SP: Lula fala em japonês em evento de montadoraHermano Freitas
Direto de São Paulo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recepcionou na noite desta quarta-feira um dos executivos da montadora de veículos Toyota com uma frase em japonês. Segundo repórteres japoneses que acompanharam o evento em comemoração aos 50 anos da multinacional no Brasil, Lula disse "bem-vindo presidente honorário da Toyota" para Shoichiro Toyoda, filho do fundador da companhia.
Em seu discurso, o presidente ressaltou a importância de estreitar as relações entre o Brasil e o Japão. "Está na hora de estreitarmos as relações de maneira mais sólida. O povo mostra que a distância entre os dois países não é motivo para que não exista uma relação mais calorosa", afirmou o presidente.
Autoridades presentes ao evento, como o governador de São Paulo, José Serra, ligaram a presença da Toyota no Brasil com a comemoração dos 100 anos do início da imigração japonesa no País, em junho de 1908.
Serra disse que a empresa representa sorte para o Brasil. "A Toyota é associada à boa sorte, porque chegou ao País em 1958, ano em que o Brasil ganhou a Copa do Mundo pela primeira vez", disse. A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crussius, também esteve presente ao evento.
A Toyota tem três mil empregados no Brasil, distribuídos entre as unidades de Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Guaíba (RS). No ano passado, a empresa bateu recorde histórico, vendendo 72 mil veículos no Brasil, ganho de 3% em comparação com 2006.
O evento foi realizado na sala São Paulo da Estação Luz, na região central da capital paulista. O mestre de cerimônias foi o apresentador da Rede Globo Márcio Gomes. O cantor Toquinho executou ao vivo o hino nacional brasileiro antes dos discursos.
Fonte:
Terra