E o que você me diz sobre a psicologia e pedagogia marxista de Vygotsky? Gosto das contribuições sobre pensamento e linguagem desta teoria histórico cultural e que com Luria se aprofundou mais nas pesquisas neurolingüisticas
Eu sou só um estudando ainda, Adriano. Quase não sei nada de aquisição da linguagem.
O que eu li sobre ele em Psicologia da Educação, entretanto, foi bem convincente - ele separa pensamento e comunicação em duas coisas distintas e independentes, um não necessitando do outro. E, quando esses dois conseguem interagir, surge a fala.
Numa perspectiva biológica, isso faz muitíssimo mais sentido que o órgão da linguagem de um certo... a... aaaa-Chomsky!
Afinal de contas, não é esperado que a linguagem tenha surgido numa etapa só, mas em várias. E o paradigma dele pode ser unido à hipótese que a fala surgiu originalmente como uma forma de organização da comunicação, do pensamento, ou de ambos - o que daria uma possível explicação para a origem da linguagem.
Se você for ler mais sobre ele, só uma dica... já me falaram que as versões em inglês dele são bastante editadas e censuradas. E eu mesmo já notei na biblioteca que as versões traduzidas diretamente do russo têm muito mais páginas. Então, sugiro que você dê uma olhada na tradução quando for ler, ok?
(Sem contar que dupla tradução = porquice.)
Inclusive acho que o Daniel tentou ser educado e não falar um 'não' e acabou soltando 'há controvérsias', mas Sottomaior não deve ser italiano mesmo...
Bom, tem muita vogal pra ser um sobrenome germânico... não tem cara de céltico, mas definitivamente ocidental... provavelmente, latino.
Português, improvável - por peddanthismo, escrevia-se com algumas consoantes duplas até 1900 e bolinha, mas isso só aplicava-se a sobrenomes com um significado bastante óbvio.
Considerando a leva de imigrantes no Brasil, deduzo, por eliminação, que seja italiano mesmo. É, tem jeito não, meu caro