Para YouTube, Google Video e outros sites mais conhecidos, uso a extensão "Fast Video Download" no Firefox. O bom dela é que depois que você já assistiu o vídeo no browser ela pega o arquivo do próprio cache, então você não precisa baixar o vídeo de novo. E ela também gera o nome do arquivo automaticamente de acordo com o título do vídeo. Comodidade total.
Para sites que essa extensão não reconhece, você pode pegar o arquivo direto no cache do Firefox. É só:
- Ir no diretório do cache (algo como "C:\Documents and Settings\Catifunda\Configurações locais\Dados de aplicativos\Mozilla\Firefox\Profiles\8adrit1e.default\Cache" no Windows XP),
- ordenar os arquivos pela data de modificação,
- ver os arquivos mais recentes que tiverem o tamanho esperado para o vídeo (entre 500 KB e 30 MB na grande maioria dos casos, depois de um tempo fica mais fácil deduzir os tamanhos corretos),
- renomear o(s) arquivo(s) suspeito(s) adicionando a extensão .flv,
- e tentar tocar cada um deles, até achar o correto.
Parece complicado, mas é fácil. Vídeos de alguns minutos normalmente vão ser os únicos arquivos recentes com alguns MB de tamanho no cache.
Isso só não vai funcionar se o vídeo for grande demais para ficar no cache (o cache do Firefox é uns 50 MB). Nesse caso é só aumentar o tamanho do cache nas opções e pronto. Mas depois é bom voltar o tamanho do cache ao valor anterior, porque o Firefox fica lento se o cache for muito grande.