar uma anologia: mate um ser humano, ele deixa de ser um ser humano. Vira um monte de cal e sangue. Se, em um acontecimento no útero, ele deixar de ser um ser vivo, deixa automaticamente de ser um ser humano.
5)Não, e não. Antes da diferenciação ainda não é um ser humano, é mais uma parte da mãe. Depois, ele não tem um sistema nervoso funcional, logo, não é humano. Assassinato é tirar a vida de um ser humano. Isso nunca foi um ser humano, nem sequer teve vida própria.
Vou resumir minhas opiniões:
Um ser humano é um ser vivo, pertencente à espécie
Homo sapiens, que tenha um sistema nervoso funcional.
Um ser vivo é uma ou mais células capazes de vida fisicamente indepentente, interagindo com o meio-ambiente, absorvendo nutrientes e excretando.
Acho que minhas definições são razoáveis, mas aceito e encorajo críticas a elas.