Autor Tópico: A Mentira de Von Daniken, Eram os Deus Astronautas?  (Lida 12915 vezes)

Offline Eu

• Nível 15
  • *
A Mentira de Von Daniken, Eram os Deus Astronautas?
« Online: 01 de Fevereiro de 2008, 10:52:40 »
antigos astronautas e Eram os Deuses Astronautas? de Erich von Däniken

O termo 'antigos astronautas' designa a idéia especulativa de que alienígenas seriam os responsáveis pelas civilizações mais antigas da Terra. O proponente mais notório dessa idéia é Erich von Däniken, autor de vários livros populares sobre o assunto. Chariots of Gods? [Eram os Deuses Astronautas?], por exemplo, é um ataque arrasador à memória e às habilidades dos povos antigos. Von Däniken afirma que os mitos, a arte, a organização social, etc. das culturas antigas teriam sido introduzidos por astronautas de outro mundo. Questiona não só a capacidade de memória, mas também a própria aptidão dos povos antigos para a cultura e a civilização. Os homens pré-históricos não teriam desenvolvido sua própria arte e tecnologia. Em lugar disso teriam sido treinados em artes e ciências por visitantes vindos do espaço.

Onde estão as provas das afirmações de Däniken? Algumas delas eram fraudulentas. Por exemplo, apresentou fotografias de peças de cerâmica que disse terem sido encontradas numa escavação arqueológica. A cerâmica ilustra discos voadores, e afirmou-se que teria sido datada de épocas Bíblicas. No entanto, investigadores de Nova (o bom programa científico da televisão pública) descobriram o oleiro que tinha feito os vasos supostamente antigos. Confrontaram von Däniken com os indícios da fraude. Sua resposta foi que essa falsificação se justificaria porque algumas pessoas só acreditariam se vissem provas ("O Caso dos Antigos Astronautas," transmitido pela primeira vez em 3 de agosto de 1978, feito em conjunto com Horizon da BBC e Peter Spry-Leverton)!

Porém, a maior parte das provas de von Däniken está na forma de argumentos enganadores e falaciosos. Seus dados consistem principalmente em sítios arqueológicos e mitos antigos. Ele começa assumindo como verdadeira a idéia dos antigos astronautas e então força todos os dados a se encaixarem nela. Por exemplo, em Nazca, no Peru, ele explica desenhos gigantescos de animais no deserto como um antigo aeroporto alienígena. O fato de que as linhas do desenho, por sua estreiteza, seriam inúteis como pista para qualquer avião é convenientemente ignorado por von Däniken. A probabilidade de que esses desenhos tivessem relação com ciência ou com a mitologia dos nativos não é considerada. Ele também recorre freqüentemente a um raciocínio de falso dilema do seguinte tipo: "Ou esses dados são explicados assumindo-se que aqueles primitivos idiotas fizeram isso sozinhos, ou precisamos aceitar a idéia mais plausível de que eles tiveram ajuda de povos extremamente avançados que devem ter vindo de outros planetas onde essas tecnologias, como a dos dispositivos anti-gravidade, tinham sido inventadas." A devoção dele a essa teoria não diminuiu, a despeito de provas em contrário, como fica evidenciado por mais outro livro sobre o assunto, Arrival of the Gods: Revealing the Alien Landing Sites at Nazca [A Chegada dos Deuses: Revelando os Locais de Pouso Alienígenas em Nazca] (1998).

Surgiram muitos críticos das idéias de von Däniken mas Ronald Story se destaca como o mais completo. A maioria dos críticos da teoria de von Däniken argumentam que os povos primitivos não eram selvagens impotentes, incompetentes e desmemoriados como ele descreve (devem ter sido pelo menos inteligentes o bastante para compreender a linguagem e os ensinamentos de seus instrutores celestiais -- nenhum café pequeno!) É verdade que ainda não sabemos como os antigos conseguiram realizar algumas de suas façanhas físicas e tecnológicas mais espantosas. Ainda nos perguntamos como os antigos egípcios levantavam obeliscos gigantes no deserto, e como homens e mulheres da idade da pedra moviam imensas pedras esculpidas e as colocavam no lugar em dolmens e covas de passagem. Ficamos impressionados com as cabeças esculpidas gigantes da Ilha de Páscoa e nos perguntamos por que foram feitas, quem as fez e por que abandonaram o lugar. Um dia talvez tenhamos as respostas às nossas perguntas, mas é mais provável que elas venham da investigação científica, não da especulação pseudocientífica. Por exemplo, a observação dos povos contemporâneos da idade da pedra em Papua, em Nova Guiné, onde ainda são encontradas grandes pedras sobre tumbas, nos ensinou como os antigos poderiam ter realizado a mesma coisa com pouco mais que cordas de material orgânico, alavancas e pás de madeira, um pouco de engenhosidade e uma boa dose de força humana.

Não temos nenhuma razão para crer que a memória de nossos antigos ancestrais fosse tão pior que a nossa, a ponto de que não pudessem se lembrar dessas visitas alienígenas bem o bastante para preservar um relato preciso delas. Há poucos indícios para dar respaldo à idéia de que mitos antigos e histórias religiosas sejam a recordação distorcida e imperfeita de antigos astronautas, registrada por antigos sacerdotes. Os indícios do contrário --de que povos pré-históricos ou 'primitivos' eram (e são) bastante inteligentes e ricos em recursos-- são contundentes.

Naturalmente, é possível que visitantes do espaço tenham mesmo pousado na Terra há alguns milhares de anos e se comunicado com nossos ancestrais. Mas parece mais provável que esses povos pré-históricos tenham sido eles mesmos responsáveis por sua própria arte, tecnologia e cultura. Por que maquinar uma explicação como essa de von Däniken? Pode ser que fazer isso acrescente mistério e romantismo à teoria de alguém, mas também a torna menos razoável, especialmente quando essa teoria parece incoerente com o que já sabemos sobre o mundo. A hipótese do antigo astronauta é desnecessária. A navalha de Occam deveria ser aplicada e a hipótese rejeitada.

Veja verbetes relacionados sobre abduções alienígenas, o rosto de Marte, as linhas de Nazca, Sirius, Zecharia Sitchin, OVNIs e Velikovsky.

leitura adicional

Chariots of Lies: The CorreX Files de Paul Willis (Este site é atualmente conhecido como The Correx Archives devido a ameaças de ações judiciais da 20th Century Fox Alien Network por violação de direitos autorais)
Antigos Astronautas de Brian Fagan, professor de antropologia da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara
Nova - Hot Science
Página dos Antigos Astronautas dos Drs. Larry J. Zimmerman e Richard A. Fox, Jr. da Universidade de Dakota do Sul
O Décimo-segundo Planeta de Sitchin de Rob Hafernik
"Eram os Deuses Astronautas?" de Erich von Däniken: Ciência ou Charlatanismo? de Robert Sheaffer
Bullard, Thomas E. "Ancient Astronauts, [Antigos Astronautas]" em The Encyclopedia of the Paranormal editada por Gordon Stein (Buffalo, N.Y.: Prometheus Books, 1996), pp. 25-32.

De Camp, L. Sprague. The Ancient Engineers [Os Antigos Engenheiros] (New York: Ballantine Books, 1977).

Feder, Kenneth L. Frauds, Mysteries and Myths [Fraudes, Mistérios e Mitos], cap. 3, (Mountain View, California: Mayfield Publishing Co., 1990).

Story, Ronald. Guardians of the Universe [Guardiães do Universo] (New York: St. Martin's Press, 1980).

Story, Ronald. The Space-gods Revealed: a Close Look at the Theories of Erich von Däniken [Os Deuses Espaciais Revelados: um Exame Minucioso das Teorias de Erich von Däniken], 2a ed. (New York: Barnes & Noble, 1976).

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: A Mentira de Von Daniken, Eram os Deus Astronautas?
« Resposta #1 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 17:37:26 »
Por que será que todo mundo acha que os antigos eram retardados mentais, incapazes de qualquer criação cultural pouco mais elaborada que mitos religiosos? Aquelas pessoas foram seres humanos. Não há qualquer diferença anatômica ou fisiológica entre eles e nós. Posuiam, portanto, a mesma capacidade intelectual que a nossa, logo, nada os empedia de empreender grandes façanhas.

Mesmo as civilizações mais remotas nos deixaram grandes legados que, ao longo de eras, por meio do contínuo processo de acumulação do conhecimento, nos possibilitaram atingir o estágio atual de desenvolvimento cultural.

O que acontece é que o grande diferencial, e linha divisória da história humano, foi a descoberta e aplicação do pensamento científico que nos permitiu um avanço outrora inimaginável de nosso conhecimento acerca da realidade do mundo; o que se deu em um intervalo incrivelmente pequeno de tempo quando comparado com a  totalidade da história humana.

Admitir que que civilizações antigas eram incapazes de empreender construções intelectuais mais elaboradas é o mesmo que admitir a incapacidade intelectual da própria humanidade, tomada em sua totalidade. 

"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 12:03:03 »
O que eu acho engraçado(ou seria deprimente?) nos Von Danikens da vida e admiradores é que eles tem uma FÉ imensa na existência de seres sem nenhuma comprovação E nenhuma fé na capacidade criativa humana.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Artefacts.of.Chaos

• Nível 10
  • *
  • O mundo real é uma exceção!
« Resposta #3 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 15:22:22 »
é que esse argumento de que esses povos naquela época tinham a mesma capacidade intelectual que nós temos hoje  também é controversa, "é como se soubéssemos a química do vidro, mas achássemos bonito tomar água em um côco cortado ao meio", como já vi um arqueólogo dizer...  eu sei lá, sou neutro nesse tipo de assunto, mas existem pergunta abertas que parecem tão bobas mas a única resposta se acha nesses "eram os deuses astronautas" da vida, por exemplo: qual a lógica (para a época, a pau e pedra) de escrever ficção em pedras e paredes?
Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê.

Offline Artefacts.of.Chaos

• Nível 10
  • *
  • O mundo real é uma exceção!
« Resposta #4 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 15:25:42 »
q quem viu o documentário Eram os Deuses Astronautas sabe como aquilo é deprimente no sentido de que Von Daniken mostra um risco no chão e diz "vejam isso, isso pra mim é uma prova de que seres extraterrenos visitaram a Terra a milhões e milhões de anos atráz", ele mostra muita coisa intrigante mas ao mesmo tempo  50% do documentário é ele mostra do um monte de "nada" e dizendo que aquilo é uma prova de cevilizações extraterrestres...
Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 10:23:00 »
é que esse argumento de que esses povos naquela época tinham a mesma capacidade intelectual que nós temos hoje  também é controversa, "é como se soubéssemos a química do vidro, mas achássemos bonito tomar água em um côco cortado ao meio", como já vi um arqueólogo dizer...  eu sei lá, sou neutro nesse tipo de assunto, mas existem pergunta abertas que parecem tão bobas mas a única resposta se acha nesses "eram os deuses astronautas" da vida, por exemplo: qual a lógica (para a época, a pau e pedra) de escrever ficção em pedras e paredes?

Não vejo porque não teriam a mesma capacidade intelectual, poderiam não ter o mesmo conhecimento (e não tinham), mas capacidade tinham sim, porque não teriam.

A "lógica" de escrever ficção? Ué, a mesma "lógica" de quem escreve hoje me parece uma possível explicação. E tentar explicar o mundo apelando para o sobrenatural não significa que o sobrenatural (ou alienigena, como queiram) existe.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #6 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 15:01:38 »
Como todo cara acima dos 40, eu também assisti ao filme baseado no livro do Von Daniken e fiquei entusiasmado. Mas hoje em dia considero esse livro o pior (ou melhor) exemplo de manipulação grosseira de fatos em favor de teses esdrúxulas. Os "desenhos" em planícies supostamente feitos por extraterrestres são de um primarismo que chega a doer. Mas não são piores que os círculos nas plantações de hoje em dia. Mudou o Von Daniken, mas permanecem os trouxas.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 15:36:08 »
Eu ganhei do meu pai quando criança uma coleção sobre arqueologia, várias civilizações...sempre gostei muito de ler!!
Depois ganhei de alguem o livro do daniken...li e começei a achar meio estranho!!! Algumas coisas que ele contava não  era como eu tinha lido antes!!!
Dai começei a pesquisar...com a chegada da internete isso ficou facilitado!! O cara é um estelionatario, está passando um golpe em seus leitores vendendo ideias falsas!!! Mas isso é legalizado...mas ele foi preso por outro desfalque no começo de sua "carreira"...hehehe
Tenho o livro até hoje, vai ficar na minha biblioteca na parte "Ótima como ficção, estupido como livro de estudo"
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 18:05:53 »
é que esse argumento de que esses povos naquela época tinham a mesma capacidade intelectual que nós temos hoje  também é controversa, "é como se soubéssemos a química do vidro, mas achássemos bonito tomar água em um côco cortado ao meio", como já vi um arqueólogo dizer... 

O Daniken é um picareta de primeira, já li alguns livros dele e ele mistura fatos reais com todo tipo de mentira deslavada.

Sei lá..acho que na antiguidade  era possivel fazer muita coisa que  julgamos impossivel hoje porque o conhecimento se perdeu no tempo...quem arrastaria uma pedra de 10 toneladas com uma corda hoje se  podemos  usar um guincho hidráulico?

Sobre a firmação desse arqueólogo.... vidro artesanal é difícil de se produzir, então não vejo  incoerencia em que  por comodidade um cara de antiguidade que soubesse produzir vidro preferisse cortar um côco ao meio...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 18:17:41 »
Os sumerios produziam "azulejos" com um azul tão bonito que só conseguiram reproduzir recentemente o processo que eles devem ter usado...Engenhosidade, não ufos...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

APODman

• Visitante
« Resposta #10 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 21:12:34 »
O pior é que Daniken fez escola ( na realidade ele apenas aprimorou uma escola que o antecedeu mas que não era tão acentuadamente focada em extraterrestres, afinal eles ainda não estvam na moda :D ) que se tornou a linha de pensamento das correntes pseudo-cientificas ufológicas e esotéricas.

Ele ficou rico, praticamente já se aposentou, mas nos deixou um legado de pensamento popular acrítico que dificilmente será derrubado.

[ ]´s

Suyndara

• Visitante
« Resposta #11 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 12:58:02 »
Amore,

Boa idéia. Vamos fazer "terapias" lá em Alto Paraíso e ficar ricos?  :hihi:

Já tem um aeroporto para ets lá, dá pra enganar um monte de trouxas pagantes  :twisted:

APODman

• Visitante
« Resposta #12 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 13:26:36 »
Amore,

Já tem um aeroporto para ets lá, dá pra enganar um monte de trouxas pagantes  :twisted:

Vamos amore !

Troux...ops..."Seres humanos de espíritos elevados integrados a realidade quântica da Grande Fraternidade Branca universal" não vão faltar  :D

[ ]´s

Suyndara

• Visitante
« Resposta #13 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 14:55:06 »
 :histeria:

Pronto. Ficaremos ricos!  :D

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #14 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 16:03:39 »

O Von Danniken é não só um pilantra, mas parece ser um sujeito sem modos também: tive a infelicidade de ler um dos seus livros
(título:Será que eu estava errado - duuhh :) ) em que ele conta que foi convidado de honra para uma espécie de conferência sobre UFOs na Índia. Antes de falar as besteiras dele, parou para falar mal do local da conferência, da aparência dos seus anfitriões e reclamar do calor. 

Por outro lado, foi após ler "Eram os deuses astronautas" quando criança que me senti estimulado a ler a Bíblia de uma forma mais crítica, o que me levou para o caminho do ceticismo. É como se diz, é do estrume que nasce a flor :).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 16:38:37 »
Amore,

Vamos amore !

Troux...ops..."Seres humanos de espíritos elevados integrados a realidade quântica da Grande Fraternidade Branca universal" não vão faltar  :D

[ ]´s

...Ei, será que não posso fazer um bico lá...Quem sabe posso "energizar" os otarios, ops clientes com cristais!!!

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 19:01:34 »
Amore,

Vamos amore !

[ ]´s

...Ei, será que não posso fazer um bico lá...Quem sabe posso "energizar" os otarios, ops clientes com cristais!!!

Esse comentário me lembrou de uma notícia sobre uma seita americana dos anos 70.... a mulherada da seita  costumava ficar nua  sob o  luar esperando engravidar de algum extraterrestre mas quem sempre se  dava bem era o Guru da tal seita...

Se eu encontrar algo  sobre isso, postarei aqui...

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #17 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 13:55:43 »
Trecho do livro "Däniken em Julgamento" - um apanhado de perguntas e respostas colhidas em várias de suas palestras:

O senhor é ateu?

Não, não sou ateu em nenhum dos meus pensamentos, em nenhuma de minhas emoções. Você aceitará este pronunciamento como válido, se e quando chegar a admitir a minha teoria; pode ter certeza disso. Segundo esta minha tese, em alguma época remotíssima o nosso planeta recebeu a visita de extraterrestres e, mediante mutação artificial, esses cosmonautas alienígenas transformaram nossos ancestrais em seres inteligentes. No entanto, de repente surge a pergunta: Quem deu a inteligência àqueles visitantes extraterrestres? Será que eles, por sua vez, receberam, em seu planeta natal, a visita de forasteiros, provenientes do cosmo, que os tornaram inteligentes? Destarte, constituir-se-ia um estafeta que, abrangendo alguns milhões de sistemas solares e alguns bilhões de anos, poderia recuar ao tempo mais remoto do nosso passado primitivo. Contudo, tal estafeta deve alcançar o seu ponto final, ou melhor, inicial, o início da vida. E, ao chegarmos àquela estaca zero, aí então eu falo, com profundo respeito, da Criação. As religiões falam em Deus, mas todas elas se referem a um mesmo fenômeno, à força primitiva, ao mistério, ao início de tudo. Ali, justamente ali, está o lugar daquilo que, na ausência de um termo melhor, chamamos de Deus.

É lógico, no decorrer de todos esses anos de minhas buscas e pesquisas perdi a fé nas muitas pequenas deidades terrenas; porém, no inconcebível, no indescritível da criação - Deus - neste jamais perdi. Pelo contrário, para mim tornou-se maior, mais intocável e menos compreensível do que antes.

O senhor conhece Carl Sagan, o astrônomo e exobiólogo norte-americano? O que acha dele?

Não compreendo bem o por quê dessa pergunta... mas, já que foi levantada... pois bem. Não conheço Sagan pessoalmente, mas li alguns dos seus livros e o vi na TV norte-americana. Decerto, é um homem muito inteligente e de raciocínio lógico. O que não gosto nele é a sua arrogância científica. Aliás, esta impressão confere com aquilo que me foi dito por pessoas que o conhecem pessoalmente; falam dele como muito vaidoso e considerando-se bem superior aos outros, pois na sua opinião a inteligência dele ultrapassa aquela de umas mil pessoas juntas. Ademais, caso interesse a você, Carl Sagan é o autor do prefácio de um livro norte-americano anti-Daniken, que me deixou na dúvida: ou ele não leu, ou não entendeu os meus últimos livros.

Por outro lado, concordo plenamente com a convicção de Sagan, segundo a qual seres extraterrestres inventaram o vôo espacial há muito tempo.

O que o senhor acha dos OVNIs?

Lamentavelmente, ainda não avistei nenhum objeto voador não identificado. Também só tratei por alto do fenômeno dos OVNIs. Conheço a principal literatura a respeito e no meu arquivo guardo algumas centenas de dados referentes a OVNIs. Outrossim, conheço algumas pessoas - por tê-las procurado - as quais me afirmaram, seguramente, que avistaram tais objetos voadores não identificados. Acho que não se deve tachar de fantasista e muito menos de mentiroso a quem presta tais declarações. Por outro lado, não sei o que são os OVNIs; em todo caso, convencionou-se chamá-los de objetos voadores não identificados, o que acho uma definição correta. Logo, esses objetos curiosos podem ser muita coisa... balões meteorológicos; tipos novos e secretos de avião, em vôos de teste; relâmpagos esféricos; fenômenos naturais, de ordem desconhecida; ou ainda fenômenos físicos que futuramente encontrarão explicação plausível. Os que acreditam nos OVNIs juram tratar-se de objetos voadores extraterrestres. Não posso confirmar nem desmentir tal crença, porque não sei de que se trata.

Então, o senhor é contra os OVNIs?

Não, não sou contra; mas tampouco acredito nos OVNls. Enfrento a questão com certa reserva, que se traduz em uma crítica benévola, desde que me acostumei a não rejeitar como "impossível" algo para o que até o momento ainda não se encontrou explicação. A nossa realidade hodierna não pára de tornar possível aquilo que ainda ontem era considerado impossível. São muito fluidos e pouco estáveis os limites entre o impossível e o possível, entre o inimaginável e o viável. Por que, de fato, não hão de existir os OVNls? A técnica dos extraterrestres pode, e perfeitamente, superar a nossa em tantos milênios que se fizessem necessários para eles disporem de todo um parque de vários tipos de OVNls. Pessoalmente, até acho exeqüível a máquina do tempo... Entre o céu e a Terra, é sempre bom não esquecer, existem coisas que escapam à nossa vã filosofia, foi o que Shakespeare escreveu em "Hamlet".

:wink:

“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 14:14:20 »
Mais uma faceta do estelionatario...Ele então era ambiguo nas palestras, alem dos achismos tradicionais transparentes em suas obras...E essa do Seagan foi tipica de pseudo-cientista, atacar a pessoa e não o argumento...Se ele é ou não arrogante, se peida em publico ou sei lá o que não vem ao caso.
Eu sei o que li dele, o "best seller" Eram os deuses astronautas...uma sequencia de non-senses que ficaria melhor se tivesse sido apresentado como ficção, sem nenhum embasamento cientifico...

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #19 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 08:01:37 »
Mais uma faceta do estelionatario...

Essa de 'estelionatário' também é um grande equívoco - assim que puder vou colar aqui o que Däniken tem a dizer sobre isto.

Ele então era ambiguo nas palestras, alem dos achismos tradicionais transparentes em suas obras...

Já li pelo menos doze livros do suíço e não me lembro de ele dizer "acho isto - acho aquilo". Ele podia estar equivocado com algumas conclusões precipitadas, mas ao menos o fazia com convicção.

E essa do Seagan foi tipica de pseudo-cientista, atacar a pessoa e não o argumento...

Ué, e o que é que vocês estão fazendo aqui além de atacar ao Däniken em vez de refutar seus arguementos?

Se ele é ou não arrogante, se peida em publico ou sei lá o que não vem ao caso.

Se o suiço é ou não 'estelionatário' ou sei lá o quê não vem ao caso...  :)

Eu sei o que li dele, o "best seller" Eram os deuses astronautas...uma sequencia de non-senses que ficaria melhor se tivesse sido apresentado como ficção, sem nenhum embasamento cientifico...

'Eram os Deuses' foi seu primeiro livro - ele reconhece que cometeu muitos erros e que se precipitou em muitas conclusões - afinal, herrar é umano.

Mas ainda assim, suas teorias continuam a intrigar muita gente - gente sem preconceitos, obviamente.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 08:22:22 »
Sobre o estelionato, ele tem muito a dizer...uma dica: Veja o que a justiça suíça tem a dizer...Não precisa publicar aqui, já conhecemos...

Sobre o que estelionatario ou não  tem a ver com o que ele escreve....bom, uma vez desonesto....

Verdade, ele só tem achismo nas entrevistas, nos livros ele tem certeza das besteiras que fala...pegue qualquer "tese" dele e procure a explicação dos arqueologos de verdade, as fantasias altamente rentáveis dele vão cair.
Alias esse é o problema, Ele não é cientista, não conhece metodo cientifico , não os consulta, não põe suas "teorias" a prova e cria "suposições" pra vender livros...
Ele cria aquela "aura" de que os cientistas são bitolados e não querem "ver" as evidencias!!! Os cientistas não sabem tudo, ele não sabe absolutamente nada e mente a beça...Ops, exagera a beça...que nem o caso das esferas de pedra "perfeitamente" redondas com precisão de milimetros...

Pessoas "sem preconceitos" são aquelas que não seguem o metodo cientifico?? Entre elas tem os que acreditam em gnomos, fadas, etc...

Quando voce compra um carro, voce é preconceituoso e verifica as informações do auto, assim como documentos antes de comprar, ou voce tem a mente aberta e confia no que o vendedor disse, pois ele´parece que sabe o que ta falando e fala de forma atraente??

Ora...Qual o preconceito que existe em querer que uma teoria seja avaliada pelos seus pares e analizadas as "evidencias" por outros colegas antes de ser aceita??

Ah, e quando digo colega, quiz dizer arqueologos de verdade...o Benitez não vale, ele não sabe nada de historia....

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 08:24:39 »
Alias, eu li tambem o "será que eu estava errado?".... esse sim que é um tratado sobre arrogancia, disfarsado de "analise" do que ele já afirmou...

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #22 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 09:33:52 »
Sobre o estelionato, ele tem muito a dizer...uma dica: Veja o que a justiça suíça tem a dizer...Não precisa publicar aqui, já conhecemos...

Ok, mesmo assim vou ver se encontro algo a respeito.

Sobre o que estelionatario ou não  tem a ver com o que ele escreve....bom, uma vez desonesto....

Falácia. Eu posso entender muito de um assunto e ser ao mesmo tempo um 'desonesto' - isto não desvalida o meu conhecimento.

Verdade, ele só tem achismo nas entrevistas, nos livros ele tem certeza das besteiras que fala...pegue qualquer "tese" dele e procure a explicação dos arqueologos de verdade, as fantasias altamente rentáveis dele vão cair.

Podem existir muitas teorias a respeito de um mesmo tema, todas podem ser válidas, ou só algumas, mas ainda assim serão - em muitos casos - apenas opiniões sistematizadas.

Alias esse é o problema, Ele não é cientista, não conhece metodo cientifico , não os consulta, não põe suas "teorias" a prova e cria "suposições" pra vender livros...

E qual é o método científico em Arqueologia? Datação? rsrs...

Ele cria aquela "aura" de que os cientistas são bitolados e não querem "ver" as evidencias!!! Os cientistas não sabem tudo, ele não sabe absolutamente nada e mente a beça...Ops, exagera a beça...que nem o caso das esferas de pedra "perfeitamente" redondas com precisão de milimetros...

A maioria dos cientistas se apega demais às 'regras', o que os torna bitolados - e os que fogem delas são tachados de 'dissidentes'. Isto não deveria ser novidade para ninguém...

Pessoas "sem preconceitos" são aquelas que não seguem o metodo cientifico?? Entre elas tem os que acreditam em gnomos, fadas, etc...

Volto a perguntar: quais são os métodos científicos em Arqueologia? E em PaleoSETI, quais seriam?

Quando voce compra um carro, voce é preconceituoso e verifica as informações do auto, assim como documentos antes de comprar, ou voce tem a mente aberta e confia no que o vendedor disse, pois ele´parece que sabe o que ta falando e fala de forma atraente??

A Arqueologia (ou o PaleoSETI) não é uma loja de automóveis - olha a falácia...

Ora...Qual o preconceito que existe em querer que uma teoria seja avaliada pelos seus pares e analizadas as "evidencias" por outros colegas antes de ser aceita??

O preconceito está em não se aceitar uma teoria (eu disse aceitar uma teoria, não disse que a teoria deve ser aceita com a mais pura verdade) porque quem a formulou foi outrora um 'estelionatário'.

Ah, e quando digo colega, quiz dizer arqueologos de verdade...o Benitez não vale, ele não sabe nada de historia....

Arqueólogos como aqueles que 'inventaram' um ancestral humano que nunca existiu?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 10:19:50 »
Se é falacia, OK...Mas quando vou saber se ele está sendo honesto ou desonesto? Não se trata de falacia, se trata de credibilidade...por isso mesmo, para ser isento as "teorias" do sujeito deveriam ser embasadas em algum grau por especialistas, testadas por seus pares.

Ele forçou a barra, fazendo alegações exageradas ou fora de contexto em varias situações, para corroborar suas ideias. Se ele não é desonesto ele tem problemas de ordem psicologica.

E a arqueologia está sujeita sim ao metodo cientifico, arqueologia É uma ciencia!! Nem só de datação vivem os arqueologos, apesar de as varias formas de datar já alcançaram uma grande precisão...

E mesmo um arqueologo tem que publicar seus trabalhos em publicações especializadas, e se submeter a analise por seus pares...

Nada disso pratica o escritor de ficção daniken, pode conferir!

Sobre o caso do ancestral humano inventado, obrigado, eu não acharia exemplo melhor pra demonstrar a fraude de daniken: Ta aí uma exelente demonstração do metodo cientifico...o sujeito que forjou o ancestral (não me lembro o nome do achado agora, pinkelton?!) foi desmascarado, pois se sujeitava aos metodos cientificos...risco que daniken não corre, ele passa longe de arqueologos de verdade.

Na ocupação das americas havia um concenso de que essa ocupação não poderia ser anterior a 13000 anos ( Clovis), por um bom tempo, evidencias de que essa ocupação era mais antiga foram ignorados...Mas isso não durou muito tempo, hoje se aceita e se tem evidencias desta ocupação anterior....Varios cientistas testaram essa teoria e acabaram por corrigi-la. Assim funciona a ciencia da arqueologia!

Arqueologos formulam teorias e acabam encontrando evidencias que reforçam ou anulam essa teoria, ciencia funciona assim...agora para o que o daniken propõe não há uma unica evidencia, nem nunca houve.

E eu sou extremamente preconceituoso sim, em aceitar o que uma pessoa que não tem embasamento fala simplezmente porque soa muito legal, e correr atraz de informação concreta que derruba aquela pessoa.

Sou preconceituoso pois não procuro curandeiros quando estou doente, prefiro a bitolada medicina tradicional...

Vamos resumir: Se um arqueologo tem uma teoria ele a publica em uma midia especializada , essa teoria deve ser avaliada por seus pares e analisadas evidencias encontradas ao longo do tempo que possam comprová-la, modificá-la ou invalidá-la. No dia que daniken fizer isso, vou considerar suas "teorias"...Simples assim, método cientifico.

p.s.: Falacia?!? A analogia do automovel foi p/ mostrar que o ceticismo dos cientistas não é preconceito!!! Vou explicar: Pessoas de "mente aberta" , que acham arrogante a atitude de cientistas que são ceticos quanto a "teorias" querendo comprovação e não se contentando com a palavra do proponente, se tornam igualmente ceticos quando vão comprar um carro...

p.s. 2: O argumento do cientista bitolado é o preferido dos pseudo-cientistas como daniken e tantos outros, eles abusam disso em seus livros para passar a imagem de cientista dissidente, ele pode ser dissidente, mas não é cientista...Existem pessoas "bitoladas" na ciencia sim...mas suas "bitolações" não duram por causa do metodo cientifico (pesquise sobre a era Clovis na ocupação da america)...

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #24 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 10:36:14 »
Está bem, então, Marcello.

Eu estou preparando um tópico com os 50 mistérios mundiais, creio que o suiço teorizou sobre uns 90% deles - que ainda hoje continuam sendo considerados mistérios, mesmo com todo método científico.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!