Autor Tópico: Brasileiros são presos na Espanha por "curandeirismo"  (Lida 639 vezes)

Offline jenessecoá

• Nível 01
  • *
    • Quilombo d'Idéia!
Brasileiros são presos na Espanha por "curandeirismo"
« Online: 29 de Janeiro de 2008, 16:43:45 »
da BBC Brasil

Oito brasileiros foram presos nesta segunda-feira na ilha espanhola de Palma de Mallorca acusados de fraude por anunciar curas milagrosas.

De acordo com a polícia, a operação chamada de "Vodu Brasil" acabou com uma rede de curandeiros e videntes que atuava na Espanha há quatro meses.

A quadrilha foi detida com 125 mil euros (cerca de R$ 656,4 mil) em dinheiro e diversas jóias de vítimas que deixavam seus objetos pessoais para serem purificadas.

A Polícia Nacional da Espanha diz que os brasileiros ofereciam serviços de vidência, astrologia e curandeirismo por meio de anúncios colocados nas ruas e em jornais.

Os clientes pagavam 50 euros pela primeira consulta com leitura de mãos, búzios e tarô e sempre ouviam que sofriam algum tipo de "negatividade".

Para se curar e prosperar, era necessário cumprir tarefas que incluíam a purificação de seus objetos pessoais, começando pelas jóias.

Com essa estratégia, o grupo atuou em mais de 20 cidades nas Províncias de Castilha e León, Extremadura, Andaluzia e Mérida, todas no sul da Espanha.

"Se moviam com rapidez", disse o porta-voz da polícia nacional. "Ao dizer que o trabalho de purificação duraria 24 horas, ganhavam tempo para fugir."

Doenças

Os brasileiros foram acusados também de delito contra a saúde pública por oferecer tratamentos de doenças.

Nas consultas, segundo a polícia, a quadrilha aproveitava para vender misturas de plantas e partes de animais como curas para infertilidade, problemas de pele, ossos e sangue e limpeza espiritual.

Segundo os detetives, as investigações para este tipo de fraude são "lentas e difíceis porque as testemunhas muitas vezes acabam convencidas de que denunciar esses falsos curandeiros pode atrair desgraças".

"Quem procura este tipo de serviço é influenciável", disse o porta-voz da polícia. "Normalmente, pensa que é melhor não se envolver porque, em algum momento, esses videntes fizeram ameaças."

A quadrilha é formada por membros de uma mesma família, que não tiveram seus nomes divulgados, e atuava na Espanha desde setembro de 2007.

Pelos crimes contra a saúde pública, os brasileiros podem ser condenados a penas de três anos de cadeia. A sentença pode incluir ainda mais dois anos por fraude, dependendo do número e da gravidade das denúncias.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u367594.shtml

Que vocês acham desse tipo de coisa? eu sei que, até por este aqui ser um fórum de maioria cética, essas coisas não são bem vistas - inclusive por mim. acho mermo que gente assim engana os outros, é charlatanismo e coisa e tal. mas, se eles estão provendo um serviço - ainda que mentiroso-, e pessoas escolhem livremente por pagar por isso, eles deveriam ser presos?
palpiteiro assumido. escrevedor de baboseira aqui, no Quilombo d'Idéia: http://quilombodideia.blogger.com.br

Danieli

• Visitante
Re: Brasileiros são presos na Espanha por "curandeirismo"
« Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2008, 16:49:34 »
Jenessecoá, seja bem-vindo já conhece o nosso Tópico de Apresentações?
Então, quanto ao tópico
As pessoas procuram esses "serviços" usualmente em última instância quando nada mais há a ser feito, então é uma prática de charlatanismo sim e eles devem ser enquadrados conforme ditam as leis daquele país.

Offline jenessecoá

• Nível 01
  • *
    • Quilombo d'Idéia!
« Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2008, 16:54:56 »
eu entendo e deixo claro, mais uma vez, que não concordo com esse tipo de coisa.

mas, se eles são presos, não deveriam ser também quaisquer pessoas que vendam algum serviço não comprovado? esses shakes, essas besteiras pra emagrecimento, que, em alguns casos, eu também consideraria um tipo de charlatanismo, são um exemplo. se eu quiser comprar, compro, só que ninguém me obriga a fazê-lo - e , não vendo eu algum resultado, deixaria de comprá-lo. por isso não sei bem quando ficaria caracterizado um caso de prisão mermo. sei lá.

para falar um pouco mais pessoalmente, uma vez meu namoro foi meio prejudicado por uma vidente, ou sei lá o que era. ela ficou falando coisas pra mãe da menina, e nisso deu todo o rolo. eu fiquei puto, queria ir falar com a mulher e tudo, mas não acho que ela deveria ser presa por causa disso, não. é complicado.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2008, 17:01:26 por jenessecoá »
palpiteiro assumido. escrevedor de baboseira aqui, no Quilombo d'Idéia: http://quilombodideia.blogger.com.br

Danieli

• Visitante
« Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2008, 16:59:01 »
eu entendo e deixo claro, mais uma vez, que não concordo com esse tipo de coisa.

mas, se eles são presos, não deveriam ser também quaisquer pessoas que vendam algum serviço não comprovado? esses shakes, essas besteiras pra emagrecimento, enfim. eu também, em alguns casos, consideraria isso um tipo de charlatanismo. só
Eu já tomei os shakes :D
E eles não prometem nada (até onde li os que eu já tomei), aliás, dizem que faz efeito diante de alimentação equilibrada e exercícios físicos, ou seja, um placebo quase. Quanto as medicações feitas a base de ervas e tals, é sempre bem explícito na embalagem que o efeito acontece mediante a alimentação equilibrada e exercícios físicos.
Agora se prometer algo e não descrever a posologia correta na embalagem, daí é outro assunto.

Offline jenessecoá

• Nível 01
  • *
    • Quilombo d'Idéia!
« Resposta #4 Online: 29 de Janeiro de 2008, 17:03:26 »
foi mal. eu postei a mensagem sem querer e tu já respondeu antes. que vocês acham desse caso aí, do meu antigo namoro?

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Janeiro de 2008, 17:11:23 »

para falar um pouco mais pessoalmente, uma vez meu namoro foi meio prejudicado por uma vidente, ou sei lá o que era. ela ficou falando coisas pra mãe da menina, e nisso deu todo o rolo. eu fiquei puto, queria ir falar com a mulher e tudo, mas não acho que ela deveria ser presa por causa disso, não. é complicado.

Se vc tivesse paciência e dinheiro pra isso, poderia muito bem processar a mulher por difamação (ou outras coisas que se enquadrariam na lei), e digo mais ganharia a causa fácil.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!