Autor Tópico: Encontrado planeta gigante em sistema solar com três estrelas  (Lida 1545 vezes)

Suyndara

• Visitante
Encontrado planeta gigante em sistema solar com três estrelas
« Online: 30 de Janeiro de 2008, 14:27:08 »
Astrônomos da Universidade de Santiago de Compostela (USC), na Espanha, descobriram um gigantesco planeta em um sistema com três “sóis” chamado Gliese 22.

A descoberta foi publicada na revista Astronomy & Astrophysics e realizada, pela primeira vez, segundo os cientistas, através da astrometria (técnica utilizada por astrônomos para calcular a localização e movimentação dos corpos celestes).

O sistema solar Gliese 22 é formado por três estrelas de pouca massa. Duas delas estão em um sistema binário que gira ao redor do centro de massa do sistema, enquanto a terceira estrela, mais distante, gira ao redor das outras duas.

Esse planeta é tão grande que possui cerca de 16 vezes a massa de júpiter, o maior de nosso sistema solar. Ele foi detectado orbitando a estrala mais distante. Para encontrá-la os pesquisadores tiveram que determinar primeiramente a órbita precisa das estrelas binárias e depois a redução relativa ao centro de luz das posições da terceira estrela.

A única maneira de explicar o movimento oscilatório do terceiro astro seria pela existência de um planeta em sua órbita.

E eu já achava Jupiter exageradamente grande  :vergonha:

O mais interessante é que a nova técnica, a astrometria, realmente parece funcionar bem  :ok: (E confesso que me deu mais vontade ainda de comprar o telescópio pra "brincar" de caçar planetas também :P)

[]s

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Encontrado planeta gigante em sistema solar com três estrelas
« Resposta #1 Online: 30 de Janeiro de 2008, 15:07:02 »
Na verdade não deve ser muito maior que Júpiter, pois se não me engano este seria um "limite" para planetas, tanto é que se adicionarmos mais massa a Júpiter ele não crescerá tanto.
Oq fala é que o planeta tem mais massa, ou seja, muito mais força gravitacional.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2008, 15:14:56 »
16 vezes mais massa é muita coisa  :D

Muita "coisa" mesmo...

APODman

• Visitante
« Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2008, 16:02:01 »
Na verdade não deve ser muito maior que Júpiter, pois se não me engano este seria um "limite" para planetas, tanto é que se adicionarmos mais massa a Júpiter ele não crescerá tanto.
Oq fala é que o planeta tem mais massa, ou seja, muito mais força gravitacional.

Jupiter seria uma estrela ( teria massa o suficiente para sustentra reações de fusão nuclear em seu interior ) se possuisse 80-100x mais massa do que possui.

Já uma estrela Anã Marrom ( possui massa suficiente apenas para gerar energia por contração gravitacional ) Jupiter teria que ter cerca de 10-20x mais massa do que possui.

Este companheiro da estrela Gliese 22B possui cerca de 16 massas de Jupiter, está no limite de uma anã marrom.

Mas o grande trunfo desta pesquisa foi a descoberta de um companheiro anão de uma estrela por um método muito simples que é  a astrometria ( acompanhamento do movimento orbital da estrela ) .

Decerto tal técnica facilita em muito a detecção de planetas extrasolares.

O artigo completo da técnica utilizada  ( publicado em 2003 no Astronomy & Astrophysics mas cuja previsão foi confirmada apenas agora ) pode ser conferido ( free ) em :

- http://www.usc.es/astro/circulares/c162.htm

[ ]´s

Suyndara

• Visitante
« Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2008, 16:06:32 »
Amore,

Traduz o resumo que te mandei e posta aqui :vergonha:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2008, 17:29:05 »

Jupiter seria uma estrela ( teria massa o suficiente para sustentra reações de fusão nuclear em seu interior ) se possuisse 80-100x mais massa do que possui.

Já uma estrela Anã Marrom ( possui massa suficiente apenas para gerar energia por contração gravitacional ) Jupiter teria que ter cerca de 10-20x mais massa do que possui.

Este companheiro da estrela Gliese 22B possui cerca de 16 massas de Jupiter, está no limite de uma anã marrom.

Mas o grande trunfo desta pesquisa foi a descoberta de um companheiro anão de uma estrela por um método muito simples que é  a astrometria ( acompanhamento do movimento orbital da estrela ) .

Decerto tal técnica facilita em muito a detecção de planetas extrasolares.

O artigo completo da técnica utilizada  ( publicado em 2003 no Astronomy & Astrophysics mas cuja previsão foi confirmada apenas agora ) pode ser conferido ( free ) em :

- http://www.usc.es/astro/circulares/c162.htm

[ ]´s

Tudo bem, mas não seria teoricamente possível existir um planeta do tamanho do Sol por exemplo? Por que um planeta com a massa de 100 vezes a de Jupiter seria, necessariamente, uma estrela?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2008, 17:40:28 »
Porque aí começa a fazer fusão de hidrogênio e brilhar.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2008, 17:44:22 »
Porque aí começa a fazer fusão de hidrogênio e brilhar.

E esta fusão seria decorrente da pressão?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2008, 18:12:18 »
Sim, da força gravitacional. Se a massa do corpo for suficientemente grande, a força gravitacional fará com que os átomos de hidrogênio no interior do corpo se fundam e formem átomos de hélio, reação essa que libera energia.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 31 de Janeiro de 2008, 09:20:11 »
E será que não seria possível um "planetão" do tamanho do Sol só que com massa não suficiente para a fusão do hidrogênio? É possível um planeta tão "leve" que seja grande mas não tenha tanta massa? Tipo um gigante gasoso "rarefeito", bem mais que Saturno?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #10 Online: 31 de Janeiro de 2008, 09:51:17 »
Pense que o sol é quase que todo gasoso e ainda assim acendeu :-)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 31 de Janeiro de 2008, 10:52:31 »
Pense que o sol é quase que todo gasoso e ainda assim acendeu :-)

Detalhe: formado quase que exclusivamente pelo elemento mais leve, o hidrogênio.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 31 de Janeiro de 2008, 10:54:19 »
Pergunta idiota: Se o planeta fosse rochoso? Um planetão rochoso seria possível ter o tamanho do Sol? Ou então qualquer coisa que não contenha hidrogênio???

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #13 Online: 31 de Janeiro de 2008, 11:33:25 »
A única pergunta idiota é aquela que não é feita :-)

No meu entender (que não é lá essas coisas, diga-se), isso não acontece. Primeiro, porque "rocha" é o nome que se dá aqui na Terra para determinados compostos de silício e outros elementos pesados. Segundo, porque qualquer nuvem composta por elementos pesados que se aglutinasse gravitacionalmente iria criar uma bruta duma pressão interna e, conseqüentemente, uma temperatura muito alta em seu interior.

Quanto mais pesado o elemento, tanto mais difícil (genericamente falando) para que ocorra fusão nuclear. Pense em termos de repulsão eletrostática entre os prótons, mas há mais do que isso.

De uma forma ou de outra, pode ocorrer que uma proto-estrela simplesmente não consegue gerar pressão e temperatura o suficientes para iniciar reações de fusão. Assim, a proto-estrela estaria fadada ao colapso gravitacional.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 31 de Janeiro de 2008, 11:46:24 »
A única pergunta idiota é aquela que não é feita :-)

No meu entender (que não é lá essas coisas, diga-se), isso não acontece. Primeiro, porque "rocha" é o nome que se dá aqui na Terra para determinados compostos de silício e outros elementos pesados. Segundo, porque qualquer nuvem composta por elementos pesados que se aglutinasse gravitacionalmente iria criar uma bruta duma pressão interna e, conseqüentemente, uma temperatura muito alta em seu interior.

Quanto mais pesado o elemento, tanto mais difícil (genericamente falando) para que ocorra fusão nuclear. Pense em termos de repulsão eletrostática entre os prótons, mas há mais do que isso.

De uma forma ou de outra, pode ocorrer que uma proto-estrela simplesmente não consegue gerar pressão e temperatura o suficientes para iniciar reações de fusão. Assim, a proto-estrela estaria fadada ao colapso gravitacional.

Colapso gravitacional significaria despedaçar-se? O planetão se partiria?

Tava pensando nisso e na possibilidade de uma estrela orbitar um planeta, como se fosse um satélite...

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #15 Online: 31 de Janeiro de 2008, 11:50:06 »
Acho muito improvável pois  é preciso o planeta ter mais massa que a estrela no sistema solar.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #16 Online: 31 de Janeiro de 2008, 12:12:40 »
Colapso gravitacional significa que a massa iria implodir, provavelmente transformando-se em algum tipo de matéria degenerada - talvez uma anã-branca, talvez alguma outra coisa.

Quanto a quem orbita quem, lembre-se que os movimentos sempre se dão em torno do centro de massa do sistema.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 31 de Janeiro de 2008, 12:41:52 »
Colapso gravitacional significa que a massa iria implodir, provavelmente transformando-se em algum tipo de matéria degenerada - talvez uma anã-branca, talvez alguma outra coisa.

Quanto a quem orbita quem, lembre-se que os movimentos sempre se dão em torno do centro de massa do sistema.

Então, bastaria um planetão ser o centro de massa do sistema...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #18 Online: 31 de Janeiro de 2008, 12:48:32 »
Só que aí a massa dele seria tanta que não seria um planetão, mas uma anã-branca ou uma estrela de neutrons - ou talvez até mesmo um buraco negro :-)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 31 de Janeiro de 2008, 13:38:07 »
Só que aí a massa dele seria tanta que não seria um planetão, mas uma anã-branca ou uma estrela de neutrons - ou talvez até mesmo um buraco negro :-)

Então uma anã-branca pode ser maior que o Sol?

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #20 Online: 31 de Janeiro de 2008, 13:48:24 »

Meu amado Dbohr, e se um corpo formado por diversos mineirais entre eles ferro e chumbo tão grande quanto nossa estrela mas com uma rotação beirando ao absurdo, não equilibraria as forças gravitacionais com a centrifuga? Havendo então desta forma a possibilidade de um corpo tão massivo acontecer no universo?
Beijo espacial e especial para você Dbohr!

Ps.:...Estou estudando...resolvi não usar a calculadora, não sei por quanto tempo conseguirei...rsrs
Porque concluir é melhor que acreditar!

Suyndara

• Visitante
« Resposta #21 Online: 31 de Janeiro de 2008, 17:05:12 »
Oi Lara,

Vc está bem? Sumiu :P Conseguiu montar a Luneta?

Eu acho que o corpo se desintegraria, mas vamos esperar a resposta dos físicos... :lol:

Eu queria conseguir me "desapegar" da calculadora, mas eu acabo contando nos dedos :'(

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #22 Online: 31 de Janeiro de 2008, 17:36:24 »

Então uma anã-branca pode ser maior que o Sol?

Eu me referia à massa, não ao tamanho dele :-)

Um corpo com massa muito grande e com elementos pesados demais para virar uma estrela "normal" colapsa até ficar bem pequeno. Veja o artigo da Wiki sobre anãs-brancas, por exemplo:

http://en.wikipedia.org/wiki/White_dwarf

Citação de: Lara
Meu amado Dbohr, e se um corpo formado por diversos mineirais entre eles ferro e chumbo tão grande quanto nossa estrela mas com uma rotação beirando ao absurdo, não equilibraria as forças gravitacionais com a centrifuga? Havendo então desta forma a possibilidade de um corpo tão massivo acontecer no universo?
Beijo espacial e especial para você Dbohr!

:-)

Bem-vinda ao mundo dos Pulsares! São estrelas de nêutrons com um momento angular absurdo, girando milhares de vezes por segundo.

E é pra fazer aquelas contas com calculadora -- não precisa fazer milhares de pontos, apenas alguns para você ter uma idéia do formato do gráfico. É o que a gente chama de esboço :-)

APODman

• Visitante
« Resposta #23 Online: 31 de Janeiro de 2008, 19:11:01 »
Tava pensando nisso e na possibilidade de uma estrela orbitar um planeta, como se fosse um satélite...

Isto não seria possível pois uam estrela sempre será mais massiva do que um planeta.

Uma estrela só é uma estrela por ter atingido a massa crítica necessaria para começar a realizar reações de fusão em seu núcleo, esta massa crítica sempre supera em muito a massa de um planeta rochoso.

Desta forma nunca veremos uma estrela orbitar um planeta.

[] ´s

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #24 Online: 31 de Janeiro de 2008, 19:16:00 »
Ainda sobre massas exageradas e planetas gigantes: apresento o conceito do Limite de Chandrasekhar. É um modelo que busca descrever quão massivo um corpo pode ser antes de colapsar por causa da própria gravidade. Reparem que não importa a composição química original da massa - se ela atinge o Limite de Chandrasekhar, o corpo colapsa e vira um daqueles estados degenerados que mencionei antes.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!