Autor Tópico: Estudo americano liga solidão à crença sobrenatural  (Lida 2419 vezes)

APODman

• Visitante
Estudo americano liga solidão à crença sobrenatural
« Online: 29 de Janeiro de 2008, 18:54:58 »
Estudo americano liga solidão à crença sobrenatural

Pessoas solitárias são mais predispostas a acreditar em eventos sobrenaturais, como anjos e milagres, sugeriu um estudo realizado nos Estados Unidos. Segundo o trabalho, os humanos estão ligadas umas às outras em um círculo que garante a sobrevivência, e a solidão corta esses laços, levando os indivíduos a buscar outras fontes de segurança.

Para o líder do estudo, Nicholas Epley, da Universidade de Chicago, viver em grupos foi essencial para a sobrevivência e para a segurança dos seres humanos no passado. Por isso, um possível isolamento completo poderia ser comparado ao assinar uma sentença de morte. Enquanto isso, o grupo unido sentia-se socialmente conectado, protegido.

Por isso, segundo ele, sentir-se isolado é um estado mental muito doloroso para as pessoas, podendo levar inclusive a danos físicos. Quando isso acontece, elas tentariam criar "novas" amizades, "humanizando" objetos próximos, como carros, animais e computadores, ou ainda acreditando em eventos sobrenaturais ou em figuras religiosas.

Animais e religião

No estudo, detalhado na edição de fevereiro da revista Psychological Science, a equipe de Epley, tentou induzir sentimentos de solidão em voluntários para observar possíveis alterações de comportamento em relação a animais ou figuras religiosas. Em um experimento, estudantes assistiram a filmes e foram orientados a tentar se identificar com o protagonista.

Um grupo viu um pedaço de O náufrago, filme em que o protagonista fica preso durante anos em uma ilha deserta. O segundo grupo assistiu a uma parte do filme O silêncio dos inocentes. O objetivo era promover o sentimento de medo. Por fim, um terceiro grupo viu uma comédia. Depois, todos escolheram um animal de estimação que tiveram ou que conheceram, do qual deveriam escolher uma característica marcante.

Segundo o estudo, os participantes do "grupo da solidão" descreveram o animal usando mais características humanas do que os do grupo do medo. Os três grupos foram convidados também a classificar o quanto acreditavam em fantasmas, anjos, milagres, maldições e Deus. Novamente, os participantes do grupo mais "só" tiveram mais destaque, demonstrando um sentimento mais forte em relação a esses agentes sobrenaturais.

fonte: http://www.iparaiba.com.br/plantao.php?noticia=113523&categoria=8

Mais em:
- http://www.livescience.com/health/080124-lonely-supernatural.html

[ ]´s

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Re: Estudo americano liga solidão à crença sobrenatural
« Resposta #1 Online: 30 de Janeiro de 2008, 00:49:38 »
Isso me fez lembrar das crianças que criam amiguinhos imaginários ou então conversam com seus brinquedos como se eles estivessem vivos. Sinistro :caveira:
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Suyndara

• Visitante
« Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2008, 11:31:40 »
Isso me fez lembrar das crianças que criam amiguinhos imaginários ou então conversam com seus brinquedos como se eles estivessem vivos. Sinistro :caveira:

Conheço adultos assim  :biglol:

Isso sim é mais sinistro...

Luz

• Visitante
« Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2008, 13:07:10 »

Como assim, sinistro?  <_<  Sinistro, são as pessoas acharem isso sinistro.  :lol:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2008, 13:29:54 »
Sinistro sim, beira loucura :P

Suyndara

• Visitante
« Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2008, 13:30:30 »
Não que eu seja lá muito normal, aliás  ::)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2008, 14:15:49 »
É sinistro sim. Basta ver quando um evangélico vem com aquela história de ter "uma relação pessoal com Jesus".
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2008, 14:29:39 »
Então não tô tão errado assim, quando debato em chats e pergunto pro teísta: "vem cá, você não tá meio grandinho demais pra ter amiguinhos imaginários?"
Latebra optima insania est.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2008, 14:37:26 »
Exatamente :ok:

E ainda há quem realmente diga que "conversa" com esses amiguinhos imaginários ::)

Eu particularmente, conheço muitos casos de pessoas extremamente tímidas, retraídas e solitárias que possuem essa relação íntima com deus, anjos e milagres...

Pra mim, a pesquisa esclarece muitos pontos.

Luz

• Visitante
« Resposta #9 Online: 30 de Janeiro de 2008, 16:54:51 »

Não é normal conversar com cachorro e computador desde quando?  :lol:  Bizarro é calar quando essa coisa trava. E não levar um papo com o cãozinho que vem receber um carinho.  :hihi:

Tá, não sou nenhum exemplo de normalidade, reconheço.  :stunned:

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 30 de Janeiro de 2008, 18:21:27 »

Não é normal conversar com cachorro e computador desde quando?  :lol:  Bizarro é calar quando essa coisa trava. E não levar um papo com o cãozinho que vem receber um carinho.  :hihi:

Tá, não sou nenhum exemplo de normalidade, reconheço.  :stunned:

Conversar com animais e objetos inanimados é perfeitamente normal, sinistro é você dizer bom dia para sua geladeira e ficar esperando a resposta.
É mais ou menos nessa direção que e estudo aponta.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
« Resposta #11 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 21:06:43 »
Uma mulher americana, chamada Mary Ann Winkowski, diz que crianças com menos de 7 anos de idade podem ver e falar com espíritos, que isso é um dom natural de todas as pessoas quando elas são bem novas, mas que com o tempo esse dom vai desaparecendo. Esse dom seria a razão porque muitos pais vêem as crianças falando sozinhas e acham que elas têm "amigos imaginários".

A Mary Ann é uma "pesquisadora paranormal". Ela diz que consegue ver e falar com espíritos que ainda não fizeram a "travessia" para o mundo espiritual (em inglês, "they didn't cross over into the light") por terem ainda assuntos pendentes com os vivos (por exemplo, brigas não resolvidas com alguém da família). Ela diz que não é médium, porque ela não consegue contatar espíritos que já fizeram a "travessia", e que não é uma "vidente" (psychic) porque ela não consegue prever o futuro. Ela diz que consegue ver e sentir se uma pessoa, lugar ou objeto tem energia negativa e remover essa energia. Ela é produtora da série "Ghost Whisperer", estrelada e também produzida pela atriz Jennifer Love Hewitt (Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado). A série está na terceira temporada mas foi interrompida por causa da greve dos roteiristas nos EUA. Mas nas redes de torrents vocês encontram vários episódios para baixar. A Mary Ann tem um blog no endereço http://askmaryann.blogspot.com/
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
http://cbp18.ideaboard.net/

Suyndara

• Visitante
« Resposta #12 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 22:40:13 »
Ah sim,

Mas os espíritas nunca acreditam que os filhos simplesmente estão se sentindo sozinhos, sempre acham que o amigo imaginário é na verdade um espírito desencarnado comunicando com a criança  :no:

Esse povo acredita em cada coisa boba, tcs, tcs, tcs

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 22:43:47 »
O mindset espírita tem esse perfeccionismo bobo... por isso é tão difícil respeitá-lo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
« Resposta #14 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 07:23:32 »
Nos EUA, a cultura é diferente do Brasil. O contato com espíritos lá não é necessariamente ligado a uma religião como o espiritismo. Se você perguntar para a Mary Ann,que eu citei aí em cima, ou para os caras do programa "Caçadores de Fantasmas" do Sci Fi Channel (exibido no Brasil pela Sky) se eles são espíritas ou se seguem a doutrina de Alan Kardec, eles podem muito bem dizer que não. É só ver também a diferença com que o assunto é tratado em novelas brasileiras e em séries americanas. O único filme americano que eu lembro agora que lembra o espiritismo é Reencarnação, com a Nicole Kidman, em que um menino diz ser a reencarnação do marido falecido da protagonista.
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
http://cbp18.ideaboard.net/

Suyndara

• Visitante
« Resposta #15 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 09:01:17 »
Nos EUA, a cultura é diferente do Brasil. O contato com espíritos lá não é necessariamente ligado a uma religião como o espiritismo. Se você perguntar para a Mary Ann,que eu citei aí em cima, ou para os caras do programa "Caçadores de Fantasmas" do Sci Fi Channel (exibido no Brasil pela Sky) se eles são espíritas ou se seguem a doutrina de Alan Kardec, eles podem muito bem dizer que não. É só ver também a diferença com que o assunto é tratado em novelas brasileiras e em séries americanas. O único filme americano que eu lembro agora que lembra o espiritismo é Reencarnação, com a Nicole Kidman, em que um menino diz ser a reencarnação do marido falecido da protagonista.

Eu sei.

Kardecismo só sobrevive no brasil.

Mas isso não muda nada, vi o blog, a mulher é só uma médium que acha que comunica com espíritos não tem nada de "pesquisadora" não :ok:

E supertições e crenças absurdas existem independente da religião.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #16 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 20:31:45 »
Me desculpem, mas essa conversa toda me fez lembrar de uma citação (espírita), que compartilho com vocês:

Diante dos fatos materiais, em que o Espírito se mostra tão superior à matéria, como negar os Espíritos? O materialismo será abatido em seus discursos por uma palavra mais eloqüente do que a sua e pelo fato patente, positivo e averiguado por todos, visto que grandes e pequenos, novos Tomés, poderão tocar com o dedo. (grifos meus)

Obras Póstumas - A Nova Geração

Não importa se são espíritas ou não, mas os fatos estão aí, ocorrendo em todos os lugares, mesmo entre os que jamais ouviram pronunciar o nome "Allan Kardec".

E eu tenho uma amigo cuja filha tem amigos "imaginários". Ele é espírita, mas a mulher é católica e ficava morrendo de medo de ser o demônio. Ela dizia mais ou menos assim (meu amigo me contando):

"Vai embora que a mamãe não quer você aqui... Você, e você, e você...." (havia mais de um). E eles apareciam não só quando ela estava sozinha, mas com os pais. Esse só mais um exemplo para constar nos autos.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

APODman

• Visitante
« Resposta #17 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 20:56:34 »
Não importa se são espíritas ou não, mas os fatos estão aí, ocorrendo em todos os lugares, mesmo entre os que jamais ouviram pronunciar o nome "Allan Kardec".

Aleluia Gezuix !! Isto parece papo de evangélico dizendo que os milagres do "ixpiritu chantu" estão ocorrendo em todos os templos evangélicos LOGo isto é uma da veracidade da crença deles.

Até parece que ninguém, exceto os kardecistas, saberiam simular que viram ixpiritus e falam com fantasminhas que "não querem passar pro lado de lá".

E eu tenho uma amigo cuja filha tem amigos "imaginários". Ele é espírita, mas a mulher é católica e ficava morrendo de medo de ser o demônio. Ela dizia mais ou menos assim (meu amigo me contando):

"Vai embora que a mamãe não quer você aqui... Você, e você, e você...." (havia mais de um). E eles apareciam não só quando ela estava sozinha, mas com os pais. Esse só mais um exemplo para constar nos autos.

Que lindo uma criança com amigos imaginários, que novidade.

Meu filho de 3 anos morre de medo do dragão que ele diz existir debaixo da cama  LOGO dragões existem e não estão apenas nas garagens !

Realmente estou ainda mais convencido do resultado desta pesquisa.

Obrigado por ter dado sua contribuição para atesta-la Leafar.

[] ´s

APODman

• Visitante
« Resposta #18 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 21:02:28 »
A propósito:

"Diante dos fatos materiais, em que o Espírito se mostra tão superior à matéria, como negar os Espíritos? O materialismo será abatido em seus discursos por uma palavra mais eloqüente do que a sua e pelo fato patente, positivo e averiguado por todos, visto que grandes e pequenos, novos Tomés, poderão tocar com o dedo."

Para a grande "3a Revelação" trazida a nós pelo "Consolador prometido" o Espiritismo está bem abatidinho não ? Reduzido a uma inexpressiva população em um pais latino americano.

Se o Espiritismo foi a "3a revelação" sem dúvida este foi o projeto fracassado da administração divina.

[ ]´s

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #19 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 21:46:57 »
A minha contribuição é só um grão de areia na praia, APODman.

E quanto ao projeto da 3a revelação, espera o vento passar e verá mais. Aliás, se o Espiritismo não é aceito oficialmente por muitos, o é oficiosamente, pois que a grande maioria professa os mesmos princípios sem sequer terem ouvido o nome "Allan Kardec". Que importa se são ou não espíritas se as idéias são as mesmas? Lembre-se que uma boa porcentagem (não me lembro quanto) dos americanos crêem em vida após a morte, e muitos crêem em reencarnação.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 10:32:41 »

Lembre-se que uma boa porcentagem (não me lembro quanto) dos americanos crêem em vida após a morte, e muitos crêem em reencarnação.

O que não significa, nem remotamente, que a reencarnação seja algo real.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 15:24:01 »

Na verdade se você perguntar sobre Alan Kardec para essa Mary Ann ela muito provavelmente vai responder perguntando "Who?". Eu freqüentei o fórum Internet Infidels por algum tempo e abri um tópico para perguntar sobre crenças espiritualistas nos EUA e perguntei especificamente se alguém já tinha ouvido falar em Kardec por lá. Ninguém. Até mesmo a crença em reencarnação por lá está completamente dissociada do nosso espiritismo, o que existem são outras correntes espiritualistas que têm coisas em comum com o espiritualismo à brasileira. O que não é nada surpreendente, já que têm ancestrais comuns dentro do mesmo movimento espiritualista que varreu a Europa na segunda metade do século XIX e no qual Alan Kardec era só mais um entre centenas de picaretas.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #22 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 20:45:19 »
Lembre-se que uma boa porcentagem (não me lembro quanto) dos americanos crêem em vida após a morte, e muitos crêem em reencarnação.

Quando eu era espírita, morei um ano nos Estados Unidos, e a prática do Espiritismo resumia-se aos brasileiros ali residentes. Nas sessões que frequentei 90 % dos participantes eram brasileiros, e 10 % hispânicos. Os americanos podem até acreditar esporadica e pontualmente em "psychics" e "reincarnation", mas não aceitam o Espiritismo, os motivos nós discutimos num tópico anterior. As religiões predominantes (batista, presbiteriana, mórmon, etc.) têm severas restrições a esses assuntos, e as pessoas por lá acreditam em médiuns da mesma forma que acreditam em astrologia, por exemplo.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!