Autor Tópico: Livro ateu para crianças causa polêmica na Alemanha  (Lida 1625 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Livro ateu para crianças causa polêmica na Alemanha
« Online: 03 de Fevereiro de 2008, 20:02:13 »
Gostei desse cara.  :ok:

Um livro ateu para crianças gerou polêmica na Alemanha e seu autor, Michael Schmidt-Salomon , foi acusado de anti-semitismo. Segundo seus críticos, o escritor fez o retrato de um rabino de uma forma que lembrou as caricaturas de judeus nos anos 30.

O governo alemão pediu à Central para Escritos Perigosos para a Juventude ( :susto:) que estude a inclusão da obra numa lista que adverte para produtos inconvenientes para jovens.

Schmidt-Salomon satirizou a acusação de anti-semitismo, ao lembrar que já foi acusado de "agente de Israel". "Faz pouco tempo a televisão iraniana me acusou de ser um agente de Israel, que com o Conselho Central dos Muçulmanos iniciei um ataque tipicamente judeu contra o Islã. Por isso, essa etiqueta de anti-semita veio bem para meu currículo. Não deve haver muitos agentes de Israel que sejam anti-semitas", afirmou o escritor, em seu site. ( :lol:)

O livro tem sido criticado também por reduzir as três religiões monoteístas as suas variações fundamentalistas. Os personagens centrais são um porquinho e um ouriço, que conversam sobre Deus, além de um rabino ultra-ortodoxo, um imã muçulmano e um bispo.

Schmidt-Salomon, presidente da Fundação Giordano Bruno, que tem como objetivo propagar o pensamento laico pela Alemanha, tem respondido a essas críticas sugerindo que a religiosidade autêntica é sempre fundamentalista.

(...)

O Ministério está convencido de que a obra, com sua ridicularização das três religiões, incita o ódio ( :'() e por isso, deve ser considerado perigosa para a juventude. Estima-se que a decisão de incluir a obra nessa lista seja anunciada no início de março.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u369438.shtml
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Livro ateu para crianças causa polêmica na Alemanha
« Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 17:50:54 »
Fiquei curioso.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 18:01:10 »
Schmidt-Salomon, presidente da Fundação Giordano Bruno, que tem como objetivo propagar o pensamento laico pela Alemanha, tem respondido a essas críticas sugerindo que a religiosidade autêntica é sempre fundamentalista.

exagero.

O Ministério está convencido de que a obra, com sua ridicularização das três religiões, incita o ódio e por isso, deve ser considerado perigosa para a juventude. Estima-se que a decisão de incluir a obra nessa lista seja anunciada no início de março.

pode até ser que incite, pois certamente não é suco de maracujá que joga no debate religioso. mas proibir talvez seja exagero. talvez. porque em se tratando de literatura infantil é saudável uma rígida observância do que se publica.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 18:36:24 »
Vamos acertar a publicação desse livro por aqui? Quem fala alemão pra poder conversar com o cara? :P
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 18:40:01 »

exagero.

Pois eu entendo que é a mais pura verdade.

Ou se professa ou não uma religião. Meio termo é sempre sinônimo de hipocrisia ou temor de ir contra a corrente.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 18:51:13 »

exagero.

Pois eu entendo que é a mais pura verdade.

Ou se professa ou não uma religião. Meio termo é sempre sinônimo de hipocrisia ou temor de ir contra a corrente.

também acho que religiosidade sem devoção é falsidade. você pode entender devoção por fundamentalismo, mas não é assim que a maior parte das pessoas entende. o conceito de fundamentalismo assumiu características adicionais, como intolerância/terrorismo e literalidade. existe religiosidade devota (ou 'verdadeira) sem essas coisas.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #6 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 19:31:11 »
Bom, eu gostaria de concordar com isso, mas... como Sua Santidade o Papa Bento XVI definiu muito bem não faz muito tempo, não se pode ser um "católico de bufê de salada [comida a quilo]"; ou seja, não dá para escolher quais pontos da doutrina se quer seguir. Ou compra o pacote todo, ou caia fora da ICAR.

Óbvio que eu discordo dessa interpretação e óbvio que eu acho que a ICAR (como de resto, todas as religiões) ganhariam muito com mais flexibilidade. Mas não se pode dizer que o Papa não é coerente... :roll:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 19:40:08 »
Bom, eu gostaria de concordar com isso, mas... como Sua Santidade o Papa Bento XVI definiu muito bem não faz muito tempo, não se pode ser um "católico de bufê de salada [comida a quilo]"; ou seja, não dá para escolher quais pontos da doutrina se quer seguir. Ou compra o pacote todo, ou caia fora da ICAR.

ocorre que sem bufê é impossível. e não é nem pela relação do conteúdo bíblico com o mundo externo mas pelas relações lógicas intra-bíblicas mesmo. a literalidade é uma ilusão; há que ter hermenêutica.
só que, no caso da religião católica, é a la carte; o papa prepara seu prato.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #8 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 19:43:16 »
Eu sei disso, você sabe disso, mas vá convencer um teólogo católico daqueles com décadas de sacerdócio e estudo...

Eu tenho vontade de estudar Teologia só para saber como eles se justificam.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 23:10:16 »
Se for assim, pensando no mal danado que o anti semitismo faz, todas as idéias ateístas então deveriam ser banidas. :|
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 23:20:04 »
Como assim?  Que relação teria o anti-semitismo com o ateísmo?

Aliás, você sabia que um dos povos com maior percentual de ateus é o judaico?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #11 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 11:33:04 »
Eu quero ler  :lol:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 12:32:28 »
Fontes?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 12:38:13 »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 13:37:09 »
Danke.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 13:44:54 »
Como assim?  Que relação teria o anti-semitismo com o ateísmo?

Nenhuma. Estou dizendo que, se os religiosos fossem banir tudo que fosse contra a sua ideologia, que eles então consideram de anti semitismo, por que de certo modo, quando a pessoa passa a pensar usando o cérebro, racionalmente, passa a ter nojo de religiões; Então todas ideologias ateístas são contra a qualquer tipo de religião... Resumindo, se todos religiosos forem pensar que banir coisas ateístas como esse livro alemão, também deveriam banir outras muitas coisas; Sangan, Danwkin, Darwin, Randi... esse fórum... heheheheheh.. e assim vai.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!